[Resenha] Oito Assassinatos Perfeitos

Oito Assassinatos Perfeitos
Título Original: Eight Perfect Murders
Autor(a): Peter Swanson
Editora: Jangada                 Páginas: 312 
Lançamento: 2022              Crime, Suspense 
Tradução: Therez Christina Rocque da Motta
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Na trama, um livreiro se vê envolvido em uma investigação do FBI, pois um assassino dotado de uma mente doentia e brilhante passa a seguir sua lista com os assassinatos mais engenhosos da ficção policial. Há algum tempo, antes de se tornar sócio da Livraria Old Devils, localizada em Boston – uma meca para os fãs de mistério –, o aficionado por romances policiais, Malcolm Kershaw, também conhecido como Mal, escreveu um artigo para o blog da livraria com uma lista dos assassinatos literários mais insolúveis, quase impossíveis de serem decifrados – que ele chamou de “Oito Assassinatos Perfeitos”. Para surpresa de Mal, Gwen Mulvey, uma agente do FBI, bate à sua porta em um dia de inverno em fevereiro. Ela quer sua ajuda para desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados. E Gwen não é a única que tem interesse por esse livreiro... O assassino está lá fora, observando cada um de seus passos.

Nestes dias estou muito na vibe de ler livros de suspense/policiais e Oito Assassinatos Perfeitos chamou minha atenção exatamente pelo título, pois fiquei aqui imaginando como seria a execução dos assassinatos e se eram tão perfeitos assim. Também não conhecia o autor e queria saber mais sobre sua escrita.

Malcolm Kershaw é dono da Livraria Old Devils juntamente com seu sócio Brian Murray, este último um escritor. A livraria é especializada em obras do gênero suspense/thriller/policial.

Mal não é um escritor, mas um leitor assíduo do gênero que vende e pode até mesmo ser chamado de especialista. Há algum tempo atrás, escreveu em um blog uma postagem sobre oito assassinatos perfeitos. Em seu texto ele listou obras que tinham crimes praticamente perfeitos e que ele achava os mais marcantes entre todos o que tinha encontrado nos livros que leu.

Temos Os Crimes ABC, Pacto Sinistro, A História Secreta e outros. Parecia uma lista inofensiva, apenas boas dicas para leitores, até que o FBI o procura e informa que os crimes ali listados estão sendo reproduzidos na vida real.

Eu mencionei acima que não conhecia o autor Peter Swanson e posso dizer que gostei bastante de sua escrita, quero muito ler outras obras dele sem dúvidas. Sobre a obra em questão, Oito Assassinatos Perfeitos me deixou dividida muitas vezes. É uma história muito boa, mas acredito que vai impactar de maneira diferente os leitores.

A trama é muito interessante, pois conta com uma onda de assassinatos no presente e outros no passado que nos fazem imaginar as conexões entre todos eles. Não demora para ficar claro que Mal é o elo principal e então vem a dúvida se ele foi apenas a inspiração do assassino com sua lista ou se de fato está envolvido nos crimes.

O protagonista e também nosso narrador é um personagem nada confiável, pois ele tem fascínio por obras do gênero e em alguns casos motivos para querer matar certas pessoas. É impossível não imaginar que ele tenha surtado em algum momento e resolvido levar a ficção para a realidade, mas também em muitos momentos ele é tão espectador como nós e então o julgamos inocente. Nesta hora que o vemos como espectador, muitos outros personagens surgem como potenciais culpados e até da agente do FBI que o procura eu desconfiei.

A história nos envolve fácil. Se você gosta de bancar o detetive amador vai curtir seguir as andanças desse livreiro e tentar descobrir se ele tem culpa ou não.

Um outro ponto atraente para fãs deste tipo de história são as inúmeras referências a livros do gênero, mas aqui vem uma faca de dois gumes e um dos pontos que me deixou bem dividida.

Eu amo histórias assim, são minha zona de conforto, até mais que fantasia ou romance. Adoro ver referências literárias em uma história, sempre pego dicas e acabo indo atrás dos ditos livros depois. No entanto, eu abomino spoilers e aqui eles estão sobrando.

Alguns dos livros citados eu já havia lido e não me importei de ver seus mistérios sendo revelados em Oito Assassinatos, mas outros eu não conferi ainda e não curti ver suas histórias sendo desvendadas. Então eu tive que pular estas partes da história, para evitar o spoiler. Então fica a dica se for ler, cuidado com os trechos que abordam as obras citadas. E fiquem tranquilos, dá para entender a trama ainda que você pule estas partes.

Voltando ao nosso venerável livreiro, ele um personagem interessante de observar, cheio de nuances e nada confiável. Ele vai seguindo na história nos levando por seus devaneios, por suas atitudes baseadas totalmente em emoção e outras nem tanto. De fato por mais que você o acompanhe nesta jornada, narrada toda por seu ponto de vista, não o conhece totalmente.

Eu até acertei em partes quem estava por trás dos crimes, mas não acertei cem por cento. Não posso explicar o motivo de ser em partes a minha descoberta, já que seria um grande spoiler.

Os crimes não deixaram de ser engenhosos, ainda que baseados em crimes ficcionais, na verdade a engenhosidade fica na forma como as vítimas foram escolhidas e como foram trilhando um caminho até Malcolm.

O desfecho vai ser surpresa para quem não leu muitos livros do gênero, com certeza a pessoa vai ficar espantada. No meu caso além de acertar em partes o culpado, eu já vi este final antes, inclusive se você conhecer as obras citadas na trama vai encontrar uma grande pista do que o autor reservou para o final.

Oito Assassinatos Perfeitos foi um livro que gostei e me envolvi na leitura totalmente, mas tenho minhas ressalvas no final. E como mencionei, vai impactar leitores de maneira diferentes. Os mais experientes no gênero podem se sentir como eu, já quem está começando agora a ler este tipo de obra deve apreciar bem mais. Ainda assim não deixo de recomendar. E daria um excelente filme. 




6 comentários:

  1. Oie, também me sinto super confortável em ler livros assim e gosto de spoilers, então para mim não seria problema.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e também tive uma relação de amor e ódio, pincipalmente por conta dos spoilers. Nunca tive problemas com eles, mas aqui estão num nível super exagerado e eu saí pulando os trecho que percebia ser de outros livros, para voltar para a trama central. Em relação ao desfecho, eu me surpreendi e até gostei, mas não é um livro que eu leria novamente.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Já eu sou um contrário quanto mais spoiler, mas curiosa eu fico hahahah até fico desesperada por spoiler pesquisando para ver se acho hahahaha
    Não aguento!
    Não conheço o trabalho do autor, gosto muito de descobrir as coisas, ia até ver pistas onde não tinham, me conheço bem haha

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que legal que o livro faz menção a outras obras literárias. Também não conheço este autor, então fiquei curiosa pela história.

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    gosto desse gênero só que li poucos livros, então provavelmente eu me surpreenderia eu que bom que foi uma leitura fácil e envolvente, também não conhecia esse autor.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cida.
    Eu já conheço a escrita do autor de A Desconhecida que gostei, mas tive algumas ressalvas. E já tinha visto sobre os spolers na história, mas como sou dessas que não liga, vou me aventurar assim que der porque fiquei bem curiosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!