[Resenha] Meia-Noite na Austenlândia

Meia-Noite na Austenlândia
Título Original: Midnight in Austenland (Austenland #2)
Autor(a): Shannon Hale
Editora: Record                    Páginas: 320
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501404596
Meia-noite na Austenlandia ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Charlotte Kinder é bem-sucedida nos negócios, mas não no amor. Tentando se reerguer após um doloroso divórcio — e ainda obrigada a ver o ex-marido se casar com a amante —, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Sem esperanças, se presenteia com duas semanas na Austenlândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen. Lá, todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes. Todos em Pembrook Park devem desempenhar um papel, mas, com o passar do tempo, Charlotte não tem mais certeza de onde termina a encenação e começa a realidade. E, quando os jogos na casa se mostram um pouco assustadores, ela descobre que talvez nem mesmo o chapéu mais bonito poderá manter sua cabeça grudada ao pescoço. Ao contrário do que se poderia pensar, Pembrook Park se revela um lugar intimidante, e a experiência de Charlotte passa a ser muito diferente da descrita no pacote de férias.

Quando o mundo romântico de Jane Austen encontra o universo misterioso de Agatha Christie, tudo pode acontecer.

Sim! Foi esta chamada na capa do livro que o colocou na minha lista de desejados, afinal como fã da dama do crime não poderia deixar de conferir a mescla de seu universo misterioso com o de Austen, afinal romance, paixão e assassinatos sempre renderam uma boa mistura no universo literário.

Meia-Noite na Austenlândia, de Shannon Hale, publicado no Brasil pela Editora Record, é o segundo livro da autora ambientado na Austenlândia, um local que recria os cenários dos romances de  Jane Austen. Se você não leu o primeiro, não se preocupe, dá para ler este aqui sem problemas e entender bem a história, são livros com tramas independentes.

Charlotte sempre gostou de ler Agatha Christie, mas foram os romances de Austen que lhe permitiram sentir o coração bater mais forte outra vez, já que após anos de casamento, dois filhos adolescentes e uma carreira bem sucedida, ela teve que ver seu marido ir embora com outra mulher e metade de seu dinheiro.

No começo acreditou que aquilo fosse um engano. Imagina? Logo ele voltaria para casa. Só que não foi assim e quando caiu na real, veio a depressão, a tristeza e um coração fechado. Charlotte preferiu deixar as emoções guardadas dentro de si, ao seu ver isso impediria novas mágoas, mas foi difícil manter a promessa depois de ler aqueles livros românticos da autora que imortalizou Lizzie e Darcy. Então ela pensou que não havia problema nisso, merecia uma nova chance, abrir o coração para algo doce mais uma vez. Com a chegada da férias resolveu ousar, presenteou a si mesma com duas semanas na Austenlândia, uma imersão neste universo seria ideal para se renovar. Cavalheiros e espartilhos lhe esperavam.

A narrativa em terceira pessoa de Hale é leve e divertida, mesclando passado e presente em capítulos curtos, ela nos apresenta uma mulher madura que após um divórcio complicado e uma fase depressiva, resolveu se dar uma nova chance de sorrir. Charlotte viaja para aquele local não só para passar férias, mas para uma experiência única e um pouco irreal: viver dentro do cenário de um livro, neste caso vários, e sonhar com algo praticamente inalcançável. A alternância de tempo nos permite acompanhar a recuperação da protagonista, como também saber como foi sua vida anteriormente. Frustrações vindas desde a infância e outras durante a vida de casada são mostradas, percebemos como cada uma delas foi minando a segurança e auto estima de Charlotte no decorrer dos anos.

Eu não sei vocês, mas eu adoraria viver um experiência dessas, só não sei qual livro escolheria para cenário de minhas férias, mas confesso que aceitaria de bom grado uma temporada em Austenlândia, não só pelo romance, mas pela chance de desvendar um crime, pois durante uma brincadeira com o pessoal de lá, Charlotte achou ter visto um corpo num quarto secreto. Assassinato? Parte da encenação? Impossível saber, pois onde fantasia substitui a realidade, nada é o que parece ser, nossa protagonista começou a investigar e isso até ajudou a abrir portas para um romance promissor.

Eu adorei o clima do local, me diverti com os personagens e suas personificações de uma época cheia de pompa e regras sociais, mas ver o crescimento da protagonista foi de longe minha maior satisfação,  ela começou pequeninha e insegura, mas no decorrer da trama foi ficando mais forte. Sofreu, chorou, foi até mesmo imatura para sua idade, mas no final se redescobriu. Os problemas reais nunca a deixaram, mas aquele lugar lhe permitiu se ausentar de sua vida e olhar tudo de fora, permitiu uma visão ampla, objetiva e imparcial. Alguns podem achar Austenlândia uma fuga da realidade, mas eu não, vejo como uma válvula de escape, um lugar para dar um tempo de nós mesmos e de nossa vida. Acredito que todos nós merecemos um descanso desses!

Charlotte é uma protagonista agradável e real, muitas mulheres vão sentir afinidade com seus dilemas, ela é uma pessoa muito boa e honesta, sensível também,  torci por sua felicidade até o final. A autora foi gentil ao escolher seu par, um homem adorável e doce, eu queria um daqueles na minha vida. Suspirem garotas.

O crime em questão não foi O CRIME como eu esperava, eis aqui minha ressalva, então não foi tão Agatha Christie assim, contudo este pequeno mistério deixou a trama interessante, deu o motivo o necessário para que todos que estavam naquele local criassem laços entre si e Charlotte ficasse mais confiante. Não posso deixar de citar que embora não seja no estilo de Agatha, a protagonista provou ser uma leitora assídua da autora, já que seus pensamentos para desvendar o mistério estão de acordo com quem leu os livros da dama do crime e fica querendo dar uma de detetive por aí. (EU).

Para quem não sabe, o livro anterior, Austenlândia, foi adaptado para as telas, recomendo o filme, é fofo, assim como outros inspirados na obra de Jane Austen e ambientados nos dias atuais,  que é também o caso de O Clube de Leitura de Jane Austen. #FicaDica



2leep.com

20 comentários:

  1. Sei que é loucura, mas mesmo sendo uma leitora voraz, nunca li nada da Jane Austen!
    Já assisti ao filme "Orgulho e Preconceito" e me apaixonei. Porém nunca comprei nenhum livro dela para ler. Porém desse ano não passa! Já coloquei os livros dela na lista de leituras de 2015!

    Adoro livros fofos e divertidos, vou colocar esse na lista e aproveitar para ver o filme.
    Beijos e parabéns pela resenha!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Cida =)

    Não sou muito fã da Jane Austen, mas esses livros parecem ter uma temática super divertida mesmo. Infelizmente ainda não li nenhum, mas confesso que tenho muita curiosidade *-*
    Adorei a resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Cida , tudo bem?

    Adorei a resenha, não sabia que já tinha um livro do mesmo tema e filme rsrs fiquei com vontade de ler, e a capa desse livro é linda né! Nunca li nada da Jane e nem de Aghata nas pretendo ler pelo menos Jane Austen esse ano ainda, vamos ver se consigo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho que ler o livro 01 antes o negócio é money para comprar todos os livros que quero RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou fã da Jane Austen e confesso que gostei da resenha desse livro. Me despertou bastante interesse e bem que eu queria também um tempinho na Austenlândia. kkkkkkkk
    Vou colocar na lista para dar uma conferida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida
    eu como já tinha lido o livro anterior da autora, mergulhei de cabeça nesse. E gostei muito mais do que o primeiro.
    O mistério me agradou muito, me vi presa em Austenlândia novamente. Só espero que a autora escreva mais histórias com esse cenário.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, primeiramente as capas desta série é linda né?! Ainda não li o primeiro livro, mas tenho muita vontade! Vi o filme ou a série não lembro muito bem, mas sei que gostei muito!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Vou direto pro final, rsrs. Não sabia do filme!!!!! Choquei, vou atrás dele, quero assistir!!

    Agora voltando. Achei uma Agatha fofa, é o que me pareceu, rsrs. Eu gostei bastante da resenha!!! E assim, de acordo com ela, eu acho que vou gostar mais deste livro do que de Austenlândia. Tem mais a ver comigo. É o que eu senti!

    Amei!!

    Bjks

    Lelê - topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Cida,

    O livro anterior já estava na minha lista de desejados, depois da sua resenha que me deixou bem curioso esse também vai, gosto de tudo relacionado a Jane,,,,,ótima dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser incrível, principalmente por recriar o mundo de um livro que eu adoro e ainda ter a mistura de romance com suspense policial. Sem dúvidas já estou animado para ler.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    nossa já tinha visto este livro por ai, mas nunca tinha parado para ler uma resenha.
    Parece ser legal, mesmo não sendo muito meu estilo

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida! Eu adorei Austenlândia! Mas não gostei do filme haha achei ele estranho, e sei lá! Quero muito ler esse, ainda não tinha lido a sinopse e gostei de saber que dessa vez vai ter um quê de mistério, não sou muito fã da Agatha, por isso qualquer mistério pra mim é válido haha Eu adoraria ir passar férias na Austenlândia *-* também acho só uma válvula de escape como tantas outras que a gente vê por aí! Adorei a resenha e saber que o livro tem as tuas 4 estrelinhas! Beijos!
    www.trocandodisco.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito desses livros que abordam temas como, por exemplo, crimes a serem desvendados. Gostei bastante da resenha e a propósito, você escreve muito bem. Parabéns!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bom?
    Eu nunca li Jane Austen, mas mesmo assim essa série me deixa bem curiosa. Eu também adoraria visitar um lugar como esse onde eu pudesse viver o que os personagens de um livro vivem. Achei bacana que a série não é sequencial e a protagonista do segundo livro chamou minha atenção por ser uma pessoa com mais experiência.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. gostei da história anterior, se seguir a mesma linha também me agradará!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Aiii Cida, já faaaaz tempo que quero ler Austenlandia, nem em inglês achei!
    E agora mais esse! Parece ser melhor que o primeiro, pelas críticas que li!
    Muito legal dar o nome Charlotte, além de lindo é de Orgulho e Preconceito <3
    Fiquei supercuriosa para ler, afinal, é sobre minhas duas autoras favoritas, quero só ver se a Shannon caprichou, rsrsrsrs
    Assim que dar, vou comprar!
    beijãoooo <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, tudo bem?

    Juntando Jane Austen e Agatha Christie já me ganhou rsrs. Adorei a resenha e não vejo a hora de ler e espero gostar.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!!

    Primeiramente amei a capa deste livro, já me chamaria a atenção, e também por se chamar Austenlandia... Jane austen, ai fisgou de vez. E que bom que o livro tem uma história que parece ser muitooo legal, divertida e fofa ao mesmo tempo, apesar dos dramas e dificuldades. Eu já desejo ler estes livros, adorei a trama, eu adoro Jane Austen como a maioria das leitoras e seria um sonho viver essa história e passar uns bons dias na Austenlandia! *-*

    Amei a resenha e vou colocar na listinha os dois livros!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Cida querida que resenha instigante, amei saber sua opinião e com certeza esse livro já está na minha wish list. Vi o filme inspirado no primeiro livro e adorei. Pretendo comprar esses livros em breve.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  20. Adoro tudo que envolve o mundo da Jane Austen, já li seus livros, e assisti séries e filmes baseados neles. Também assisti o filme baseado no livro Austenlândia, assim como O Clube da leitura de Jane Austen, e concordo com você, são realmente fofos. E agora, com certeza, vou querer ler Meia-Noite na Austelândia.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!