[Resenha] O Grande Ivan

O Grande Ivan
Título Original: The One and Only Ivan
Autor(a):  Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito (#irado)        Páginas: 288
Lançamento: 2014                              ISBN: 9788581635774
15067847 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

O Grande Ivan, de Katherine Applegate, publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Novo Conceito – selo #irado, é um livro baseado em fatos reais voltado para o leitor mais jovem, mas sua história traz lições para todos nós, indiferente da idade, é uma obra que merece ser lida e admirada por sua mensagem única sobre respeito e amizade.

Você já se imaginou conversando com um gorila? Pois essa é a sensação que tive ao mergulhar nesta leitura, de estar batendo um papo com Ivan. Ele narra sua história, contando como foi viver durante 27 anos preso numa jaula sendo atração de um shopping para entreter os humanos, ou seja, nós. De maneira objetiva e simples, fala como é estar ali dias após dia, o que sente e o que vê.

Ele não vive só, na jaula ao lado há um elefante e também um cão vira-lata anda por ali, Stella e Bob são companheiros do gorila e juntos dividem suas frustrações, acomodados naquela realidade, no entanto, no dia que a pequena Ruby, um filhote de elefante chega ao shopping, as coisas mudam. A juventude dela aliada a sua tristeza por estar longe de outros de sua espécie, despertam em Ivan e nos demais um senso de justiça, uma vontade de se rebelar por sua liberdade e por aquela pequena criatura, há uma necessidade de protegê-la e fazê-la feliz e esta motivação acaba com a rotina e causa um reviravolta na vida de todos.

Ivan conseguiu me tocar,  ver nossa espécie através de seu olhar é um soco no estômago, nossas atitudes em relação aos animais muitas vezes podem ser consideradas estúpidas e insensíveis, eu nunca abusei de nenhum bichinho, mas infelizmente sei que existem pessoas assim, que os tratam como meros negócios e objetos descartáveis, é vergonhoso e triste, assim  este livro  serve como um grito de socorro, um sinal de alerta.

O texto simples que a autora usou é composto de frases curtas, mas carregadas de significados e sentimentos, adorei a forma como fui transportada para dentro do livro e pude mesmo me sentir presa naquela jaula, na pele do personagem, isso aconteceu de maneira sutil e quando percebi estava agoniada como o gorila privado de sua família e de sua liberdade.

Gente, me apaixonei pelo grande e forte Ivan, que gostava de TV e de desenhar. Sua bondade e carisma emanam das páginas, fiquei admirada com sua arte e a capacidade de passar mensagens através de imagens, de sua força de vontade para salvar Ruby e de sua doçura. Ele era muito otimista apesar de sua vida, recusava-se a chamar a jaula de jaula, preferia dizer seu domínio, isso amenizava a dor, mas não o fazia esquecer totalmente. Ele cativa facilmente e seus companheiros também, Bob, o pequeno vira-latas, soube roubar a cena.

A história criada por Applegate valoriza o respeito e a amizade, nos fazendo refletir sobre direitos e deveres, sobre a relação homens X animais. É repulsivo imaginar a frieza com a qual os animais usados para espetáculos são tratados,  um absurdo que me faz sentir vergonha, é injusto tirá-los de seu habitat simplesmente para nos divertir. Eu adoraria ver este livro nas escolas sendo lido por várias crianças, creio eu, que lhes mostraria muitos valores indispensáveis para se tornarem boas pessoas. A linguagem e ilustrações ajudam bastante em sua aceitação por este público, é um livro atraente e de fácil compreensão.

Foi uma leitura que fez diferença, fechei chorando, é um livro lindo,  delicado e comovente. O laço de amizade e lealdade entre as espécies mostra que o companheirismo é essencial para uma melhor existência, a união entre os seres, humanos ou animais, torna a vida menos dura, as experiências divididas mais marcantes e as conquistas mais dignas de comemoração. Embora a questão de justiça para com os animais seja o foco,  esta não é a única lição que você vai aprender.





2leep.com

14 comentários:

  1. confesso que o Grande Ivan esta me conquistando aos poucos, primeiro não dava nada pela história e aos poucos fui me encantando!
    espero gostar

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cida,

    LI esse livro e gostei demais, concordo com você, o assunto principal é a justiça com os animais, mas aprendemos diversas coisas nessa linda história, um livro para todas as idades....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Por motivos maiores (Ane coração mais mole que manteiga que chora vendo vídeos de animais fofos no youtube) não consigo ler livros protagonizados por animais. Ainda mais esse que foi baseado em fatos reais, tipo meus olhos ficam marejados só de ler a sinopse t.t

    Fico feliz que você tenha gostado da leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  4. Olá! Por mais que eu ame animais, fujo que livros em que eles estão presentes. Até hoje ainda fico triste só de lembrar de Marley & Eu, então passarei longe desse livro. Nem li toda a sua resenha para não correr risco com o meu coração de manteiga derretida, sabe?
    Mas tenho certeza que deve ser uma leitura cativante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Não imaginava que esse filme fosse tão lindo. Sério. Depois de ler essa resenha acho que vou tentar pular algumas leituras.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. É difícil entender o ser humano mesmo, viver preso ninguém quer né?! Mas quando se trata dos pobres bichinhos, não dão a miníma.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  7. De primeira, quando vi o livro não me interessei mas depois de tantas recomendações de blogs acabei me interessando, e como você gostou também pretendo ler logo logo!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, que bom que você gostou amiga. Esse livro é tão lindo, de uma delicadeza, e cheio de lições importantíssimas, principalmente para as crianças. Depois de ler, fui atrás de fotos e vídeos do Ivan e aí sim, caí em lágrimas. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Eu também adorei!! Também achei lindo!!!!!!!
    E que linda sua resenha!!!
    Todos deveriam ler este livro!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li O Grande Ivan e amei. É um livro infantil, mas repleto de significados. Simplesmente primoroso.
    Sua resenha ficou perfeita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida

    Ai esse livro é muito amor eu amei a leitura e com certeza deveria ser lido em todas as escolas com toda certeza, adorei conhecer um pouco mais desse universo dos animais e quem dera eles pudessem viver soltos né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Cida!
    Fiquei encantada também com a leitura desse livro.
    Os laços de amizade entre os animais e amor da menininha pelos bichinhos foi enternecedora.
    Sem contar com as gravuras que ilustram várias cenas.
    E saber que Ivan foi um gorila real e inspirou a história, dá mais veracidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, por achar que era um livro muito infantil eu nem tinha dado bola, mas vejo o meu erro agora. O livro parece ser lindo e emocionante.

    Beijos.


    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/


    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  14. Já li algumas resenhas sobre o Ivan e me apaixonei também!!!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo logo!!!!
    Que lindo! Eu já tinha imagino como deveria ser difícil para os animais viverem presos, mas sempre vinha aquela conversa que tá na boca de todos (e muito mesquinha): Ah, tudo bem, os animais não entendem mesmo.
    Ridículo esse pensamente que eu tive, e que tantas pessoas tem.
    Porque afinal, se quando precisamos deles, na maioria das vezes, eles nos entendem, porque não entenderiam que ficar preso é errado, é um roubo de liberdade, um ato tão egoísta e comum!
    Horrível isso.
    Bom, quero MUITOOOO ler esse livro, e espero que ele me mude (quando o ler) ainda mais me minha de tratar os animais. Pois nunca maltratei, mas acredito que poderia fazer ainda mais!
    beeeijos
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!