[Resenha] Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Título Original: Flights and Chimes and Mysterious Times
Autor(a): Emma Trevayne 
Editora: Seguinte                 Páginas: 312
Lançamento: 2014               ISBN: 9788565765435
voos ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado. Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso. Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...
O pequeno Jack é um menino com tudo e nada. Muito dinheiro, boa educação, uma casa luxuosa e vários empregados ao seu dispor, por outro lado, o pai só trabalha e a mãe fica recebendo visitas todo o tempo, nenhum deles dedica tempo ao filho, seja para ler uma história ou apenas conversar um pouco. Jack sente que os pais não o amam e que viver uma aventura para compensar esta frustração. Fascinado pelas atitudes suspeitas de um dos convidados da mãe e sentindo-se um estranho na própria casa, não vê problema em seguir este homem, o Sr. Havelock, pela ruas de Londres num determinado dia. Através de uma porta oculta na torre do relógio, Jack descobre um mundo paralelo, uma réplica de sua cidade, mas com suas próprias particularidades. Londinium é fascinante, com toda aquela fumaça sufocante e pessoas parte homem, parte máquina,  despertando a curiosidade do garoto e permitindo que ele conheça um novo mundo.

Eu adoro um livro infanto-juvenil, especialmente quando nos leva para um universo paralelo, estilo As Crônicas de Nárnia, As Crônicas de Spiderwick ou mesmo o clássico Alice no País das Maravilhas. Quem não gostaria, mesmo que através das páginas de um livro, conhecer um mundo novo? Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é um destes livros, nos leva para Londinium, no Império das Nuvens,  uma versão steampunk de Londres. O cenário é descrito com maestria e foi criado de maneira muito engenhosa, a mistura humano com máquina foi explicada de maneira convincente e você consegue comprar esta ideia, até mesmo no caso dos seres totalmente mecânicos com sua alma feita de magia das fadas, é muito interessante.

Nesta cidade, com costumes e regras próprias, o povo é dominado pela Senhora, uma mulher poderosa e bela, que me confundiu bastante durante a leitura, eu não conseguia determinar se ela era mocinha ou vilã. No entanto, se ela foi uma dúvida, o Sr. Havelock, não. Desde sua primeira aparição vi crueldade e sede de poder em seus atos, um vilão que assusta e torna-se o maior pesadelo de Jack.

Jack é o protagonista e confesso que no começo não me ganhou, mesmo sendo um menino carente e meio sem rumo, sua atitudes iniciais de fuga e vontade de esquecer o passado soaram como atos impensados, mas conforme ele enfrentou situações adversas, aprendeu e viu o real valor das coisas. Contando com a ajuda de Beth, do Dr. Cataplasma e de Xeno, os amigos que fez no Império, ele amadureceu a acabou salvando aquele lugar da tirania, resgatando um ser mágico e símbolo de esperança. Jack ao salvar aquelas pessoas, salvou a si e aí ganhou minha admiração.

Não posso deixar de citar, que mesmo não sendo protagonistas, os amigos de Jack foram os personagens que mais gostei, especialmente Beth, uma garota mecânica mais humana que alguém de carne e osso, pena estes personagens não terem sido mais explorados.

A leitura é dinâmica e fluida, com um texto leve e uma trama criativa, um pouco de mistério e belas ilustrações, eu já havia lido outros livros steampunk, mas nunca misturados com magia, foi o que mais gostei na obra, pois deu uma aura de fantasia única. Esta história por universos além da imaginação, traz uma mensagem intrínseca sobre amor, ambição e amizade que cai bem no nosso mundo totalmente real.






2leep.com

17 comentários:

  1. Oi Cida!!

    Sempre vejo este livro nas livrarias, ou até mesmo na bienal o vi, e dei uma olhada nele, peguei nas mãos e pensei em comprar, mas ainda não comprei. Não tinha lido nenhuma resenha pra ter uma opinião dele e se é realmente interessante.
    Gostei do que o livro aborda, quando é um infanto juvenil que transporta os personagens por mundos diferentes e mágicos, eu também adoro! Acredito que vale a leitura, parece bem legal =)

    Vou colocar na listinha, principalmente quando buscar algo mais leve!
    Curti demais a resenha viu!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fantasia - steampunk - magia - infanto-juvenil??!!! Tudo isso num livro só??
    É sério??
    Flor, amei a resenha!!!
    Preciso conhecer o (irritante, rs) Jack e sua aventura toda.

    E a capa está tão linda!!! Adorei tudo!!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu amei a premissa e essa capa ta muito linda, ja me faz divagar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já passei os olhos nesse livro por aí mais de uma vez, mas nunca dei muita atenção porque não costumo gostar de livros que não sejam romance. Mas eu gosto muito de steampunk e, após essa resenha, acho que posso acabar gostando dele sim. E a capa é linda ♥

    The fat Unicorn

    ResponderExcluir
  5. Eu também amo ler um infanto juvenil que nos leva para outro universo!
    Puxa, esse livro tem tudo pra me agradar, misturando steampunk e magia.
    Amei a resenha! Um abraço, Cida!

    ResponderExcluir
  6. Que fantástico, Cida. Fiquei namorando essa capa por um bom tempo e me surpreendi. Ela [e prfeita.
    Preciso conhecer mais sobre Jack, o adorei, embora tenha esse lado meio irritante rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida

    Também já li este livro e gostei bastante, sua resenha passou realmente o que o livro me transmitiu !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. A capa desse livro é tão linda!
    Só li um livro desse gênero steampunk até hoje e achei bem legal, gostaria muito de ler esse.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?

    Não conhecia esse livro e acho que nunca li um steampunk, mas parece ser bem bacana. No momento não tô em uma fase de infanto-juvenis, tô pendendo mais pro lado do terror, haha, mas é bom anotar pro futuro.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Cida! Preciso desse livro para ontem. *-*
    Há meses atrás, quando li a sinopse, fiquei super empolgada para ler "Voos e sinos e misteriosos destinos" - basta falar em Londres para começar a me cativar, rs.
    Nunca li steampunk, mas como adoro universos paralelos e fantasia, tenho certeza de que vou amar a leitura!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Já tinha visto o livro, mas essa é a primeira resenha dele que leio. Achei muito bacana, a proposta é bem original e parece ter um enredo que prende bastante. Acho tão bacana quando personagens secundários acabam por nos chamar atenção. Na verdade, quando personagens cativam é uma delícia, a história fica bem melhor.
    Só não sei se leria por agora. Motivo: estou na vibe dos romances melosos e cheios de açúcar. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Oie Cida,
    já vi este livro por ai, e acho a capa tão linda.
    A historia parece ser muito boa. O livro já esta na minha listinha de desejados, mas ainda não consegui adquirir.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida, mesmo você dizendo que o Jack não te ganhou , eu fiquei bem curiosa para conhecê-lo. Essa capa está linda, linda, linda, perfeita. Já coloquei na minha lista de desejados no skoob porque preciso para ontem.
    Ah, e narrativa fluida é tudo! Adorei.

    ResponderExcluir
  14. Adoro tramas criativas, já vi algumas resenhas muito similares as tuas, então acredito que a opinião aqui é quase unânime. Eu ainda espero uma boa promoção dele, pois 29,90 ainda tá muito salgado. Mas é um livro que sem dúvida está na lista de livros que preciso comprar. :D É uma das capas mais bonitas da editora, sem dúvida, chama muita atenção.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  15. O livro parece lindo. Fiquei bem interessada na criatividade da autora. Jack parece um protagonista bem fofo e o que achei interessante foi a cidade paralela. Não sou muito de ler juvenil eu acho. Mas achei bem bonita a capa. Quando vi o lançamento, fiquei curiosa.
    Abraços Cida.
    =}
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Vi esse livro na bienal e confesso que não o comprei porque ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Agora que vi a sua, já sei que iriei comprá-lo quando encontrá-lo pela próxima vez. A capa está linda e a história é do jeito que eu gosto.
    Até logo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, tudo bem?

    Eu ainda não tive tempo de ler este livro, mas pelas resenhas que li ele parece ser realmente um bom livro e espero conseguir ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!