[Resenha] Uma Sombra Do Passado

Uma Sombra Do Passado
Título Original: The Search
Autor(a): Nora Roberts 
Editora: Bertrand Brasil       Páginas: 462
Lançamento: 2019               ISBN: 9788528623895
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Há muitos anos, Fiona Bristow foi a única vítima que escapou das garras do Assassino da Echarpe Vermelha, o serial killer que matou seu noivo e seu amado cão. Após o trauma, ela escolhe reconstruir sua vida em uma ilha no noroeste do Pacífico, trabalhando como adestradora e voluntária na unidade canina de busca e resgate local. Quase que ao mesmo tempo que Simon Doyle e seu rebelde cachorro entram na vida de Fiona, uma nova série de assassinatos surge para assombrá-la. Um imitador, inspirado pelo encarcerado assassino original, está à solta e cada vez mais próximo do seu principal alvo. Enquanto a polícia e o FBI rastreiam o criminoso, Fiona lutará para se vingar da melhor maneira possível: sobrevivendo mais uma vez e aprendendo a amar novamente.


Acredito que os autores que mais leio por ano sejam Nora Roberts e Stephen King. Esse dois são linhas de produção de livros e já me conformei que talvez nunca consiga ler todas as suas obras, mas eu tento e me sinto muito empolgada a cada vez que um novo livro deles chega em minhas mãos.

Nora é uma autora que aposta em romance, suspense e sobrenatural. É fato que o romance sempre vai estar presente em suas obras, por vezes sozinho e em outras entrelaçado com um universo sobrenatural, um mistério ou um crime. Uma Sombra do Passado opta por trazer romance e crime. É um lançamento de 2019 da Bertrand Brasil.

A protagonista Fiona Bristow é uma moça que vive numa ilha e treina cães tanto para serem mais fáceis de lidar, como para trabalhar em resgate. Fiona vive cercada de pessoas que a amam muito e naquele lugar conseguiu reconstruir sua vida após ter sido obrigada a lidar com a perda trágica do noivo nas vésperas do casamento.

Greg era um policial e estava empenhado em capturar um serial killer que estrangulava mulheres jovens e as deixava com uma echarpe vermelha em covas rasas. Fiona, inclusive, quase foi uma dessas vítimas e a única que conseguiu escapar do criminoso. Greg morreu nessa busca e Fiona se viu sem chão. Hoje, anos mais tarde, ela acredita estar segura até que a polícia começa a encontrar novos corpos de mulheres assassinadas da mesma maneira.

Fiona se vê novamente sendo assombrada pelo passado, assediada pela imprensa que quer fazer dela e de seu trauma um espetáculo midiático. Apenas treinar os cachorros a acalma. Os amigos passam a se revezar para vigiar e cuidar de Fiona, mas ela se recusa a aceitar ser uma vítima. Ela sabe que é uma sobrevivente. Enquanto isso a trilha de corpos deixada pelo assassino mostra que ele está se aproximando dela mais e mais e cada dia.

No entanto, nem tudo são problemas na vida da protagonista e um novo aluno e seu cão travesso são o alívio que ela precisava para suportar esta provação. Simon Doyle é um artista que vai morar na ilha e precisa de ajuda para educar o seu cachorrinho Tubarão. Simon é o tipo de pessoa que não doura a pílula, é direto em suas interações, não é muito dado a demonstrações exageradas de sentimentos e por ser tão seco, faz as pessoas o verem como rude. Só que Simon é um cara legal, apenas preza sua privacidade e aprecia solidão.

Fiona estranha esse jeito dele e até se irrita, mas logo releva ao ver o quanto Simon é um bom homem e a convivência acaba por mostrar que eles se entendem bem e podem se aproximar mais se desejarem.

A evolução da relação dos dois é divertida e Fiona gosta muito de desafiar Simon e vice e versa. Isso dá um tom provocativo ao que vai surgindo entre a dupla e equilibra bem com a tensão da ameaça que paira sobre Fiona.

Gostei do tom maduro do relacionamento deles e de como as coisa foram se encaixando de maneira natural e convincente. Nora vai construindo este romance enquanto narra o dia a dia dos dois, enquanto cria o mundo que o cerca apresentando as pessoas que o compõe e as atividades que Fiona e Simon executam. A autora se preocupa em mostrá-los como indivíduos, antes de fazer o par.

Simon e Fiona me cativaram desde o começo e foi fácil torcer por eles. É gostoso demais segui-los em seu cotidiano e ver nos pequenos gesto gentis e atenciosos, a base sólida de um relacionamento e de um sentimento se formando. Eu apreciei ver Simon se preocupando com ela, mas não subestimando a força e capacidade de Fiona em nenhum momento. E admirei Fiona mais ainda por mesmo ameaçada não se fazer de vítima. E o melhor ainda foi vê-los sendo honestos, de um jeito adorável, a respeito de como estavam se sentindo.

Em relação a parte da trama que envolve o assassino e seus crimes, eu admito que esperava algo mais impactante. Não que não seja brutal o que ele faz, mas para o desfecho eu achei que Nora ia colocar uma situação bem mais perigosa para ser enfrentada por Fiona. Não é algo que comprometa o desfecho da história, mas é algo que foi inesperado para mim.

Uma Sombra do Passado é uma história envolvente e gostosa de ler, que traz um bom romance, personagens de carisma, diálogos bem humorados e uma ambientação aconchegante de cidade pequena, típica das obras de Nora. Eu gostei bastante, é uma trama passada no dia a dia, sem aspectos absurdos e por ser assim, comum e normal, se torna mais próxima de nós e chega fácil ao coração. Eu recomendo.





11 comentários:

  1. nunca li nada da Nora Roberts e tenho bastante vontade de ler alguma coisa da autora, curti conhecer o livro e saber que é uma história gostosa de ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Sempre que vejo um livro da Nora sinto vontade de ler.. esse é um dos que estão na minha lista! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida!
    Amo a Nora mas seus últimos livros andam me decepcionando horrores. Vou tentar arriscar nesse aqui e vamos ver o que acontece
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem? Eu não sou muito fã dos romances da Nora, mas amei esse livro, a mescla de suspense com romance foi ótima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida! Tudo bom?
    Nora Roberts é uma dessas autoras mega comentadas e hypadas que eu nunca tive interesse em ler :/ nenhum dos títulos dela pelos quais eu passei me chamaram a atenção, ai nem tento UHASUHUHASUHASUHAS

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, não tive essa sorte com os livros da Nora, mas gosto de ler as resenhas, talvez eu só não tenha acertado na escolha dos livros!
    Então, eu curti o enredo deste livro, seus personagens e até a ameaça do assassino, sinto que talvez eu vá gostar deste livro, anotado aqui...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Recentemente li um livro da Nora e foi uma experiencia bem ruim. Nao sei se leria esse mas no momento nao me arrisco.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!
    Eu adoro a Nora Roberts e essa mistura de romance e suspense que ela faz! Ainda n li esse livro, pena que a parte do crime deixou a desejar!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cida.
    Eu amei o livro por ter todo esse desenvolvimento na parte do romance. E também por causa dos cachorros. hehe. Eu gosto muito da Nora escrevendo policiais, são meus favoritos dela. Acho que a autora não faz outra coisa na vida a não ser escrever dia e noite porque não é possível escrever tudo isso de livro não hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,
    Até hoje só li um romance da Nora, mas não gostei muito.
    Como ainda não tive oportunidade de ler os de mistério dela, ainda vou investir.
    Amei conhecer esse e saber que doguinhos têm destaque. ♥

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!