Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante inverno. Mas, no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, Eragon percebe que está diante delegado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pela tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Ao jovem Eragon fui dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragão. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar - ou destruir - o mundo em que vive.
Eragon, de Christopher Paolini, é o primeiro volume da série Ciclo da Herança publicada no Brasil pela Editora Rocco. Eu tinha visto o filme baseado na série e era todo o meu conhecimento sobre a história. Ler o original sempre foi um desejo, afinal sabemos que a obra escrita sempre é mais rica em detalhes.
Eragon é um garoto órfão, criado pelo tio em uma pequena cidade do interior de seu país. Ele vive pelas redondezas caçando e levando uma vida pacata. Em uma de suas excursões pelas florestas da região, encontra uma pedra grande a azulada que ele acredita ser de grande valor.
O jovem tenta trocar a mesma por carne para a refeição, mas sem sucesso, pois o local onde ele a encontrou é visto como abominável por certas pessoas. Eragon guarda a pedra e dias mais tarde é surpreendido ao saber que é na verdade um ovo de dragão. Nasce então aquela que vamos conhecer maios tarde como Shaphira.
Naquela região, houve uma época que homens montavam dragões e lutavam por justiça. Os Cavaleiros eram venerados e temidos em igual medida, mas eram pessoas do bem. No entanto, a sede de poder e ganância corrompeu este grupo. A era de ouro dos dragões foi extinta e aqueles que surgirem novamente, vão ser alvo de grande cobiça, em especial se tiverem um Cavaleiro ao seu lado.
E assim a vida pacata de Eragon vira um caos. Ele se vê perseguido por ter Saphira, perde pessoas queridas e se vê no meio de uma disputa politica acirrada entre o rei e outros grupos que lutam contra a tirania e maldade do soberano.
A história é sobre um mundo onde dragões são símbolos de poder e a magia ainda faz parte da vida diária. A história não tem um ritmo super acelerado, mas também não tem um ritmo lento. O autor dosa bem estes dois aspectos e vai nos apresentando este universo de fantasia em detalhes, enquanto coloca seu protagonista em desenvolvimento constante durante vários desafios.
Eragon é muito jovem e como tal tem uma teimosia intrínseca em si, uma fé que já sabe tudo da vida. De começo ela não quer muitos conselhos sobre ser um Cavaleiro, mas com o tempo percebe que precisa aprender muito para se vingar por certas perdas e também para sobreviver.
A mitologia de dragões e Cavaleiros é fascinante e muito bem explicada. Eu adorei saber mais sobre esta parceria inusitada de homens e grandes feras, imagino que há muito ainda para ser explorado sobre este tema nos próximos volumes. Acredito que o poder que Eragon e Saphira tenham juntos ainda não tenha sido mostrado em todo seu potencial.
A ligação dos dois é muito bonita e foi o que mais adorei. Ela é amiga de Eragon, fala com ele o necessário e cuida dele como muito carinho. Saphira sabe ser dura quando precisa, mas dá para ver que ama o garoto demais.
Os dois fazem muitos aliados em sua jornada, mas não podem confiar totalmente em ninguém, já que no fundo todos querem os dois como uma arma para ganhar algo. A guerra travada nesta trama é antiga, parece adormecida no começo da história, mas nos momentos finais prova estar a pleno vapor.
Até mais da metade da obra, embora Eragon enfrente muitos perigos e viaje por muitos lugares, não há um grande conflito. Contudo, quando estamos mais ou menos em oitenta por cento do livro, um grande combate acontece e não sabemos se o resultado final vai ser bom ou ruim para este jovem herói. É bem emocionante e o desfecho deixa aquele gostinho de quero mais para o que vai ser mostrado nos próximos volumes.
Eu gostei da leitura, fiquei encantada com este mundo de dragões guerreiros e inteligentes. Eles têm um raciocínio tão acurado como o nosso e são criaturas intrigantes.
Se você curte histórias de fantasia com muita intriga, magia, seres diferentes, alianças improváveis e muito perigos vai gostar de mergulhar nesta jornada. Não deixem de conferir.
Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Lembro até que cheguei a baixar a versão digital, mas não lembro que fim levou o arquivo, pois não encontro mais. Vou até procurar no KU, para ver se tem disponível.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirAi, que nostalgia! Essa série era uma das minhas favoritas na adolescência, amava o Eragon e a Saphira e a dinâmica entre os dois! Maior saudade.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá, Cida.
ResponderExcluirO filme de Eragon foi uma das piores adaptações já feitas. Acho que fica lado a lado com Percy Jackson. Quando li os livros só tinha três publicados e até agora não li o quarto e ultimo livro. Mas faz tanto tempo que li que preciso reler para ler ele.
Prefácio
Sempre vejo essa capa e, apesar de ser um livro publicado há tanto tempo, sempre surgem novos leitores né? Eu mesma fiquei curiosa de ler conhecendo melhor agora a história!
ResponderExcluirOs Delírios Literários de Lex
De Eragon só conheço o filme mesmo. Eu cheguei a ter toda a série mas acabei perdendo o interesse e passando pra frente
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oi Cida, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirSaudades de vir aqui. Essa série já está na minha lista, pois adoro dragões. Eu só consegui comprar até hoje dois livros, queria ter todos para começar a ler. Você me deu até saudades agora, nem lembro quando foi a última vez que li uma fantasia com dragões. E essa parte da trama em que não podemos confiar em ninguém, que há interesses em se aproveitar do dragão e dele, me deixou bem animada. Não vejo a hora de ler.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/