[Resenha] Cordialmente Cruel

Cordialmente Cruel
Título Original: Truly Devious (Truly Devious #1)
Autor(a): Maureen Johnson   
Editora: Harper Collins         Páginas: 320 
Lançamento: 2019               ISBN: 9788595084490
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

O Instituto Ellingham é um famoso colégio privado em Vermont. Fundado por Albert Ellingham, um magnata do início do século XX, é um local maravilhoso, repleto de charadas, caminhos mirabolantes e jardins. “Um lugar”, nas palavras de seu criador, “onde aprender é um jogo.” Porém, em 1936, logo após a abertura da escola, a esposa e a filha de Ellingham são sequestradas. A única pista digna de ser seguida é uma debochada carta listando métodos para cometer um assassinato, assinada com o pseudônimo “Cordialmente, Cruel”. A polícia não consegue resolver o crime, que se torna um dos grandes enigmas da história dos Estados Unidos. Algo como aquilo jamais poderia acontecer novamente, é claro. Anos depois, Stevie Bell, aluna e detetive amadora, está pronta para começar seu primeiro ano no Instituto Ellingham, e tem um plano ambicioso: solucionar esse antigo caso. Isto é, depois de lidar com sua exigente vida escolar, seus deveres de casa e seus excêntricos colegas de classe. Mas algo estranho acontece. Cordialmente Cruel faz um retorno surpresa e a morte revisita a escola. O passado ressurge das cinzas. Alguém que se safou de um assassinato ainda está vivo. Será que Stevie e seus amigos vão conseguir desvendar a identidade do dono da assinatura? Primeiro livro de uma trilogia, Cordialmente Cruel mostra todo o talento e o amor que a escritora Maureen Johnson tem pela literatura policial, mas sem esquecer do seu público fiel, o que torna este livro uma obra rara, que mistura dois gêneros de maneira inesquecível.

Cordialmente Cruel, de Maureen Johnson, foi lançado no Brasil pela Harper Collins em 2019 e desde então eu estava curiosa para ler esta obra de uma autora que me ganhou totalmente com a série Sombras de Londres.

Maureen repete em Cordialmente Cruel a receita de mistério e de uma jovem protagonista em busca de respostas, mas diferente da outra história dela que li, com um forte toque sobrenatural, esta aqui traz acontecimentos totalmente executados por humanos e não forças desconhecidas.

A história se passa no Instituto Ellingham, uma escola fundada por um magnata em meados dos anos 30. Albert Ellingham procurava reunir ali os jovens mais prodigiosos que encontrava, dando-lhes gratuitamente uma educação de primeira, excêntrica e livre para que desenvolvessem seus talentos precoces.

No entanto, a boa ação de Ellingham parece não ter sido reconhecida. Numa tarde que parecia como qualquer outra, uma das alunas é assassinada e a esposa e filha deles sequestradas. Uma carta com um verso sinistro surge, assinada por Cordialmente Cruel. Albert segue todas as instruções dos sequestradores, mas não recupera a família. Os culpados jamais são encontrados e o magnata amarga seu fim sem saber se a filha um dia voltaria para casa viva.

Anos mais tarde o Instituto Ellingham continua seguindo como idealizado por seu fundador e o mistério que envolveu o local permanece sem solução. No entanto, a nova turma de alunos trás Stevie Bell, uma jovem que adora estudar crimes e sonha em desvendá-los. Ela só quis estudar ali para desvendar o mistério Ellingham. Será que passado tantos anos, ainda existem pistas para serem reveladas? E parece que sim, deixando a trama muito interessante.

Como mencionei, eu já conhecia a autora de outros livros e ela sempre me deixou satisfeita com suas histórias e em Cordialmente não foi diferente. Eu adorei a história, todo o mistério ao redor dos Ellingham e a personagem central Stevie, que sabe achar boas confusões e lidar com elas de maneira extremamente atípica. O único aspecto que não me deixou tão contente foi só ver que era uma série após iniciar a leitura e não tendo os outros livros lançados aqui, ter que esperar para saber as respostas do mistério original e de outros que surgem.

Ellingham é um local interessante, uma escola de prodígios no meio do nada que atrai tragédias. Digo isso pois quando Stevie começa a investigar o passado, desperta Cordialmente Cruel para o presente e ele volta a atacar. Então se não bastasse querermos saber o que aconteceu com os Ellingham, vamos também querer saber o que está acontecendo com os atuais estudantes.

É muito sinistro o que ronda a história e a autora não entrega nada fácil. Apesar de nos dar vislumbres do passado, ela envolve os acontecimentos em névoa e ficamos ali imaginando quem pode estar por trás de tudo. Confesso que tive certas teorias, mas não demorou para caírem por terra. A única que permanece é que alguém do presente sabe a verdade sobre o passado e quer mantê-la oculta, por isso as novas mortes,  como uma queima de arquivos.

Stevie descobre algumas coisas, mas está longe de saber tudo. As investigações dela pela propriedade são de dar calafrios, pois a escola Ellingham é sombria, cheia de túneis, construções antigas e passagens secretas. Um cenário empolgante para a trama que se desenrola.

Stevie mora em uma casa com outros estudantes. Para ajudar, cada um deles esconde segredos, sendo assim ela não pode confiar em ninguém. Nossa aprendiz de detetive se vê sozinha, encurralada e ameaçada. Ela nunca imaginou que sua busca fosse ser tão perigosa. Eu adorei a cada página ver como algo antes adormecido, despertou pior e como Stevie ao invés de recuar, ficou mais empolgada. Ela não teme, até brinca com a tragédia e esse seu jeito diverte demais.

Em suma, Cordialmente Cruel foi uma leitura empolgante, que me deixou muito curiosa e animada com sua grande quantidade de enigmas. O clima da história, a ambientação, os personagens dissimulados, tudo contribuiu para me fisgar e ansiar muito pelos próximos volumes. Eu adoro intrigas e mistérios e aqui tem de sobra. Recomendo! 

15 comentários:

  1. Olá, Cida.
    Eu só lembro de ter lido da autora o conto no livro Deixe a neve cair e confesso nem lembro da escrita dela hehe. Mas peguei o e book desse porque achei a história bem interessante e assim que der vou ler ele. É uma pena que não lançaram os outros. Eu que não leio em inglês sofro muito com isso hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, adoro livros que nos faze, ter teorias rs Eu confesso que li poucas resenhas obre a obra, mas pela sua parece uma história bem instigante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa super interessante e pelo o que você relatou sobre a sua experiência com a leitura, parece mesmo ser muito bom. Fiquei curiosa para lê-lo.

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
  4. Também amo uma história cheia de mistérios, e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa, pois tenho o livro no Apple Livros mas ainda não conferi a leitura.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginaria que era um livro com uma pegada de mistério... Acho que nunca li nada da autora, então super anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Peguei o e-book também, mas não havia lido muito sobre.
    Eu adoro enigmas, mistérios sempre me ganham, então em parte já simpatizei com a leitura.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oii Cida
    Não conhecia esse livro mas adorei a proposta, adoro um livro que tem mistério.

    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Só pelas intrigas e mistérios o livro já me interessou totalmente.
    Vou colocá-lo na lista de leitura, espero que os outros saiam por aqui logo.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou lembrando aqui que esse livro estava na minha lista e eu simplesmente esqueci da existência dele kkkk. Mas ainda quero ler <3

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oiii Cida

    EU nunca li nada da Maureen mas tenho a trilogia O nome da estrela, que pretendo ler pelo menos o primeiro livro ainda neste ano. Cordialmente Cruel tenho em kindle e ja vi que é um livro que tem tudo pra me fisgar, adoro misterios teen ambientados em internatos e tals e a personalidade da Stevie parece ser bem bacana tb.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?

    Não conhecia a autora e nem o livro, mas narrativas com um toque de mistério são sempre bem-vindas. Meu lado Sherlock adora enigmas e criar teorias (rs). É uma pena que os demais volumes ainda não terem sido lançados por aqui.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Eu adorei essa dica! Além de envolver toda uma trama de investigação, adorei saber que a autora não entrega o jogo fácil e as teorias caem por terra. É isso que eu quero: ser surpreendida! hahahaha
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida

    Não conhecia o livro nem a autora. Apesar dos mistérios, coisa que eu gosto, não é muito meu tipo de leitura e por isso acho que não leria. Mas que bom que a autora não entrega nada fácil, manter o suspense de uma história assim é essencial.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Meu primeiro contato com a Maureen não foi muito bom, mas eu não a culpo, acho que foi pelo fato de ter sido um conto, preciso me aventurar em outra coisa dela para tirar essa má impressão.
    E se eu não me engano, tenho esse livro no kindle! Vou procurar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!