[Resenha] Cinco Júlias

Cinco Júlias
Autor(a): Matheus Souza   
Editora: Seguinte                 Páginas: 328
Lançamento: 2019             ISBN: 97885553409018
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Em seu livro de estreia, o roteirista Matheus Souza apresenta cinco garotas que, de repente, têm seus maiores segredos revelados. De madrugada, sem o menor aviso, todas as mensagens que todo mundo já enviou por e-mail e pelas redes sociais vazaram na internet. Agora, basta digitar o nome de alguém num campo de busca para ler as conversas particulares que a pessoa já teve. Vários políticos são presos, milhares de fofocas de celebridades vêm à tona. E a vida de cinco adolescentes que têm o mesmo nome [Júlia] vira de cabeça para baixo. Em uma noite chuvosa no Rio de Janeiro, uma série de incidentes faz com que as cinco se encontrem. Cada uma tem o seu motivo, mas todas querem fugir da cidade o quanto antes. Assim, elas partem num carro de autoescola para São Paulo, numa viagem hilária e intensa, sofrida e maravilhosa ― como a própria adolescência.
Oi! Aqui é a Jô, para apresentar as Júlias. Vem comigo!

O que você faria se todas as mensagens que você escreveu na vida fossem divulgadas para todo mundo ver? E não só as suas, as mensagens de todo mundo. Só entrar em um site e digitar um nome e lá está cada segredo sendo revelado…

É exatamente isso que acontece nesta obra. O autor Matheus Souza começa a história nos apresentando em cada capítulo um novo personagem, mostra um pouco de suas personalidades, do seu cotidiano até o momento do choque no qual a pessoa descobre o site revelador e sua vida em mensagens se torna algo de domínio público.

O curioso da obra é que o autor foca em cinco garotas sofrendo com este impacto e o mais peculiar é que as cinco chamam Júlia. E embora os nomes sejam os mesmos, as garotas não poderiam ser mais diferentes umas das outras.

Logo no começo a leitura fisga você, é interessante ler sobre estas cinco garotas aleatórias e ir as conhecendo pouco a pouco. Há uma simpatia intrínseca no texto que cativa, torna a leitura mais envolvente e realista.

Uma dica para não se perder entre as Júlias é classificá-las por acontecimentos e características, já que pelo nome é impossível.

E então, apesar de a obra começar com elas em separado, em determinado momento as cinco se encontram e este foi um dos momentos mais bem conduzidos da narrativa, me pegando de surpresa. Uma surpresa muito boa. É interessante como se dá o encontro delas, com muita naturalidade. Quando me dei conta lá estavam elas, todas juntas.

Vê -las pelos olhos umas das outras é interessantíssimo. O livro em si é muito interessante. Toda essa variedade de personalidades é curiosa, intrigante e cativante. Quando comecei a ler, ou melhor, quando vi o livro pela primeira vez, acreditei que seria uma história focada no caos das mensagens sendo reveladas, mas não.

O autor chega a mencionar alguns tumultos, mas a história é focada nas Júlias e em seus desafios.

Cada uma tem algo para resolver, mas em um primeiro momento acabam largando tudo para trás e seguindo viagem juntas sem nenhum objetivo certo, exceto por uma delas. Nesta viagem, apesar de haver um estranhamento inicial, elas acabam por se conectar e conversar sobre si mesmas.

Há uma troca de experiências (ao menos quantas são possíveis entre pessoas com menos de vinte anos), de conselhos ou mesmo apenas a cessão de um ombro amigo quando faltavam palavras. As Júlias estavam perdidas de muitos modos, mas ao se perderem no mundo, começaram a se achar.

A história é bonita, pois foca muito em amizade e em laços de família. O autor ainda dá espaço para ressaltar as diferenças entre gerações. Você já parou para pensar em como ser jovem na época de seus pais foi muito diferente do seu ser jovem e vai ser muito diferente do ser jovem de seus filhos? É um assunto bom para refletir e ajudar a entender como isso reflete em atitudes, pensamentos e mudanças.

A história tem muitas referencias a cultura pop atual e neste ponto não nego que algumas pessoas mencionadas e fatos não foram do meu tempo de ser jovem, então eu não tinha muito conhecimento de causa.

Acredito que a mensagem mais forte de Cinco Júlias seja o respeito ao próximo e respeitar as diferenças entre as pessoas. Conhecer as Júlias nos leva a conhecer conflitos que estão aí sendo vividos por muitas pessoas. Há representatividade na obra, em peso.

Cada Júlia é uma Júlia e acredito que uma delas ou mais de uma vá ser sua preferida. A um foi a que mais gostei, a que mais conseguiu tocar meu coração com sua jornada. A dois é meio fútil, mas depois de fazer sua jornada mudou para melhor. Júlia três eu não curti, acho que ela no final não aprendeu nada de  bom e continuou sendo uma pessoa cheia de falhas. A Ju quatro não tem a personalidade forte das demais, mas dá a sua contribuição para a história. A Júlia cinco é uma tempestade de pessoa, muito marcante. As cinco são muito bem desenvolvidas.

Resumindo, Cinco Júlias é uma obra atual, gostosa de ler e  que aborda em suas páginas temas relevantes e inteligentes. É uma obra abrangente, que vai contra o pensamento retrogrado e mesquinho, uma leitura que incentiva ultrapassar limites.










8 comentários:

  1. super bacana conhecer essa obra que parece mesmo mt atual por falar sobre o respeito as diferenças, fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Confesso que não gosto dessa capa, então nem me animei quando lançou.
    Só que ai eu leio as resenhas e fico empolgada para conhecer também!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida! Eu achei a premissa bem interessante e super capaz de acontecer rsrsrs Amo uma leitura mai leve, já quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu tenho um pouco de pé atrás com esse livro pela temática e por ser escrita por um homem - um pouco misândrica literária? Sim, mas né. Eu passei por traumas suficientes com autores pra não me deixar levar tão fácil HUASHUSAHUSAHUHUSAHUASUHAS
    Sua resenha me deixou mais sossegada, tho, então quem sabe não dou uma chance futuramente.

    Bjs,
    Nizz | www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jô.
    Eu não conhecia esse livro ainda e achei a premissa dele muito interessante. Imagine o bafo se acontecesse isso de verdade hehe. Vou anotar aqui porque fiquei com bastante vontade de conhecer todas essas Julias.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Achei interessante o título e a capa, mas não ando muito na vibe de histórias do tipo. Adicionei aqui na tbr para caso queira ler no futuro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Jô!

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. E de verdade, dá medinho de uma coisa assim se tornar realidade, não é? rs...

    Dica anotada!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Não conhecia o livro, mas o enredo é bem interessante.
    Vou anotar aqui para ler.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!