[Resenha] Por Trás de Seus Olhos

Por Trás de Seus Olhos
Título Original: Behind Her Eyes
Autor(a): Sarah Pinborough    
Editora: Intrínseca               Páginas: 352 
Lançamento: 2017               ISBN: 9788551002209
Tradução: Alexandre Raposo
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Não confie neste livro. Não confie nestas pessoas. Não confie em você. Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém. Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado. Em Por trás de seus olhos, best-seller do Sunday Times e do The New York Times, Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros.

Quando este livro foi lançado, eu vi muitos comentários sobre ter um bom suspense e um final de derrubar qualquer leitor. Na época tive muita vontade de ler, adquiri o e-book mas acabou ficando estacionado no Kindle. Este ano a obra voltou a ser bastante mencionada devido a Netflix lançar um seriado baseado nela, assim acabei entrando numa leitura coletiva e finalmente conferindo esta história que é tensa do começo ao fim.

A trama apresenta três personagens centrais. Adele, David e Louise. Os dois primeiros são casados a a terceira entrou de penetra nesta relação. Virou tanto amante do cara, quanto melhor amiga da mulher dele. Todos são difíceis de gostar, mas bem fáceis de odiar. Primeiro que abomino traição e segundo abomino pessoas que se deixam manipular. Além disso caráter aqui falta. Então imaginem como os três são capazes de tirar qualquer um do sério.

Louise é uma dona de casa separada, que cria o filho sozinha e trabalha em uma clínica. Desde o fim do casamento não sentiu ânimo para um novo romance, mas em uma noite que resolve sair para beber algo, conhece um cara interessante em um bar e fica contente por encontrar alguém que mexa com ela. No entanto a alegria dura pouco, ele é David, seu novo chefe.

Ela tenta evitar um envolvimento maior, mas acaba cedendo e se não bastasse isso, conhece a esposa dele, Adele, e ambas se tornam amigas. É a cara de um triângulo amoroso dos mais perigosos, em especial por você perceber que os três personagens têm muitos segredos e mentem bastante.

O que seria apenas uma história de traição e de duas mulheres disputando o mesmo homem, envereda por uma trama onde há segredos do passado que envolvem dinheiro, mortes e desaparecimentos.

David e Adele são um casal sinistro. A relação deles é estranha, há algo que prende um ao outro e não é amor. Não sabemos se ele tem medo dela ou ela dele, se o passado esconde apenas acidentes ou assassinatos cometidos pelo casal. Não tem como definir. O que vamos vendo é Louise no meio dos dois sendo manipulada, se envolvendo mais e mais neste casamento doentio e acabando por investigar os segredos da dupla.

As relações são muito suspeitas e a gente não sabe a verdadeira intenção de cada um deles com o outro. Admito que em 99,9% do tempo eu vi Adele como uma psicopata, que cedo ou tarde ia matar o marido e a amante. Ledo engano ser algo tão simples assim, a história dá muitas voltas e reviravoltas e nada é simples. A tensão psicológica dá o tom do clima da história e mil teorias vão se formando em nossa mente.

Li em conjunto com outras meninas e praticamente todos os dias surtamos com as mil possibilidades que foram surgindo. Nós pensamos em muitas coisas e o que chamou mais atenção era a questão de determinar quem era vilão aqui e como Adele sabia tudo, tudo mesmo, que o marido fazia.

Eu passei longe de acertar e o final do livro me derrubou totalmente. Eu jamais imaginei aquele desfecho para os três, nem mesmo quem seria a pessoa que mais armou nesta história inteira e fez de todos os outros marionetes. Foi algo insano e inesperado. Além disso mudou totalmente minha forma de ver os personagens. Um deles até mesmo de redimiu totalmente aos meus olhos, senti pena dele e outro personagem que achei ser a pessoa mais inteligente, não era nada disso.

A história é muito envolvente, deixa a gente muito angustiado por respostas e sabe confundir. É realmente muito bem elaborada a trama, mas não nego que a explicação para o que fez tudo aquilo acontecer não tenha sido a mais convincente para mim. Eu gostei da surpresa, mas eu não aceitei muito bem algo que os personagens faziam. Na verdade não é que não aceitei, achei muito fantasioso e não consigo acreditar em algo daquele tipo. Eu gostaria que tivesse sido mais realista, mais pé no chão e foi por isso que mesmo tendo sido uma leitura que mexeu comigo, eu acabei não dando uma nota máxima no final.

Eu não pretendo assistir o seriado, esse é o tipo de história que me prende por querer saber a verdade e, como já sei, não terá mais graça rever tudo agora na tela. Aos que vão assistir ou ler, espero que se surpreendam. 

Antes de finalizar, gostaria de mencionar que é uma delícia participar de leituras coletivas. Este ano estou em vários grupos e adorando compartilhar ideias e surtos. Quem aí curte ler assim? Se tiver indicação de LCS me avisem. 

Sarah Pinborough é autora da Saga Encantadas

17 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para entender melhor a trama e o trio protagonista. Acho que vou dar uma olhada na série e ver o que eu acho.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?

    Fiquei sabendo desse livro, por conta da adaptação na Netflix. Achei a premissa interessante, principalmente porque aparentemente os personagens são bem construídos. Mas o fato do final ser pouco convincente me desanimou um pouco.

    Acho que vou conferir a adaptação primeiro e se a história me conquistar, dou uma chance para o livro.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi muitos elogios e, por mais que não seja meu estilo de leitura, estou pensando em dar uma chance. Tenho medo de me decepcionar haha, e as chances de ver a adaptação são bem poucas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Vi essa série ontem e achei bem interessante, mas não imaginava que iria se enveredar por viagem astral, pois estava imaginando algo parecido com Garota Exemplar, mas acabei gostando e foi uma grata surpresa ;)
    Agora vou ler o livro, pois uma amiga me falou que tem algumas diferenças
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oieeee!
    Chocada que a autora da Saga Encantadas seja autora desse livro tão diferente dos outros.
    Eu li Encantadas e sei que não é contos de fadas fofinho, mas mesmo assim.
    Estou vendo MUITA gente falar desse livro - e agora série - e fiquei muito curiosa, principalmente por dizerem ser muito cheio de reviravoltas e com final inimaginável.
    JÁ QUERO!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o livro, mas assisti a série, que creio eu, seja uma adaptação quase perfeita do livro, não deixando grandes acontecimentos de fora. Concordo com você, todos os personagens são dignos de ódio, Adele é estranha, mas nada justifica uma traição e pra mim Louise era uma bela de uma sonsiane. E faço minhas as suas palavras sobre o final, eu gostei e fiquei surpresa, mas ele não é convincente. Na verdade, eu amo suspenses e thrillers por que geralmente eles partem da lógica e conseguem ser inteligentes, mas Por Trás dos Seus Olhos parte de algo sobrenatural, foi um subterfugio bem fraco da autora.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Eu vi tanta gente falando da série que fiquei morrendo de vontade de ler o livro. E aproveitei que estava menos de dez reais na Amazon. Vou ver se consigo encaixar ele ainda esse mês porque estou aqui morta de curiosidade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oie!!

    Adquiri o e-book e começo a ler hoje! Me interessei depois que vi seria lançado a série e este ano vou me dedicar as adaptações, mas gostei muuito da história!
    Que bom que te surpreendeu, fiquei mais ansiosa!!

    Beeijos!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    É exatamente esse o problema, todos comentam sobre esse final bombástico, mas você é a segunda pessoa que conheço que também não se convenceu sobre ele. Estou com uma dúvida muito grande. Acho que só lendo mesmo para descobrir minha reação. Mas adorei sua resenha!

    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,

    O pessoal anda falando bem da série. Eu confesso que nem sabia que tinha livro, mas parece ser uma leitura tensa e interessante, mas não chamou atenção a ponto de ler. Eu prefiro assistir a série no momento.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei demais desse livro, mesmo tendo tomado spoiler. Na verdade o spoiler que tomei que me fez querer ler, mas aquele final eu realmente não esperava
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida

    Morria sem saber que é a mesma autora da saga Encantadas! Hahaha
    Eu me arrependi muito de não ter lido o livro antes de assistir a série. Não me incomodei com a parte menos racional, sempre digo que há mais mistérios entre o céu e a Terra do que desconfia nossa vã filosofia. Hahahha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, tudo bem?
    Concordo que o mistério seja muito instigante, mas achei a leitura um pouco cansativa. Ver "Adele" tramando e depois a Louise toda burra tentando entender as atitudes me incomodou muuuito. E também não curti a aura sobrenatural do final. Nesses dois sentidos a série me ganhou, gostei mais da adaptação!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Menina, eu comecei a ler a sinopse e já chamou a minha atenção de cara, ao pedir pra não confiar no livro nem em ninguém. Daí conforme fui lendo, pensei: parece até a trama da nova série da Netflix. Eu sabia que a série era baseada num livro, mas não sabia qual, então desconfiei que poderia ser esse - o que foi confirmado quando li sua resenha. O livro eu não tenho, mas a série já está na minha lista. Estou pensando em começar hoje mesmo, porque estou curiosa pra saber que final é esse que está todo mundo falando, tanto do livro, quanto da série, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Conheci esse livro na Bienal e, apesar dos elogios, não me fez querer correr para ler, e com o tempo acabou esquecido. Com a adaptação, tenho lido muitas resenhas dele, e são sempre elogiando bastante, principalmente o final, e isso tem me instigado bastante, além de me deixar super curiosa sobre o final.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Literalmente todo mundo está falando desse livro, acho que justamente por ter lançado a série, mas ainda não comprei pra conferir todo esse surto. Acho que em breve vem aí!
    Que legal que você descobriu curtir leituras coletivas <3
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!