[Resenha] Nocturna

Nocturna
Título Original: Nocturna (A Forgery of Magic #1)
Autor(a): Maya Motayne    
Editora: Seguinte                 Páginas: 480
Lançamento: 2019             ISBN: 9788555340918
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No primeiro volume de uma trilogia de fantasia inspirada na cultura latina, uma ladra capaz de mudar de aparência e um príncipe herdeiro se unem para proteger o reino de uma magia perversa. Depois de se libertar da dominação dos inglésios, o reino de Castallan não esperava passar por mais nenhuma crise. Mas Dez, o herdeiro, foi assassinado, e agora nobres e plebeus precisam aceitar que o destino do reino está nas mãos do príncipe Alfie, que passou meses fugindo de suas obrigações enquanto bebia tequila em alto-mar. De volta a Castallan, Alfie não consegue acreditar que seu irmão morreu e, tentando provar o contrário, se depara com Finn Voy. Graças a sua habilidade de assumir a aparência de qualquer pessoa, Finn está sempre usando um disfarce para se proteger dos traumas de seu passado e de qualquer um que se meter em seu caminho. Quando os destinos de Alfie e Finn se cruzam, eles acidentalmente libertam uma magia poderosa e antiga que, se não for detida, vai mergulhar o mundo em escuridão. Com o futuro de Castallan em suas mãos, o príncipe e a ladra terão de aprisionar essa magia obscura a qualquer custo, mesmo que, no caminho, precisem confrontar seus segredos mais sombrios.
Nocturna, é o primeiro volume da trilogia de fantasia A Forgery of Magic, de Maya Motayne, publicada no Brasil pela Editora Seguinte.

A história se passa no reino de Castallan, um local onde cada pessoa nasce com um tipo de magia diferente. Durante muitos anos eles foram reprimidos pelos inglesios, mas depois que se libertaram, sonham apenas em retomar suas raízes e tradições. 

Em um momento crucial desta jornada, o príncipe Dez, herdeiro do trono, é assassinado e o povo de Castallan precisa se habituar a ver o príncipe mais novo, Alfie, como futuro rei.

Alfie acredita não se encaixar nesse papel e, assim que o irmão morre, foge em um navio e passa meses afogando as mágoas em tequila. Quando volta, com a missão de se apresentar como futuro rei, acaba envolvido em situações adversas, afirmando estar em busca de algo que traga o irmão de volta. Então conhece a ladra…

Finn é uma ladra de rostos e de objetos de valor. Ela por muito tempo foi manipulada e agora tudo o que deseja é conduzir sua vida, mas as coisa não saem como planejado e logo ela está novamente nas mãos de outra pessoa, tendo que seguir ordens.

Alfie e Finn se encontram sem querer e, a busca de um e os roubos da outra, acabam por colocá-los em um mesmo local. Os dois se deparam com uma situação atípica e Alfie sem saber o que fazer acaba libertando no mundo uma magia sombria, que deseja devorar seu reino. Agora, para salvar as próprias vidas e todo o reino de Castallan, os dois vão ter que se unir e lutar como este vilão que surgiu.

O livro é ambientado todo em uma cidade com predominância de cultura latina e o texto acaba sendo pontuado por muitas palavras em espanhol, incluindo denominações ligadas a magia. Em alguns casos foi fácil absorver o sentido, mas em outros as palavras não faziam muito sentido para mim e tive que buscar a tradução. Eu acho que notas de rodapé teriam ajudado bastante.

Em relação a trama, vamos nos deparar com um universo interessante e fantasioso, cheio de uma magia incomum e intrigante. Os personagens principais, Alfie e Finn, são duas pessoas de personalidades totalmente opostas e acredito que vão dividir os leitores de Nocturna.

Eu, por meu lado, achei Alfie um personagem que carecia de força e iniciativa. Ele é um príncipe fraco, um jovem sem a maturidade necessária para ser um governante e que depende muito dos outros para fazer algo. Eu acredito que sem Finn ao seu lado não teria conseguido chegar onde chegou e nem realizar certos feitos.

Finn é a melhor personagem de Nocturna. Uma garota que nunca teve vida fácil e aprendeu a se virar, aprendeu a sobreviver. Diferente de Alfie, que sempre foi protegido e mimado, Finn viu sempre o lado feio da vida e não tem muita fé nas pessoas. Isso a torna mais atenta, mais perspicaz e dona de uma desenvoltura sem igual.

Os dois jovens vão lutar contra uma força sombria nesta obra e em sua jornada são obrigados a enfrentar seus maiores medos. Alfie tem um crescimento pequeno, mas Finn evolui significativamente, sendo fator decisivo no desfecho da trama.

Esta força sombria é um ser que foi aprisionado há muito tempo atrás e agora que Alfie o soltou, deseja encontrar algo que lhe pertence e com isso reunir forças para cobrir Castallan com suas sombras. A maioria do povo da cidade pensava que a lenda deste ser era apenas tema de cantigas de crianças, quando de fato era a verdade da nação. O vilão se mostra mais da metade da obra em diante e causa muito estrago.

Eu gostei do universo criado pela autora e acho que este mundo mágico tem potencial para ser muito explorado em outros volumes, mas acho que quem deve estar a frente de toda a ação e aventura é Finn e não Alfie. O mocinho não se mostrou o grande protagonista que eu esperava em uma obra do gênero e foi a ladra quem segurou a onda e manteve-me cativa durante a leitura.

Os dois como parceiros de aventura funcionam bem, acho que a suavidade de Alfie ajudou a Finn em alguns momentos, assim como a dureza dela fez o mesmo por ele. Já no sentido de par romântico, não vi química na dupla, embora a autora mostre que tem interesse em seguir por este caminho. Agora é esperar pelos próximos volumes e ver como estes personagens seguirão. Tomara que Alfie se torne mais forte e venha a ser um bom rei para Castallan. 










11 comentários:

  1. Oi Cida,
    Estou empolgada para ler esse livro!
    Uma fantasia bem diferente e promissora. Tomara que lancem a continuação logo por aqui, rs.
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu que adoro fantasia já amei conhecer o começo dessa trilogia e conhecer esse universo! fiquei bem curiosa pra ler!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Hey Cida! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas amo essas fantasias. A editora seguinte está de parabéns nesse gênero, com certeza essa trilogia vai entrar pra minha wishlist.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem por aí?

    Olha, eu não conhecia o livro e nem a trilogia. Apesar de eu amar fantasias, confesso que não tem sido o que tenho lido ultimamente. Quem sabe eu não dê uma chance a essa trilogia após a sua maravilhosa resenha? Ah, e adorei essa capa, viu!

    Parabéns pelo blog e pela resenha, amei conhecer! Já estou seguindo, inclusive.
    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, confesso que a principio não chamou minha atenção, mas gostei do universo, parece bem interessante, tomata que os próximos volumes agrade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Ainda nem tive oportunidade de ler, mas só pelo fato de se basear em cultura latina e ser fantasia, já me chamou atenção.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    A premissa da história é muito interessante, mas até agora eu não li uma resenha cem por cento positiva dela. Por isso acho que vou aguardar os próximos volumes para saber se vale a pena mesmo comprar o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Gostei da premissa do livro, e achei interessante a personagem feminina ter mais carisma que o personagem masculino.
    Curiosa para ler!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Se não fosse por Finn, Alfie tinha morrido logo no início do livro kkkkkkkkk
    Infelizmente não consegui gostar muito da história, visto que achei super fanfic de Um Tom Mais Escuro de Magia
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida

    Olha, eu até que queria ler, mas andei lendo uns comentários não muito animadores. Sua resenha até que não foi negativa apesar das ressalvas, mas a balança pendeu mais pro desinteresse do meu lado. Hahahha Se eu receber ou ganhar até pode ser que eu leia, mas não compraria.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, primeira resenha que leio deste livro, em primeiro momento não leria este livro sabe, os pontos negativos não me fizeram amar, embora tenha ficado curiosa com a ladra, vou aguardar o lançamento dos próximos volumes e até ler outras resenhas, da continuação no caso, para saber se irá me conquistar ou não..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!