[Resenha] O Segredo do Alquimista

O Segredo do Alquimista
Título Original: The Alchemist's Secret (Ben Hope #1)
Autor(a): Scott Mariani
Editora: Fundamento         Páginas: 384
Lançamento: 2014           ISBN:9788539506262
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Especialista em resgate de vítimas de sequestros, Ben Hope encontra pessoas de forma rápida, discreta e eficiente. Mas quando um empresário milionário o contrata para uma missão diferente de todas as outras, Hope se vê em uma situação que mudará sua vida - ou que acabará com ela. Não se trata de achar uma pessoa, mas um objeto: um manuscrito antigo escrito por Fulcanelli, um homem que muitos dizem ter sido um gênio da Alquimia. No documento, pode haver uma fórmula capaz de salvar a vida da neta do empresário, uma criança que sofre de uma grave doença. Tocado pela história, que o faz lembrar o próprio passado trágico, Hope vai para a França começar as buscas. Lá, ele percebe que não é o único procurando o tesouro. Que interesse um obscuro grupo religioso pode ter em Fulcanelli e na Alquimia, que sempre foi condenada pela Igreja? Como uma cientista brilhante e desacreditada pode ajudá-lo a encontrar esse objeto? Por que o manuscrito já foi alvo da cobiça até mesmo dos nazistas? Ben Hope tem dezenas de perguntas, cujas respostas, se forem descobertas, podem transformar a vida de milhares de pessoas. Scott Mariani une religião com História para criar uma trama dinâmica e viciante, em que não há lugar para clichês. O segredo do alquimista, livro que apresenta o personagem Ben Hope, prende o leitor da primeira até a última página.
O Segredo do Alquimista é o primeiro livro da série Ben Hope, de Scott Mariani, publicada no Brasil pela Editora Fundamento.

A série apresenta Ben Hope, um ex-militar que se especializou em encontrar pessoas vítimas de sequestros. Ele é um cara assombrado por uma grande perda acontecida em seu passado e embora ajude as pessoas, no geral não cuida bem de si mesmo. Ben vive para se punir pelo que acha ser sua culpa.

Após concluir com sucesso a atual missão, ele se refugia em sua casa pronto para descansar e é surpreendido pelo contato de um milionário que quer seus serviços para encontrar algo e não alguém. Ben reluta, não costuma procurar objetos, mas o milionário quer de qualquer jeito que um antigo manuscrito alquímico, que supostamente traz a receita do elixir da vida, seja encontrado. A justificativa é ser a ultima chance de cura para uma criança doente.

Ben se comove com o proposito, especialmente por a criança se chamar Ruth (lendo fica claro a razão deste nome ser importante) e acaba aceitando o trabalho. Ele precisa descobrir tudo sobre a vida e obra do alquimista Fulcanelli para então encontrar um manuscrito que pode não passar de uma lenda.

A trama que se desenrola a partir desta busca e viaja por várias cidades da Europa. É cheia de ação, mistério, romance e muito sangue derramado. Fica claro que todos que se envolveram com a busca do trabalho de Fulcanelli não tiveram muita sorte.

O fato é que muitas pessoas, desde muitas décadas atrás, querem se apoderar de algo que pode dar a vida eterna. Especificamente há uma organização muito poderosa que mata sem dó nesta jornada.

Ben nunca antes havia enfrentado algo tão perigoso e acaba até ganhando uma companheira de busca, a doura Roberta Ryder, que acredita piamente na alquimia e por isso foi desacreditada como cientista.

A dupla funciona de maneira excelente. Ambos tem carisma e boa química. Ben se destaca, é claro. É muito inteligente, ágil e sagaz. Roberta não é má pessoa, mas nem de longe esperta como ele. Então não se surpreendam com algumas tolices que comete.

A história traz muitos fatos históricos reais. O autor se valeu de acontecimentos e fatos verídicos para dar corpo a sua obra e o mundo apresentado por ele, envolvendo alquimia e História, é fascinante. No entanto é uma obra de ficção e muito do que lemos aqui é fruto da imaginação de Mariani.

Eu gostei logo de cara. Lembra algumas obras de Dan Brown e quem gosta do gênero vai apreciar a leitura. A trama, apesar de apresentar muitas teorias e explicações, é bem ágil e a leitura fluiu bem. O mistério central é instigante e eu me senti totalmente presa na história.

A série é grande e em cada livro vamos ter uma nova aventura de Ben, mas este volume termina bem fechadinho e com um final que nem dá para desconfiar que é série se você não souber.

O caso que Ben trabalha é concluído de maneira engenhosa e uma reviravolta no final me deixou feliz e surpreendida. E Ben acaba também, de alguma forma, recebendo mais do que o pagamento como recompensa. Eu gostei demais e recomendo. Em breve resenha do próximo volume. 




8 comentários:

  1. Oi, Cida

    Eu nunca li nada do Dan, mas gostei da comparação porque assisti as adaptações, e por mais que elas não sejam 100% fiéis dá para ter uma noção da qualidade da escrita do autor. Achei a trama interessante e acho que leria sim.


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Gosto de tramas do gênero e o autor parece ter criado uma surpreente além de cativante. Apesar de ser uma série, eu fiquei curiosa para acompanhar as aventuras de Ben e assim conhecer a escrita do autor.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Comecei a ler sobre o enredo e já pensei nos livros do Dan Brown. Me interessei bastante em ler o livro, gosto muito dessa coisas de manuscrito, lendas, e tals. Mas vou ver o preço porque os livros da editora costuma ser meio caros hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo a sua resenha e pensando "Nossa, parece os livros do Dan Brown" e pouco depois vi que tu citou o autor haha
    Como amo DB, imagino que eu vá gostar então dessa obra. Faz um tempinho qe não leio algo do tipo então vou anotar para procurar o e-book e comprar. Gosto de obras que envolvam alguns fatos reais, mesmo que se misturem um pouco com a imaginação do autor no desenrolar da trama.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Eu ja fui muito adepto ao catalogo da Fundamento mas confesso que ultimamente nao me atraio mais pelas obras. Acho que meu hype morreu com A 5 Onda.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que livro mais interessante, deve ser uma aventura e tanto. Deixa eu anotar aqui, que esse vou querer conferir haha
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Essas tramas de missões geram arcos legais, mas não sei se leria.
    Ma daria uma boa série de tv.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Eu geralmente gosto de séries grandes e adorei saber que o primeiro livro termina com um final fechado. Aposto como tem mais mistérios por aí.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!