[Resenha] Para o Lobo

Para o Lobo
Título Original: For the Wolf (Wilderwood #1)
Autor(a): Hannah Whitten
Editora: Suma                        Páginas: 392
Lançamento: 2022                 Romance, Fantasia Dark
Tradução: Natalie Gerhardt e Helen Pandolfi
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Destinada a se sacrificar pelo reino, Red enfrentará os perigos de uma floresta mágica para proteger aqueles que ama e descobrirá verdades perigosas por trás das lendas de seu povo. Primeiro volume da duologia Wilderwood, "Para o Lobo" é uma fantasia dark que combina elementos de contos de fadas em uma narrativa envolvente e repleta de personagens inesquecíveis. O reino de Valleyda não via o nascimento de uma Segunda Filha há cem anos – até a Rainha dar à luz Redarys, ou Red, irmã mais nova de Neverah. Seu propósito de vida é um só: o sacrifício. Ao completar vinte anos, Red se entregará ao temido Lobo em Wilderwood – a floresta que faz fronteira com seu lar –, para cumprir o pacto selado há quatro séculos e garantir a segurança não só de Valleyda, mas também de todos os demais reinos. Carregando o fardo de um poder que não consegue controlar, Red sempre soube de seu destino e está quase aliviada por cumpri-lo: na floresta, ela não pode machucar aqueles que ama. No entanto, apesar do que dizem as lendas, o Lobo é apenas um homem, não um monstro. E os poderes de Red são um chamado, não uma maldição. Enquanto descobre a verdade por trás dos mitos, a Segunda Filha precisará aprender a controlar sua magia antes que as sombras tomem conta de seu mundo. "Com atmosfera densa e uma prosa perspicaz e contundente, Para o Lobo é uma jornada gloriosa pelas profundezas de florestas obscuras." – Erin Craig Aviso de conteúdo sensível: este livro contém cenas de magia com descrições de automutilação.

Para o Lobo faz parte da duologia Wilderwood, de Hannah Whitten e foi lançado no Brasil pela Suma. 

A história traz como premissa básica o pacto antigo de um povo para se proteger de criaturas perigosas, de uma floresta selvagem e tentar libertar quatro reis míticos. 

No reino de Valleyda toda segunda filha do monarca deve ser entregue para o Lobo, um ser que vive na floresta de Wilderwood e é tido como cruel e impiedoso. 

Redarys e Neverah são as filhas gêmeas da atual rainha e Red sendo a mais nova, é considerada a segunda filha e a garota que está destinada a ser sacrificada. 

Neve quer de todo coração que Red se rebele e fuja, mas a jovem tem  motivos bem fortes para desejar ser entregue ao Lobo e sumir nas profudenzas de Wilderwood. 

Red não nega seu destino, segue de cabeça erguida para encontrar o Lobo e acaba por encontrar na floresta amaldiçoada e perigosa todo um novo propósito de vida. 

Eu me surpreendi de maneira positiva com esta história que lembra A Bela e a Fera e Chapeuzinho Vermelho e me vi presa na leitura do começo ao fim. Este foi o segundo livro que li este ano de uma garota entregue como sacrifício em decorrência de um pacto e tendo uma jornada de descoberta pessoal e romance. Eu já tenho para mim que este tipo de história sempre vai ser favorita no meu coração.

No reino de Valleyda, apesar de ser bem próxima da irmã, Red nunca se sentiu pertencente ou apegada ao lugar. A falta de carinho da mãe e a iminente obrigação de ser entregue ao Lobo aos vinte um anos, nunca a deixaram de fato criar raízes e ter um objetivo de longo prazo. Red acreditava que morreria assim que encontrasse Lobo. 

Ser tão tão desapegada de tudo faz parecer que ela é conformada e até fraca, mas ledo engano. Red é uma pessoa consciente, de coração enorme e que acaba se sacrificando para proteger aquilo que considera importante. Ela é corajosa, destemida e bastante generosa. 

A entrada em Wilderwood já mostra ao leitor que ela a floresta têm uma forte conexão mágica, como também mostra o quanto Wilderwood é perigosa e quer algo de Red. A ligação de ambas vem de toda tradição que envolve as segundas filhas, mas há uma aura de mistério ao redor deste tema, que perdura por boa parte da história e nos é revelada pouco a pouco. 

Após sermos apresentados à esta realidade, a autora prepara o encontro da protagonista com o Lobo, que apesar de não ser totalmente humano, também não é um fera bestial e vil. 

Lobo é Eammon, o guardião de Wilderwood. Um jovem recluso, triste e, este sim, conformado em se deixar ser devorado pela floresta cedo ou tarde. 

O encontro dos dois jovens opera uma mudança na vida de ambos e foi maravilhoso ver um relacionamento tomar forma entre duas pessoas destinadas a serem sacrifícios, mas que não mereciam um fim tão trágico, sem alegria e felicidade. 

Red e Eammon de começo se estranham, mas logo percebem que só juntos podem controlar o mal que ameaça aquele lugar. Trabalhando lado a lado, apreendendo sobre magia antiga e velhos inimigos, sobre si mesmos, os dois se apegam, se atraem e se apaixonam. 

Amando Lobo, Red percebe que quer salvar não só Valleyda e as pessoas que a floresta ameaça, mas também aquele homem que ganhou seu coração. 

Há uma luta dos dois dentro da floresta e uma conspiração em Valleyda que se aproveita do desespero de Neverah para trazer a irmã de volta. Os dois universos colidem em certo momento da narrativa e temos assim uma história cheia de conflitos, disputas por poder, tramas mágicas, conspirações, pactos sinistros, assassinatos. seres antigos e sombrios e uma uma luta ferrenha entre bem e mal. 

Não é uma narrativa que se desenrolou com pressa. A autora construiu com calma todo um cenário, foi delineando os acontecimentos em detalhes, criou uma aura de mistério ao redor de tudo e assim foi deixando o leitor ansioso, esperando por algo grande e certamente perigoso e trágico. 

Quando ela juntou o lado de Red da história ao de Neverah, não só tivemos o conflito inteiro armado, mas também vimos que não é tão cedo que a protagonista vai encontrar paz e um final feliz. 

E veio uma ótima virada, a floresta viva de Wilderwood não é o verdadeiro inimigo que preecisavam enfrentar. 

Quem é de fato? Só lendo para saber

É uma história de fantasia densa, como forte carga emocional e um romance que ganha seu coração facilmente. Não é um amor relâmpago, Red e Eammon vão se aproximando devagar e quando de fato se entregam, é muito emocionante. 

Ainda assim, o romance de ambos não é o foco central, o que move Para o Lobo é a trama sombria de criaturas malvadas das sombras que desejam o caos e um ser que as comanda e deseja vingança. 

Eu gostei bastante da história, das lendas aqui presentes e de grande parte dos personagens em geral. Red e Eammon me cativaram e estou com altas expectativas para ler a continuação. Torço para a Suma trazer logo Para o Trono, preciso saber o que acontecerá com todo este pessoal depois do final surpreendente deste primeiro volume. 

8 comentários:

  1. Oii, Cida, esse livro parece ser bem interessante, me lembrou um que li recentemente que tinha lobos e fazia muito tempo que não lia uma história assim. Adorei a resenha!
    Feliz ano novo! Que 2023 seja incrível e cheia de ótimas leituras!

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Como você está?
    Nossa, peguei esse livro no NetGalley e quem disse que consegui lê-lo? Até agora está lá parado, o coitado, rs. Preciso dar uma chance!
    E claro que aproveito para desejar um feliz 2023 para você e sua família, que seja um ano repleto de saúde e felicidade. (em meu nome e em nome da minha mamis, ta? rs)
    grande beijo,
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Esse livro tá no meu radar, mas perdi a chance de pegar no NetGalley. :(
    Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa. Achei massa que a personagem não seja uma adolescentezinha como essas séries costumam trazer, mas sim uma jovem adulta.
    Feliz ano novo e que 2023 seja um ano incrível ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Vi esse livro na última visita que fiz a uma livraria em 2022 e fiquei com muita vontade, quando vi a resenha vim ler correndo para vê do que o livro se trata e se é bom. A premissa me lembrou "Enraizados" da Naomi Novik que li em Janeiro do ano passado e AMEI muitíssimo. Também tem qualquer coisa do conto de fadas "Rosa de Neve e Rosa Vermelha" que intriga.

    Fiquei com vontade de ler!

    E sim, Feliz Ano Novo! Que 2023 te traga coisas boas, excelentes leituras e boas resenhas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida tudo bem?
    Esse livro tem tudo que eu gosto e eu nem sabia que existiaaaaaaa sos e agora
    Agora preciso muito ler. Já vou ter que adicionar na minha wishlist socorr
    Eu amo contos de fadas e já de lembrar um pouco bela e a fera fez eu ficar como hahaha

    Feliz 2023!
    Que venham mais ótimas leituras!

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Deu para sentir realmente que a narrativa mexe com o emocional. Parece intenso. Ótima indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto de histórias que envolvam os contos de fadas de alguma forma, mas pela sinopse ele não tinha chamado muito a minha atenção, gostei de saber que tem um mistério rolando e é uma fantasia densa!

    Feliz ano novo!
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Não conhecia a autora ou o livro, mas de cara eu já gostei e vou colocar na minha wishlist! Concordo com você, esse tipo de enredo sempre cativa. Além disso, amo a bela e a fera, então acho que vou amar essa história! Quero muito saber o que acontece com os dois, na floresta.

    Feliz ano novo!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!