Esta é a história de três amigos: uma que foi assassinada, uma que foi para a prisão e aquele que está procurando a verdade por 14 anos... Por quanto tempo você consegue guardar um terrível segredo? A garota mais popular da escola, Angela Wong, tinha apenas dezesseis anos quando desapareceu sem deixar vestígios. Até então, ninguém suspeitou que sua melhor amiga, Georgina, agora vice-presidente de uma grande empresa farmacêutica, estivesse envolvida em seu desaparecimento, exceto, Kaiser Brody, que se tornou detetive do Departamento de Polícia de Seattle e era colega das duas no ensino médio. Catorze anos depois, os restos mortais de Angela são finalmente encontrados e a verdade vem à tona: Angela foi vítima de Calvin James, primeiro amor obsessivo de Georgina. Calvin, o serial killer, havia assassinado pelo menos outras três mulheres. Durante todos esses anos, Geo sabia o que tinha acontecido com sua melhor amiga, mas guardou o segredo. Após Geo ir para a prisão, todos acharam que o caso foi solucionado. Mas o que aconteceu naquela noite é mais complexo e arrepiante do que qualquer um realmente sabe. Então, o passado alcança o presente de forma mortal, quando novos corpos começam a aparecer, mortos exatamente da mesma maneira que Angela Wong. Qual o limite de alguém disposto a enterrar seus segredos? Como uma grave mentira pode transformar uma vida? E quais são as consequências disso?
Nada Fica no Passado, de Jennifer Hillier, lançado pela Faro agora em 2023, é um excelente suspense policial, daqueles que carregam mais de um mistério até a última página.
Georgina Shaw, na adolescência, foi cúmplice do assassinato de sua melhor amiga Angela Wong. Não que ela tenha encomendado o assassinato, mas por uma série de acontecimentos, seu namorado acabou colocando fim na vida da outra jovem e Geo ajudou a ocultar o crime.
Quase duas décadas depois, Geo é uma executiva em ascensão, que vê seu mundo desabar quando a policia a prende após descobrir o crime. Um acordo surge. Se ela entregar o ex namorado que agora é um serial killer, sua pena na prisão será de apenas cinco anos e é a partir daí que embarcamos nesta história.
A trama é dividida em várias partes, que mostram o momento a condenação de Geo, seus anos na prisão, sua libertação e o presente quando novos homicídios com vitimas mulheres voltam a acontecer. Tudo leva a acreditar que há ali uma forte ligação com a protagonista. Há também muitos flashes do passado, que nos ajudam a entender como tudo teve inicio.
Por mais que Geo não seja uma mocinha bondosa e tenha até mais falhas de caráter do que qualidades, eu não consegui desgostar da personagem. Ela é uma pessoa interessante demais para ser desvendada e tem carisma, isso é inegável.
Geo é uma personagem extremamente duvidosa, desde o momento que ela foi condenada, eu tive a sensação que aquele crime envolvia mais, que de alguma forma ela tinha uma culpa que não estava sendo revelada. Admito que a maioria das minhas teorias caíram por terra e salvo um pequeno vislumbre da verdade que tive já nos momentos finais, nem de longe acertei a verdade. Eu amei isso! Adoro ser enganada.
A história tem segredos tanto no passado, quanto no presente. A autora conseguiu ir unindo as duas épocas com maestria conforme foi conduzindo a narrativa. Ter a história por vários pontos de vista também é um bônus maior, pois o leitor tem uma visão mais ampla do que está acontecendo. Ainda assim, é muito difícil adivinhar o final.
Embora eu não goste nenhum pouco de narrativas ambientadas em prisões, o tempo que a protagonista passou lá conseguiu me prender na leitura. Eu estava com receio de isso ser um empecilho na leitura, mas ledo engano. Ver a luta dela para se adaptar, dar a volta por cima e sobreviver foi uma jornada muito empolgante, pois Geo é esperta e sabe se virar. Não é uma mulher maravilha, não tem super poderes, mas é inteligente e astuta. Geo é uma mulher guerreira!
Geo pode parecer fria, mas ela até tem um coração. Podemos notar isso na forma como trata Cat, uma amiga que faz na prisão e o próprio pai.
Em muitos aspectos Geo foi uma vítima e acho que é por isso que apesar de ela não ter escrúpulos, muitas vezes eu acabei não conseguindo ter raiva dela. É uma balança que fica bem equilibrada, difícil de fazer o leitor condenar a personagem por suas atitudes.
Eu gostei bastante da história, fazia tempo que um suspense policial não me prendia assim. Não apenas o passado conseguiu garantir boa invetigação, os crimes do presente são ainda mais intrigantes. E já alerto para aqueles mais sensíveis que os crimes aqui apresenados são brutais.
Em suma, Nada Fica No Passado traz uma excelente história. Quem gosta deste tipo de gênero não pode deixar de conferir. Que a Faro traga mais obras desta autora. Adorei!
Oi Cida, tudo bom?
ResponderExcluirFaz um tempão que não leio um bom suspense da Faro...
E essa capa, tem um toque de romance pelas cores e pétalas né? Engana bem! rs
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Eu sou craque em adivinhar final de livro hehehehe será que tento com esse? Vou colocar na lista
ResponderExcluirOi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro tá me deixando super curiosa e sua resenha me trouxe ainda mais certeza de que vou gostar. Faz tempo que um thriller não me surpreende, torço pra que esse seja aquele que vai me deixar de queixo caído. Agora é só esperar uma promo na Amazon rs.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
ainda nao conhecia esse livro, fiquei bem curiosa com a sua resenha
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Oi, Cida! Tudo bem? Esse não é um genero que eu goste muito hahah mas sempre acabo ficando super curiosa com as suas resenhas e querendo spoilerzinho para saber o que aconteceu na trama.
ResponderExcluirbeijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Oie,
ResponderExcluirQue bom que curtiu o livro! Ainda não conhecia esse, mas pela sua resenha parece ser bem interessante, fiquei curiosa.
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Oi Cida,
ResponderExcluirQuanto tempo, não é?
Saudades do seu cantinho e de suas resenhas sempre tão maravilhosas! Tenho visto esse livro pela internet e estava na dúvida se seria uma boa leitura, mas após ler a sua resenha, vou apostar nele e ler, acho que vou gostar ;)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter
Faz tempo que não leio um suspense policial.
ResponderExcluirEssa sensação de entender porque a personagem faz o que faz, eu gosto muito. Afinal, todos temos a parte ruim e boa... tudo tem uma "explicação" mesmo que não se justifique...
www.vivendosentimentos.com.br
Não conhecia a obra, mas vou levar a sugestão! Obrigada!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Oi
ResponderExcluirque bom que gostou da leitura, eu já tinha lido a sinopse e ficado curiosa com a leitura, pois faz tempo que não leio um suspense e estou precisando, que bom que a autora conseguiu unir as épocas diferentes da história.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Parece ser uma leitura bem interessante, adorei.
ResponderExcluirBeijinhos
www.lendocomrenata.com
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirEu amo esse suspense policial, já vou deixar anotada a dica. Pela sua resenha a trama parece ser muito interessante.
Te espero nos meus blogs!
Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)