[Resenha] A Oportunista

A Oportunista
Título Original: The Opportunist (Love Me with Lies #1)
Autor(a): Tarryn Fisher  
Editora: Faro                        Páginas: 256
Lançamento: 2016               ISBN: 9788562409615
A busca pelo grande amor pode te levar longe demais… Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória. Com uma incrivel habilidade de tirar proveito das situações, ela pensa estar diante de uma grande oportunidade para ter Caleb de volta. E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo. Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith. Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para ter um homem que não se lembra mais delas. Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.
A Oportunista é o primeiro volume da trilogia Amor e Mentiras, de Tarryn Fisher, publicada no Brasil pela Faro. Eu gosto bastante das obras desta autora e ainda não tinha conferido nenhum dos livros desta série. Já ouvi falar muito da história e li várias resenhas, mas ainda assim não cheguei nem perto de saber o que de fato a história tinha à revelar.

Por ter visto muito sobre a obra, eu comecei a ler com uma ideia formada em mente sobre os personagens e até mesmo sobre a trama, mas conforme fui lendo minha opinião mudou e a história foi uma surpresa do começo ao fim. Por mais que você tenha tido acesso a muitas informações sobre algo, nada se compara a experiência de você mesmo ter o contato com este algo, seja um livro, um filme ou até um lugar.

A Oportunista apresenta a jovem estudante de Direito, Olivia Kaspen, e sua grande desventura amorosa com Caleb Drake. Eles tiveram um relacionamento que demorou para engatar e que no meio do caminho não deu certo. Não sabemos os detalhes do término, mas Olivia alega que foi horrível, que ela tem muita culpa e o que fez com Caleb não tem perdão.

A história começa com ela o vendo em um mercadinho após um bom tempo separados e se dando conta que seu coração ainda acelera pelo rapaz. Quando estão frente a frente Olivia é surpreendida ao descobrir que Caleb perdeu a memória em um acidente e não lembra dela e nem de todo o drama que viveram. Seria aquela uma chance de recomeçar?

Entre amor e mentiras, a autora, deste momento em diante, vai narrando a história com capítulos alternados entre passado e presente. Nós podemos tanto ver como Olivia lida com o Caleb sem memórias e tenta resgatar o que perdeu, quanto com o tempo que ele tentou a conquistar e ambos começaram a namorar.

Os dois períodos são envolventes e eu fui lendo rapidamente em busca de respostas. Claro que o passado é mais intrigante, já que você quer saber o motivo da relação dos dois ter dado tão errado e o que faz Olivia se sentir tão culpada.

Engraçado que eu comecei a ler pensando que Olivia era uma pessoa ruim, do pior tipo de caráter e uma sacana de marca maior. No entanto, em nenhum momento eu a vi assim e não acho que ela seja uma vilã na história. Ela tem falhas, defeitos como qualquer ser humano, mas para mim foi vítima na maior parte do tempo.

O Caleb, com seu jeito de bom moço, esse sim desde o começo não ganhou minha confiança. Por mais que tudo que é mencionado sobre ele incentive o leitor a vê-lo como um cara legal, eu nunca me convenci que ele valia a pena, que era gente boa, que dizia a verdade (não acreditei na perda de memória), e, acima de tudo, que merecia o amor de Olivia.

Ela, no entanto, é obcecada pelo cara e me deu até pena de ver como sua vida girava ao redor dele. Na minha opinião Olivia merecia alguém mil vezes melhor.

Há também uma terceira personagem na trama, que é Leah Smith, a atual namorada de Caleb e outra pessoa que eu achei um tipo muito ruim.

Os três formam um triângulo amoroso tóxico e destrutivo e não esperem por um romance feliz nesta obra. O que temos´aqui são relações complicadas, sentimentos conflitantes e personagens complexos, cheios de camadas. Tarryn Fisher mais uma vez traz uma trama cheia de surpresas, com certa dose de suspense e a características que mais amo em suas obras, um jeito certo de criar personagens muito errados.

Para muitos leitores Olivia pode ser uma vilã, mas para mim sempre será uma mulher que se apaixonou de forma errada, carregou traumas pela vida toda que a tornaram uma pessoa dependente emocionalmente, frágil e insegura em vários aspectos. Eu gostei da Olivia, torci para que tirasse o traste do Caleb da cabeça e do coração. Ele pode sem um mocinho para você, mas eu não gostei nadinha do rapaz.

A Oportunista foi uma leitura de muitas emoções e de pontos de vista diversos. Não dá para deixar de pensar sobre até onde vai o amor e onde começa a obsessão e a manipulação. É uma trama que perturba e curti bastante. Não senti falta de doçura no romance, acho que a acidez apresentada foi bem melhor.

Este volume da trilogia Amor e Mentiras é pelo ponto de vista de Olivia. A Perversa é pelo ponto de vista de Leah e O Impostor pelo de Caleb. Já ouvi que a opinião da gente muda conforme conhecemos melhor os outros, assim que eu ler conto para vocês se Caleb e Leah se tornaram pessoas melhores para mim. Não deixem de conferir esta e outras obras da Tarryn. 









5 comentários:

  1. Oi Cida,
    Eu gosto bastante da Tarryn, e gosto dessa ideia dos personagens sendo construídos ao longo dos pontos de vista e a gente vendo outros lados da história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cida

    Eu não tinha tanta vontade de ler essa trilogia, mas tenho visto vários comentários dizendo o quanto a estória vai surpreendendo a gente e como os personagens são peculiares, diferentes e nem tão perfeitinhos e eu gosto disso. Vou anotar pra ler sim qualquer dia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o trabalho da Tarryn, mas esse livro parece ser ótimo. Já entrou para minha lista de desejos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que cada livro era narrado por um dos três do triângulo... fiquei bem interessada nem ver como funciona essa dinâmica
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já vi o box desses livros para comprar bem baratinho, mas até hoje a história não chamou minha atenção, por não entender direito. Que bom que curtiu a leitura, não sabia a respeito de cada um trazer a opinião de um protagonista, acho isso interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!