Em A cidade dos fantasmas, uma fantasia young adult de Victoria Schwab, conheça a história de Cassidy Blake. Seus pais são os conhecidos Espectores, uma famosa dupla de caça-fantasmas. No entanto, em segredo, quem realmente consegue ver – e se comunicar – com os espíritos é a própria Cass. Cassidy Blake vive uma rotina simples e tranquila com seus pais no subúrbio. Sua vida é perfeitamente normal – exceto pelo fato de ela conseguir se mover, através do Véu, entre o mundo dos vivos e o do mortos e por ter como melhor amigo Jacob, um fantasma. Quando seus pais são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo, seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Em pouco tempo, estão todos – Cassidy, seus pais, seu melhor amigo fantasma e Ceifador, seu gato – em direção à superassombrada Edimburgo, na Escócia, a primeira parada do roteiro do programa... e situações fora do comum começam a acontecer. Na Escócia, Cass se vê cercada, para onde quer que olhe, por fantasmas de todos os tipos, e, é claro, nem todos são gentis e amigáveis. Em meio às incertezas sobre como deve usar seu dom, Cassidy e Jacob se deparam com a Rapina Rubra, um espírito maligno e lendário que surge a cada inverno para assombrar a população local – principalmente as crianças. Cruzando a cidade e passando pelos pontos turísticos mais célebres da região – do cemitério Greyfriars ao bar The White Hart Inn, do Beco de Mary King ao castelo de Edimburgo –, Cassidy e Jacob conhecem a fundo as fábulas, mitos e segredos da cidade, e precisam confrontar a história sangrenta e sobrenatural da capital escocesa. Ainda que em meio a uma empreitada de muitas reviravoltas, os poderes de Cassidy – além de sua bravura e coragem – a levarão a uma batalha épica e, para salvar a si mesma e aos que ama, ela precisará de um impulso e determinação finais, que se estendam tanto pelo enérgico mundo dos vivos quanto pelo sombrio mundo dos mortos.
A Cidade dos Fantasmas, de Victoria Schwab, foi um dos livros mais legais que li nos últimos dias. Este primeiro volume da série Cassidy Blake, conseguiu me empolgar do começo ao fim.
Cassidy Blake é a protagonista da história. Ela é uma garota que passou por uma experiência de quase morte e após “voltar”, passou a ver fantasmas. Não apenas ver, mas também cruzar o véu que separa nosso mundo do deles. Inclusive devido a este poder, ela até arranja um melhor amigo fantasma, um rapaz de nome Jacob.
No começo da história ela está na escola, fazendo viagens pelo véu com Jacob e tudo indica que a história vai se passar em um ambiente estudantil nos EUA. No entanto, logo percebemos que Schwab pretende alçar vôos mais altos e nos levar para a Escócia com Cassidy, explorando cidades antigas, castelos, catacumbas e vários outros locais infestados de assombrações.
A história em si é simples, sobre uma adolescente que está enrolada até a alma, neste ponto literalmente, com fantasmas. E ainda assim prende fácil. Eu gosto desta premissa sobrenatural, de histórias de fantasmas e de tudo que Schwab escreve, foi a fórmula certeira para eu dar nota máxima ao livro.
Até achei que a mudança de cenário não ia dar certo, mas ledo engano, não poderia ter sido melhor. Cassidy deixa os EUA e segue para a Escócia acompanhando os pais que vão gravar um programa sobre assombrações. O engraçado é que eles não conseguem ver como ela e nem sabem do que a filha é capaz. Enquanto eles imaginam um mundo de criaturas sobrenaturais, ela está neste mundo vivendo altas aventuras.
E que aventuras! Cassidy encontra fantasmas perigosos, que querem tirar algo dela e fica em uma situação na qual pode ficar presa atrás do véu e nunca mais voltar. Ela vai contar com a ajuda de Jacob para se safar e de Lara, uma garota como ela, que lhe explica como ser uma Caçadora de Fantasmas.
A ambientação em locais antigos é ótima, além de sombria. Não nego que senti calafrios com certos locais visitados pela protagonista, com o tipo de fantasma que ela viu lá e como eles “viviam”. Foi bem realista em diversos momentos e amei como a autora me fez sentir na pele certos calafrios.
Cassidy é uma boa protagonista, aventureira, destemida e sem nenhuma noção de perigo. A ligação dela com Jacob é bem legal, pena não dar para shippar.
Se tenho uma ressalva é sobre Jacob, eu gostaria que ele tivesse ficado em maior destaque, que sua história tivesse sido melhor explorada e ele não tivesse ficado em um segundo plano. Espero que na sequencia ele tenha mais espaço.
Por falar em uma continuação, não sei quando teremos em mãos aqui no Brasil Tunnel of Bones e Bridge of Souls , mas este volume inicial fecha bem e poderia ter terminado a saga de Cassidy Blake por aqui de maneira satisfatória. É claro que não reclamo de ter mais por vir, afinal eu amei a história.
Victoria Schwab continua arrasando na criação de mundos diversos, de realidades paralelas e duplas de personagens incríveis. Super recomendo! Que venha mais de Cassie, Jacob e do gato Ceifador.
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas gostei do fato da protagonista encarar várias aventuras . Dica anotada!!
*bye*
Marla
http://loucaporromances.blogspot.com/
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirEu confio na Schwab pra TUDO, essa mulher pode publicar a lista de compras dela e estarei lá adquirindo pra ler. Eita mente maravilhosa pra criar histórias, como eu amo!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi Cida, Victoria é aquela que me faz voltar para as fantasias!! Amo o universo criado por ela!! Já tenho boas expectativas!!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Hello dear! I hope you are fine!
ResponderExcluirGreat post. Very inspiring and interesting. Great review. Unfortunately, I don't know this book, but I'd love to read it :)
Greetings from Poland!
Eu amo a Victoria, mas esse livro não me chamou muita atenção. Não ando muito na vibe de livros infanto-juvenis, apesar que esse promete grandes aventuras mesmo.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Olá, Cida.
ResponderExcluirEu comprei esse livro no mês passado porque amo a autora. Mas só vi que era o primeiro depois que chegou aqui. Dai decidi ler só quando publicar todos. Mas com você falando que dava para terminar nesse acho que vou ler então.
Prefácio
Oie, esse livro está na minha lista de próximas leituras. Adoro a escrita da autora e espero muito que os próximos sejam lançados o quanto antes.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Olá,
ResponderExcluirConfesso que fantasmas e histórias sobrenaturais não me atraem, mas gostei da ambientação do livro e me pareceu que a autora foi mesmo bastante criativa ao escrever esse livro.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Eu não conhecia esse livro ainda, mas já curti a premissa e amei saber que ela vai parar nos castelos escoceses. Eu amo esse mundo mais medieval e, tem lugar melhor para se aventurar com esse tema do quem em castelos antigos? haha
ResponderExcluirAmei a ideia da autora e espero que os outros volumes sejam lançados por aqui também.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Cida,
ResponderExcluirEu não gostei tanto do livro da Schwab que li, preciso dar mais uma chance a autora, acho que (para mim) falta um pouco de romance nas obras dela... Mas como estou entrando aos poucos na fantasia, quero ler essa série sim!
beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Cida!
ResponderExcluirSua resenha me fez querer demais esse livro. Já está na lista de desejos.
Acho que eu vou curtir essa vibe de fantasmas e aventura. Sei que não é a mesma coisa, mas sou orfã de Gravity Falls, então um livro com aventuras misteriosas vai me cair bem.
Boas leituras,
Apesar do Caos (blog) | Skoob | Twitter
Karen Gabrieli
Olá,
ResponderExcluirEu só li um livro da autora até hoje, tenho muita vontade de explorar outros universos dela. Parecem todos incríveis.
E já curti esse porque adoro histórias de gente que vê gente morta/fantasmas haha me deixou muito curiosa!
até mais,
Canto Cultzíneo