[Resenha] Loucos por Livros

Loucos por Livros 
Título Original: Book Lovers
Autor(a): Emily Henry
Editora: Verus                      Páginas: 434 
Lançamento: 2023               Romance
Tradução: Ana Rodrigues
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 

 

Loucos por livros é o novo romance de Emily Henry, autora do hit Leitura de verão. Com sua escrita leve e divertida, ela vai aquecer o coração dos leitores e mostrar um pouquinho dos bastidores do mercado editorial. E, claro, nos deixar ansiosos para descobrir o que vai acontecer com Nora e Charlie. Os livros são a vida de Nora Stephens — e ela definitivamente não é o tipo de heroína dos livros. Não é a garota impulsiva, nem a descontraída, muito menos a imagem da meiguice. Na verdade, as únicas pessoas para quem Nora pode ser considerada uma heroína são seus clientes, para os quais ela consegue contratos polpudos como agente literária, além de sua amada irmã mais nova, Libby. E é por isso que Nora concorda em passar o verão em Sunshine Falls, Carolina do Norte, quando Libby implora por uma viagem de irmãs. Secretamente, Libby espera que uma autêntica experiência no interior transforme a vida de Nora, que a irmã está convencida de que precisa se tornar a heroína de sua própria história. Mas, em vez de piqueniques no campo ou encontros inesperados com um belo médico, ou quem sabe com um barman musculoso, Nora esbarra em Charlie Lastra, um editor ranzinza que ela conhece de Nova York. Seria um daqueles encontros fofos se não fosse o fato de que eles já se viram antes — e nunca foi fofo. Se Nora sabe que não é a heroína ideal, Charlie também sabe que não é o herói de ninguém. Mas, à medida que se veem juntos repetidas vezes — em uma série de coincidências que nenhum editor que se preze permitiria —, o que eles descobrem pode acabar por deslindar as histórias cuidadosamente elaboradas que eles escreveram sobre si mesmos.

Emily Henry vem sendo bastante elogiada aqui no Brasil desde o lançamento de Leitura de Verão. No entanto, de todos os livros dela que vi, Loucos por Livros sempre foi o que chamou minha atenção. Eu estava ansiosa pelo seu lançamento e, assim que saiu, passou na frente de todos os outros que eu pretendia ler e não me arrependi. 

Nora é uma agente literária muito dedicada e bem sucedida. Ela coloca trabalho em primeiro lugar na vida, de forma a ser a rede de segurança de sua irmã caçula. 

Desde que ambas perderam a mãe, Nora assumiu para si este papel na vida de Libby e mesmo a caçula sendo casada e com filhos, Nora acredita que precisa continuar cuidando dela. 

Na vida de Nora não há espaço para romance. Seus vários relacionamentos terminaram com ela sendo deixada por uma garota menos focada no trabalho, mais doce, a mocinha do interior e blá, blá, blá. Se você colocar a vida de Nora em uma comédia romântica, ela nunca é a protagonista, é sempre a namorada chata do mocinho que é trocada por uma garota bem diferente. 

Só que Nora não é uma vilã, megera ou má pessoa. É uma mulher forte, destemida, esforçada, determinada, objetiva, que preza muito sua carreira e família. 

Eu não vejo problema nenhum em uma mulher focar em seu sucesso, em sua carreira e não querer ser mãe, esposa e a garota delicada de comédia romântica. Em resumo, não havia nada errado com ela. 

A irmã de Nora deseja que ela viva um romance fofinho e a carrega para uma cidade pequena, achando que ali pode faze-la mudar seu jeito de garota de cidade grande. O que será que aconteceu?

Sendo Nora muito parecida comigo em vários aspectos, logo me ganhou nas primeiras páginas da obra. Adorei essa personagem e seu jeito de ser. Torci muito para que não mudasse, a única exceção foi que eu queria que ela deixasse de tentar sempre agradar Libby. 

Na cidade pequena, Nora vive experiências muito interessantes e reencontra um editor de livros que não foi sua pessoas preferida em um primeiro encontro de negócios. 

Só que ela e Charlie são muito parecidos e logo uma amizade divertida começa entre os dois. Não demora para que tanta afinidade resulte em uma atração forte e é impossivel não torcer pelo casal

Eles foram um dos melhores pares românticos que encontrei em livros. Seus diálogos são incríveis, provocativos, desafiadores, bem humorados e muito divertidos. Os dois são pessoas que sabem se respeitar e em nenhum momento tentaram mudar o jeito de ser um do outro. Respeito em relacionamentos é tudo nessa vida. 

Eles não se entregam um ao outro facilmente e não há como saber se vão acabar juntos no final. O coração do leitor fica na mão.

É um romance maravilhoso, que não esbanja fofura, mas é tão pé no chão que me arrebatou. Eu me deliciei com a leitura e se Henry traz protagonistas de personalidade tão incrível em todos os livros, vai ganhar uma grande fã.

Se houve uma exceção no meu amor pela história, essa foi Libby. Não gostei da irmã de Nora de jeito nenhum! Eu tenho problemas sérios com pessoas que tentam mudar os outros, querendo que vejam o mundo e vivam a vida sob sua ótica. 

Lembram do respeito que admiro em relacionamentos? É isso aí! Libby queria mudar Nora, não aprovava suas escolhas de vida. Para mim Libby foi ingrata e egoísta. Quem gosta da personagem, me desculpe. É minha opinião.

E um ponto que destaca essa história e a faz ser ainda mais cativante, é que por Nora e Charlie trabalharem com livros, vamos encontrar inúmeras referencias ao mundo literário e livros por aqui. Inclusive a abordagem sobre a carreira deles é muito boa. 

Em suma. Loucos Por Livros se tornou o meu primeiro favorito de 2023, assim como sua protagonista uma das melhores que conheci. Eu recomendo muito para quem gosta de romance e de protagonistas de personalidade forte.  Quero agora ler as outras obras de Emily Henry.

Expectativas alcançadas e superadas. Leiam!



8 comentários:

  1. Oi, Cida! Tudo bem? Sua resenha me fez até querer dar uma segunda chance a autora. Eu li leitura de verão e não foi um livro ruim, mas eu não torci para o casal como um casal, eu gostava deles em separado por achar que eles tinham muitas questões e que tinham que resolver antes de qualquer coisa, além de ficar empacada numa traição que ocupou mais a minha mente do que as outras coisas hahaha

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei a descrição sobre o casal, principalmente por haver respeito e não ter aquele instalove que eu particularmente detesto. Mas concordo com você desde já sobre Libby: é muito chato quem tenta mudar os outros.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Recentemente li uma resenha criticando muito "Leitura de verão" e fiquei curiosa para ler outras rsrsrs.
    Legal saber sobre esse outro livro que você considerou tão bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Passando aqui de novo pra agradecer sua visita e te desejar uma ótima semana ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o primeiro que li da autora e gostei bastante. Me identifiquei demais a Nora, a Libby me estressou um pouco mas entendi o seu lado
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    estamos juntas que eu não gostei da Libby, achei ela chata em querer ficar forçando situações que a irmã não queria, eu até entendo que ela queria fazer a irmã gostar da cidade, mas não precisava querer impor coisas a ela, tipo fazer ela entrar em um encontro com outra pessoa, mesmo ela claramente estar interessada no charlie.
    Eu gostei muito desse livro da autora, dela eu gosto de loucos por livros e leitura de verão.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas a trama parece ter bons ingredientes. Já curiosa para conhecer Nora e Charlie.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu também nunca tinha lido nada da autora, até esse livro ser lançado, hehe. Em relação à trama, eu gostei bastante da Nora e também me identifiquei bastante com as decisões dela ser mais independente. Mas sinceramente, eu tenho um ranço da Libby com aquelas atitudes, de comédia romântica. Não me convenceu e por isso, a leitura não foi tão boa quanto eu esperava. Acontece, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!