[Resenha] Pines

Pines
Título Original: Pines (Wayward Pines #1)
Autor(a): Blake Crouch
Editora: Planeta                   Páginas: 344
Lançamento: 2015               ISBN: 9788542204933
Pines ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.
Pines, primeiro livro da série Wayward Pines, de Blake Crouch, chamou minha atenção pelo clima de mistério e suspense que envolve a trama, eu não dispenso algo assim, adoro investigar, criar teorias e tentar achar respostas para fatos obscuros, outro fator que pesou na hora da escolha, foi saber que a história virou seriado de TV, exibido pelo canal Fox e dirigido por M. Night Shyamalan, de A vila e O sexto sentido (bons demais) e estrelado por Matt Dillon, Juliette Lewis, Terrence Howard, entre outros.

Ethan Burke é um agente do serviço secreto que acorda ferido numa floresta e ao sair de lá se depara com uma cidadezinha aparentemente pacata e com aquele jeito de ser o local ideal para viver em família e criar os filhos com segurança. Inicialmente ele não lembra quem é, e nem como foi parar ali, no entanto sente algo como um alerta, que mesmo aquele lugar parecendo tranquilo, esconde algo e a simples ideia de procurar um hospital o apavora, em seu subconsciente ele sabe que precisa se proteger. Conforme interage com os moradores e busca algo familiar, vai resgatando suas lembranças, só que seus ferimentos, a falta de documentos e dinheiro e os próprios moradores de Wayward Pines, são fatores que o impedem de partir. Preso, desacreditado e assustado, Ethan tenta entender o que está acontecendo ao seu redor e também cumprir a missão da qual foi incumbido, só que para isso precisa se manter vivo.

Se eu queria suspense em Pines tem de sobra, da primeira a última página o autor nos apresenta uma trama intrigante e que deixa qualquer um morrendo de curiosidade. Wayward Pines é um lugar sombrio e assustador, é um mundo dentro do nosso com regras e costumes próprios e uma rotina fria, que mascara mais do que notamos em um primeiro olhar. Eu que achava que fosse apenas um cidade de interior isolada, fui surpreendida ao começar considerar a hipótese de ser uma prisão ou mesmo um local criado com a finalidade de enlouquecer Ethan. Por qual motivo eu não fazia ideia, mas estava claro que dali ele não poderia sair. Surreal é pouco para descrever cada acontecimento que faz parte desta trama.

A narrativa em terceira pessoa foca não só no protagonista, mas também em sua esposa e filho, algo que fica evidente na mudança de foco é a incerteza do tempo, não dá para afirmar se passaram-se horas, dias ou anos, e isso é um fator essencial para entender Pines e sua concepção.

Ethan é uma vítima, mas não nego que nos primeiros capítulos ele não me agradou, faltava carisma em seu personagem. Autoritário e arrogante, acreditava que as pessoas tinham por obrigação atendê-lo, só porque era  “agente do serviço secreto”. Soava como se isso o tornasse melhor que você ou eu, e isso não foi legal, cheguei até a duvidar se era verdade, afinal tudo que ele afirmava ter vivido e conhecido era negado por cada um que encontrava. Ele era louco? Estava delirando ou realmente dizendo a verdade? Bem, não tive resposta para estas perguntas imediatamente, mas posso dizer que ele quebrou a cara literalmente, e logo ficou bem humilde, pois ao tentar desvendar Pines ele se viu sendo perseguido por cada morador, ele precisava ser eliminado.

Um rede de intrigas elaborada é tecida, nada é o que parece ser e digo que esta leitura foi um teste de nervos, não por ser uma história irritante, ao contrário, é super envolvente e intrigante, o que acontece é que a jornada do protagonista é enervante, quando finalmente estabeleci uma conexão com Ethan senti na pele sua aflição e desespero. O cara é tratado com desdém, ninguém lhe diz o que precisa ouvir e ainda por cima tentam convencê-lo que é louco, fora as surras que leva. É uma agonia e eu não via a hora de chegar no final, imaginem então quando fui atualizar minha estante do Goodreads e vi que não era volume único e sim série, pirei. Não conseguia me imaginar chegando no último capítulo e encontrando um cliffhanger.

Foi um livro que mexeu comigo, quando fechei fiquei remoendo seus detalhes, e olha que são muitos, há coisas que parecem deslocadas em certos momentos e até mesmo surgem outras que nos fazem imaginar que o autor vai acabar deixando a peteca cair e se perder, pois viaja nas ideias, só que aos poucos vai mostrando as conexões e explicando os pormenores, o que parecia absurdo não é mais. OK! Talvez um pouquinho ainda, mas é aceitável e aquela agonia anterior é substituída por pavor. 

Eu gostei muito, especialmente por o final não ser aberto como eu temia, é bem esclarecedor, deixando um gancho para Ethan viver coisas ainda mais surpreendentes. É uma mistura de suspense, mistério, ficção científica e até mesmo um pouquinho de distopia. O único ponto que não curti muito foi a frieza dos personagens, mesmo que eu tenha me aproximado mais de Ethan, ainda assim não há muito calor humano nesta história, todos são bem distantes, é proposital, pois a história em si não é para aquecer o coração, e sim chocar com suas verdades. Recomendo sim, terminando de escrever a resenha vou fazer pipoca e ver o seriado.






2leep.com

25 comentários:

  1. tenho lido boas resenhas deste livro, Cida, o suspense e as sensações posteriores a leitura são um ponto alto da trama!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Nossa, adorei a resenha, estou precisando de leituras assim!!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, mas já vi muuuuuuuita propaganda de Wayward Pines na TV.
    Adoro livros de suspense, com bastante mistério e investigação, mas tô numa fase mais "zen".
    Acho que vou assistir algum episódio para depois decidir se leio o livro ou não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida =)

    Não conhecia o livro, mas mesmo eu que não sou muito fã de suspense fiquei com uma pulguinha atrás da orelha depois de ler a sua resenha.
    Vou assistir a série, se curtiu pode ser que leia o livro rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem da série! Gente, eu devo estar muito por fora do universo mesmo! Hahahaha Vou dar uma conferida nas primeiras páginas e ver se gosto. Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, não conhecia essa série, mas com essa resenha endoidei por ela! Amo um suspense e histórias que nos deixam agoniados, então não ia perder essa!
    Muito boa a resenha! Bjs <33

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida
    Para ser bem sincera, apesar de gostar suspense, eu não gostei muito da trama do livro, mas como existe o seriado, vou tentar ver o pilot, para ver o que acho.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou!!!!

    Eu achei tão bem fechadinho que nem precisaria de mais livros depois. Não sei pra que continuar... Mas já que vai, a gente lê, né?! rsrsrs

    Adorei a resenha!!! Perfeita!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! ^^
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro. Já coloquei inclusive na minha lista de leituras.
    Cada vez que leio uma resenha fico ainda mais ansiosa pra ler. Um livro com suspense, mistério e ficção científica (talvez esse último seja o que eu gosto menos), tem de tudo para me agradar.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Adorei sua resenha e já tinha escutado falar no livro mas nã faz muito meu gênero, mesmo assim, espero que quem curta o gênero tenha uma boa leitura.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee!!
    Tb curti este livro pelo mesmo motivo q o seu, o ar misterioso e de suspense instiga o leitor a quere descobrir as coisas, e eu sou q nem vc, adoroo ficar tentando descobrir hahaha!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Estou evitando ler series, mas confesso que este livro me chamou atenção. Parece que tem um suspense por trás de tudo... Isto é incrível em uma história.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!

    Eu tinha visto o pilot da série (que tinha vazado) e sofri porque acabei pulando esse lançamento da Editora pra escolher outro x-x ARREPENDIMENTOS AHUAEHUAEUHAE
    Tô muito a fim de ler e comparar com a série (que começou com o pé direito!). E gosto muito de séries que tem um final real em todos os livros, tudo bem ter algumas coisas em aberto pra discutir nos próximos volumes, mas MUITA coisa, ai lasca x-x

    Besos Cida :3

    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  14. Cida menina como assim??? Que resenha perfeita, daquelas que vc termina de ler e quer sair correndo para comprar o livro. Amei cada ponto que vc falou e posso dizer que a tempos não leio um livro nesse estilo, fiquei curiosa demais.
    Não sabi da série de TV, depois me conta o que achou dela.
    Papear do meu interesse, confesso que por ser uma série de livros prefiro esperar que mais alguns volumes sejam lançados assim posso ler seguido =) mas foi bom vc ter falado que nesse primeiro livro as perguntas são explicadas, assim se eu mudar de ideia posso ler logo.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, não conhecia o livro e nem o seriado, mas agora preciso dos dois! Já quero saber o que essa cidadezinha do interior esconde, se ele está louco mesmo, se todos foram abduzidos ou o que seja lá que for. E que bom que o final não é aberto, porque isso me dá nos nervos! Vou ler e assistir!

    ResponderExcluir
  16. Olá Cida tudo bem, adorei a resenha desse livro, gosto de leituras instigantes e suspense, deixa a gente a todo momento atento a leitura, não conhecia o livro é a primeira resenha que leio e chamou muito minha atenção! Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas acho que já ouvi sobre a série por alto!
    Simplesmente amei o enredo, parece super interessante! Sua resenha conseguiu me instigar mais ainda e já estou anotando o nome aqui que nem louca para comprar hahaha
    Amei, de verdade! Valeu pela dica!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei o livro, tenho me interessado bem mais por leituras assim misteriosas e esse livro me pegou. Pena eu não ter mais brecha para colocar ele nas minhas leituras livres, mas gostei muito e está anotado como dica.

    BJO
    http://www.luadeneon.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida.
    Eu não conhecia esse livro, mas o que chamou minha atenção na sua opinião foi o fato da leitura ter terminado e ela ainda continuou te remoendo, valorizo demais livros com essa característica. Adorei todo que envolve esse enredo, principalmente o mistério, quero ler só não sei se vou me segurar pra não assistir a série antes.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas já está na minha lista de desejados!
    Nossa, adoro um suspense bem feito, esse parece ser realmente envolvente. Eu estou super curiosa para saber o que é essa vila, quais são as verdades e mentiras por trás de tudo. E adorei saber que o autor amarrou tudo bem e trouxe um bom final, fechado
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Vi os primeiros episodios da série e não resisti em ler o livro! Achei muito interessante e envolvente, gostei dos mistérios e das explicações, principalmente o final, que uau, me surpreendeu muito! Pensei que fosse algo sobrenatural, mas curti a pegada que o autor deixou em sua obra! Estou louca para que chegue quinta feira para ver outro episodio da série e também anseio ler os demais livros!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, tudo bomw
    Nossa, tivemos uma opinião parecida sobre esse livro. Ele é de dar nos nervos mesmo e eu ficava com o coração na mão sem saber como as coisas se desenrolariam na trama. Concordo com o fato do autor dar umas "viajadas" na história, mas acho que no final de tudo ele manteve o foco e a história me conquistou de uma maneira que não imaginava. Como assim é uma série? Nossa, eu já gostei desse e já estou com as expectativas nas alturas para os próximos.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    Há um tempinho tenho sentido falta de tramas de suspense. Esse livro parece bem interessante e a resenha me lembrou que eu tinha opções além de filmes: livros. haha... parece loucura, mas leio tantos romances que às vezes esqueço dos outros gêneros. A história em si me lembrou Ilha do Medo. Já assistiu ou leu? Essa coisa do lugar restrito, loucura ou realidade.. Bem legal. Anotei aqui como dica de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem??
    Anotei o nome do livro e da série... porque essa é a segunda resenha que leio desse livro e fiquei muito, mas muito mais interessada pela leitura dele... porque você citou todos os ingredientes necessários para compor a leitura maravilhosa... eu adoro um suspense com ficção cientifica... e ainda com uma pitada de distopia melhor ainda... adorei saber de tudo isso e da série... com toda certeza eu vou procurar.

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida, tudo bem?

    Adoro livros com intrigas! Não conhecia o livro e pela sinopse achei que ele não faria o meu estilo. Mas fiquei surpresa. Parece ser uma leitura interessante. É muito bom quando o livro mexe com o leitor e ficamos pensando na história mesmo depois dela ter acabado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!