A felicidade parecia estar batendo à porta de Rosalind Shaw naquele que deveria ser o dia mais feliz da vida dela. Abandonada no altar, sem qualquer explicação ou justificativa, a jovem mergulha numa depressão sem fim, daquelas de passar dias e dias largada à frente da TV, sem força para sair do sofá. Até que um dia seu amigo Tom propõe que ela se torne coproprietária de uma loja de livros antigos, numa cidade do interior. Ro aceita a proposta e se torna sócia de Andrew, o reservado amigo de Tom, e conhece novos amigos, capazes de mudar a vida dela para sempre. Uma história leve e divertida sobre sentimentos feridos e mal-entendidos, equívocos e perdões.
Lendo de Cabeça Para Baixo sempre me atraiu por ter uma protagonista que trabalhava em uma livraria. Eu tenho uma paixão por livros ambientados nestes locais e pensei que ia ser uma história bem água com açúcar, cheia de citações. É sim uma história doce, mas vai além da ficção. A jornada da protagonista Rosalind Shaw é bem realista e inspiradora.
Ross foi abandonada pelo Rato no altar. Sim, é assim que ela se refere ao tal noivo que pulou a janela da igreja e nem lhe deu satisfação. Abalada, em profunda depressão, contou com a família e amigos para poder sair do poço de tristeza e desilusão que afundou.
Surge então a oportunidade de recomeçar em outra cidade e com um novo trabalho. Seu amigo Tom lhe apresenta a proposta de ser sócia de uma livraria e Ross faz as malas e se arrisca nesta nova empreitada. Ela precisa de novos ares.
Ainda não sendo a antiga Ross, ela começa a trabalhar na livraria e faz novos amigos. Joan, George e Andrew são pessoas simples, de coração gentil e a acolhem de bom grado. Todos eles têm seus dilemas na vida, sejam eles ou não do coração. Ali acaba sendo um porto seguro para Ross, um novo lar.
A interação destes personagens é ótima e a autora dá espaço para os dramas deles e os de Ross. Achei o máximo este espaço, este desenvolvimento permitido aos personagens secundários. Enriqueceu mais a trama e me fez ser mais cativada.
Joan é a doidinha da turma. Uma senhora falante, excêntrica e com um namorado que combina bem com ela em todos os sentidos. São a alegria de qualquer festa. George, assim como Ross, vai ter uma desilusão amorosa e vai precisar recomeçar e Andrew é o sócio bonitão e quieto, que esconde em seu coração um grande amor.
E tem a Ross é claro, que luta para esquecer o Rato e neste meio tempo paga muitos micos e conhece um vizinho bonitão que testemunha todas os seus maiores vexames.
E não apenas eles ajudam Ross, acredito que ela acabou os apoiando ainda mais, pois fez de tudo para tornar essas pessoas felizes, mesmo enquanto buscava sua felicidade. Amizade maravilhosa, que supera até o romance da obra.
No entanto, não pensem que tudo é comédia, há sim boas cenas divertidas, mas há mais na trama do que isso. Há a jornada de uma mulher madura, que gosta de si e quer muito se reerguer. Ross chafurda em lágrimas de começo, mas desperta para a vida e começa a lutar por si. Ela é tão lutadora, tão guerreira e tem uma personalidade forte. Adorei ver quem ninguém manipulava esta garota e ela fazia as coisas quando via que estava pronta.
Ela narra sua jornada com graça e leveza e zomba de si com extremo bom humor. A onda de pensamentos delas é fervura pura e o pessoal quase não acompanhava. Muitas vezes isso lhe rendeu mais confusão, mas tenho certeza que isso foi parte do charme que conquistou um certo alguém.
Falando neste certo alguém, eu não vou negar que de começo eu torci para que o par dela fosse outra pessoa. Eu sinceramente gostei mais deste outro personagem masculino, mas a autora já tinha reservado para ele outro interesse romântico. E vou afirmar que ele merecia até um livro próprio, a história iria causar grandes emoções.
Ainda assim, o par de Ross combina com ela e a aceita do jeito que ela é. E olha que ela vai causar muitas cenas de vergonha alheia na história que poderia assustar um homem mais fraco, mas ainda bem que não foi o caso. E ela acha alguém bem bacana.
Se você ficou querendo saber sobre o desfecho com o Rato, eu não teria a bondade dela de perdoar tão fácil, mas sendo sensata e não tendo sido eu a abandonada no altar, posso dizer que ele também foi pego de surpresa e não era de todo culpado.
Lendo de Cabeça Para Baixo é um livro que daria um ótimo filme. Uma história bem dosada com uma pequena pitada de drama, muito amor de família, muita amizade, personagens cativantes, uma protagonista inspiradora e romance de deixar o coração quentinho. É sobre amor, perdão e saber recomeçar. Recomendo!
Tô tão feliz de ver essa resenha aqui!
ResponderExcluirEste é um dos meus livros preferidos ♥ No começo também torci para ela ficar com outra pessoa hahahaha
Os Delírios Literários de Lex
Olá, Cida.
ResponderExcluirEu li esse livro na época que a editora disponibilizou o e-book grátis e confesso que não lembro muito da história não. Só lembro que gostei bastante hehe.
Prefácio
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirGostei do fato da autora da espaço para os personagens secundários, acredito que suas histórias devem enriquecer ainda mais a trama. Ainda não conhecia o livro, mas já fiquei animada para acompanhar a jornada de recomeço de Ross. Dica anotada!!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Mulher, realmente daria um otimo filme!
ResponderExcluirAdorei a premissa, já quero ler!
Beijinhos
Tati
https://www.conclusoesliterarias.com.br/
Oi, Cida! Tudo bem?
ResponderExcluirÉ muito bom quando tem um toque de realismo né? A gente consegue se identificar com certas situações que ocorrem no livro. Gosto muito de histórias sobre recomeços porque já tive alguns. Agora eu quero muito ler esse livro e vou colocar na minha listinha.
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAmo esse livro e indico sempre que posso! ♥
Entendo sua opinião sobre o par romântico! Mas gostei tanto de com quem ele fica, que achei que fez muito sentido. Eu adoraria ler um livro sobre os dois.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oie, imagino facilmente que o filme seria incrível, e adorei saber sua opinião.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi Cida.
ResponderExcluirEu já tinha visto o livro pelas redes sociais, mas ainda não tinha parado para ler sinopse ou saber mais sobre ele. Gostei muito da premissa e sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer a jornada da Rosalind.
Bjus
Oi Cida,
ResponderExcluirEu tenho esse livro desde que ele ficou gratuito no início da pandemia e ainda não o li! kkkkk Acho que faz muito meu estilo, tenho altas expectativas!!!!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Eu olhei essa capa e ela não me pareceu estranha. Fui olhar aqui e vi que realmente eu tenho esse livro. Mas acredita que ainda não li?!
ResponderExcluirOlha, me conhecendo, tenho certeza de que tb vou shippar errado, kkkkk. Tô curiosa pra saber quem será o par dela e como ela vai superar essa fase. Ah, e eu tb adoro livros que envolvam livros, hehehe!
=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl
Menina, sabe que baixei esse livro quando estava gratuito, mas nunca li? O coitado está intocado no kindle até hoje, coitado... rs Mas fico feliz em saber que a leitura fluiu bem com você. Acho que vou até dar uma chance a ele agora, que estou lendo um livro mais pesado, para alternar.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oiii Cida
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, mas adorei a resenha!
Obrigada por compartilhar sua experiência.
Beijos
http://brenshelf.blogspot.com