[Resenha] Segredo de Sangue

Segredo de Sangue
Título Original: I Know a Secret (Rizzoli & Isles #12)
Autor(a): Tess Gerritsen 
Editora: Record                    Páginas: 350
Lançamento: 2017               ISBN:9788501109491
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Um crime volta para cobrar mais vítimas no novo caso da detetive Jane Rizzoli e da legista Maura Isles. Cassandra Coyle, 26 anos, roteirista e produtora executiva de filmes de terror independentes, encontrada morta na cama de seu quarto com os dois globos oculares arrancados e deixados na palma de sua mão esquerda. Timothy McDougal, 25 anos, contador, encontrado morto na véspera do Natal num píer com três flechas enfiadas em seu peito nu. Dois homicídios completamente distintos com uma única relação: a causa da morte é uma incógnita. Resta à detetive Jane Rizzoli e à legista Maura Isles solucionar o mistério antes que o assassino faça sua próxima vítima.
Segredo de Sangue é o décimo segundo livro da série policial Rizzoli & Isles, de Tess Gerritsen, publicada no Brasil pela Editora Record. Eu não li todos os livros e os que li não foram na ordem cronológica, mas embora eu já tenha encontrado alguns spoilers, eu não fico incomodada.

A verdade é que neste tipo de série cada livro traz um caso diferente e é nisso que fico focada. Os spoilers são relativos a vida dos personagens e como não são necessariamente sobre os desfechos das histórias, eu deixo passar. Diferente seria em um livro único ou série totalmente interligada em cada volume, aí sim eu fujo.

A série Rizzoli & Isles tem todo meu carinho. Eu mergulhei neste universo primeiro assistindo ao seriado (infelizmente finalizado) e mesmo com as enormes diferenças, o clima é o mesmo e a essência também. Abro um livro da série e me sinto reencontrado velhos conhecidos. É uma sensação ótima, que faz com que a leitura seja especial.

Em Segredo de Sangue, temos uma sequencia de crimes cheios de simbolismo. A causa das mortes é um grande enigma para a competente legista  Maura Isles e a ligação entre as vítimas um enigma para a detetive da divisão de homicídios Jane Rizzoli. As duas amigas e parceiras de trabalho, buscam nos cenários montados para cada assassinato as pistas e mergulham numa história que vem de muitos anos atrás, envolvendo crianças e muitas mentiras.

As mentiras de crianças podem soar inofensivas, mas pelo que estamos vendo hoje sabemos que não é o caso aqui. Mergulhamos em um mistério cheio de intrigas e muitos desvios. É algo grandioso e nem de longe me vi perto de entender o real motivo das mortes. Tive desconfianças, mas ainda que a pessoa que eu desconfiei fosse perversa de alguma forma, não era só dela a culpa. Há diferentes tipos de perversão e crime na trama, que deixam o leitor de queixo caído.

Paralelo a investigação, Gerritsen trabalha as vidas de seus personagens e tanto Jane quanto Maura estão lidando com problemas com seus pais. Além disso, há os problemas amorosos de Maura sendo abordados também. Como citei existem muitas diferenças comparando com o seriado, posso citar esse romance de Maura que só existe aqui, assim como a vida amorosa bem resolvida de Jane.

Eu fico indignada com o irmão da Jane, Frank, prefiro mil vezes o da TV que é um irmão amigo e nos livros não passa de um cretino machista. No entanto, há algo nos livros que supera a série em todos os quesitos, que é o parceiro de Jane estar na ativa ainda. O Frost, devido a morte do ator que o interpretava, deixou o seriado cedo demais.

Mas deixando de lado esta comparação, vamos retomar o livro, e posso dizer que o considero um dos melhores que li até agora. A história prende pelo carisma do núcleo de personagens principais e apresenta um mistério para ser solucionado intrigante e bem estruturado. A narrativa é pontuada por muita emoção e dinamismo e eu nem percebi as páginas passando. Fazia tempo que eu não lia um livro policial em apenas poucas horas e foi o que aconteceu aqui. Não consegui ir dormir sem chegar ao final e ter as respostas.

Gostei do desfecho e acho que determinada personagem poderia ser aproveitada novamente em outras histórias, já que possui talento para ser criminosa. Fiquei cheia de vontade de mergulhar em outros livros da série. Super recomendo as aventuras de Rizzoli & Isles. Não deixem de conferir!






2leep.com

8 comentários:

  1. Oi, Cida

    Ia morrer sem saber que o seriado tinha sido inspirado em uma série de livros, nunca me atentei a isso, nem sabia da existência, só via o nome dos livros sem saber o nome da série. Hahaha
    Eu já não gosto de ler fora de ordem mesmo sendo casos diferentes, gosto de acompanhar a vida dos envolvidos na história porque às vezes certos acontecimentos têm muita importância nos volumes seguintes.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,

    Não conhecia essa série e já fiquei chocada com a sinopse.
    Sim, sou dessas, me assusto na sinopse e acabo não tendo estômago para ler o livro. Já gostei de livros policias e investigativos, mas tenho ficado muito atemorizada com esses gêneros, por isso tenho me dedicado a livros mais leves.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Eu já me incomodo em ler fora de ordem porque gosto de acompanhar a vida dos personagens também. Essa série eu li acho que até o quarto livro, preciso ler os outros. Gosto muito da Jane, mas a Maura me enerva hehe. Mas pretende ler esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa série... parece ser bem interessante, mas ler dez livros já me dá um pouquinho de preguiça haha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Livros policiais não são muito minha praia, confesso, por isso nem me animo a ler, por mais positivo que a resenha possa ser. Mas fico feliz que tenha sido um final empolgante a ponto de te animar para ler mais sobre os personagens. Eu pessoalmente, não senti atrativo. Quem sabe no futuro.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Não creio que essa série tem doze livros! Gente é uma série bem longa, mas pelo o que entendi dá para ler os livros fora de ordem, sem tantos problemas.

    Por coincidência, uma amiga minha comentou desse livro comigo hoje. Como você já sabe, esse não é meu estilo de livro favorito, porém vou dar uma procurada no seriado para conhecer melhor a história.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    MINHA NOSSA! Esse é 12º livro? Olha, eu gosto de séries e leio Outlander, então isso prova que não tenho medo delas. Mas iniciar uma com tudo isso já lançado, tem que ser algo bem incrível para eu me empolgar, rs.
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Cida, que série kkkk eu não sei se teria pique, a trama teria que me convencer muito, mas de verdade, pelo enredo também fico de pé atrás!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!