[Resenha] Uma Bruxa na Cidade

Uma Bruxa na Cidade
Título Original: A Witch in Winter (Winter Trilogy #1)
Autor(a): Ruth Warburton
Editora: Leya                       Páginas: 344
Lançamento: 2012               ISBN: 9788580448566
UMA BRUXA NA CIDADE ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Quando o amor e a magia se misturam, quem poderá distinguir a fantasia da realidade?Anna Winterson não sabe que é uma bruxa, e provavelmente zombaria de quem insinuasse algo parecido. Quando ela se muda para a cidade de Winter, começa a descobrir do que é capaz quando usa seus poderes. A confusão começa quando ela conhece Seth, o garoto mais bonito e cobiçado da escola. Numa brincadeira aparentemente inofensiva, Anna o enfeitiça para que ele se apaixone. E, sem querer, acaba deflagrando uma guerra entre dois clãs de bruxos rivais. A bruxinha quer apenas viver seu amor, mas se sua mágica é capaz de controlar a paixão de Seth, ela poderia ser tão monstruosa quanto os seres que estão tentando usar seus poderes em benefício próprio?
Uma Bruxa na Cidade, publicado no Brasil pela Editora Leya, é o primeiro livro da Trilogia Winter de Ruth Warburton.  Aqui conhecemos Anna, uma garota que foi obrigada a deixar Londres e ir viver numa pequena cidade interiorana da Inglaterra após seu pai ter perdido o emprego e não ter mais condições de viver em uma grande metrópole. São somente os dois, já que Anna nunca conheceu a mãe, ela sabe que a mulher foi embora quando ela era pequena e depois foi declarada como morta, nada mais além disso, nome, sobrenome, de onde veio, enfim, a sua família é o pai que lhe ama muito.

Na cidade de Winter, eles vão viver numa casa que carrega a lenda de ter sido a morada de uma bruxa, o que prova ser verdade quando o pai de Anna encontra um velho grimório (livro de feitiços), e em uma noite sem energia elétrica, Anna e as amigas entediadas e bêbadas, resolvem realizar um feitiço de amor. O resultado foi desastroso, Anna ganha o coração do cara mais gato da escola e o ódio de suas fãs. Ela até gosta de Seth, mas não consegue aceitar a sinceridade de seu sentimento, afinal sabe que foi feitiço, só não imagina como deu certo. Na tentativa de reverter esta situação, volta a usar o grimório, despertando assim a fúria de um perigos clã de bruxos locais, mas também consegue atrair a atenção de outros que são bons e tornam-se seus amigos, aliados para uma luta que está chegando. Finalmente Anna compreende a razão de tudo, ela é dona de um poder imenso, ela é uma bruxa.

Eu adoro livros de bruxas, não leio tantos quantos gostaria e faz um tempinho que tinha este aqui em casa, ao receber o segundo resolvi aproveitar para ler os dois de uma vez e curtir uma boa magia. No começo a história me prendeu e se mostrou muito promissora, tendo como cenário uma cidade pequena e cheia de segredos, algo que ajuda, e muito, neste tipo de enredo, além disso a protagonista vivia numa casa digna de filmes de terror e com o estigma de ter pertencido a uma bruxa, mas logo depois do tal feitiço de amor, a trama enveredou por um drama de uma garota adolescente que queria um garoto, mas não confiava nos sentimentos do mesmo. Anna lamentava muito pelo que fez e chorava compulsivamente, em determinado momento estava quase levando um lenços de papel para ela, afinal o que não tem remédio, remediado está. Mas isso não quer dizer que a história saiu de seu foco, a magia, afinal foram as tentativas de Anna de reverter o feitiço que permitiram que ela descobrisse sobre bruxas e como seu poder era perigoso, contudo, o clima sombrio foi deixado para trás.

A narrativa em primeira pessoa pela voz de Anna é fluida, mas senti falta de uma descrição maior das caraterísticas físicas dos personagens, você não sabe bem como são, mas os cenários e resultados dos feitiços são bem detalhados.

Há um mistério no ar, tanto relacionado com a mãe da garota e a razão de seu pai se recusar a falar sobre ela, quanto em relação ao interesse que certos bruxos demonstram pelo seu poder, eles desejam tanto colocar as mãos em Anna que destroem praticamente toda a cidade de Winter. Há uma luta terrível nos momentos finais, que leva muita gente embora e muda o rumo das vida daquela pessoas.

A autora dá um desfecho para algumas situações apresentadas neste primeiro volume, mas deixa outras em aberto, fica claro que Anna vai precisar aprender muito ainda sobre o poder que tem e como controlar sua força, a batalha que aconteceu foi apenas a primeira de uma guerra, que acredito que vá ser muito complicada. Embora alguns pontos não tenham sido explorados como desejei, e a história tenha seguido por caminhos diferentes do que pereceu que seguiria no começo, é uma leitura gostosa e jovial, Anna é uma bruxinha em ascensão e seu lado adolescente lhe traz para nossa realidade, afinal, bruxa ou não, ainda é uma menina cheia de inseguranças, sonhos e que precisa amadurecer.  É uma obra de magia voltada para o público juvenil, assim não muito intensa, é leve, feita para descontrair. Eu gostei e continuarei com a série.




2leep.com

20 comentários:

  1. Oie, Cida!!
    Também gosto bastante de histórias com bruxas, estou bem curiosa para ler esse, mas fiquei preocupada que Anna fique muito chata com todo esse choro. Espero que não!
    bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Queria poder ler mais livros sobre bruxas, mas fico com um pé atrás devido a minha decepção com Bruxos e Bruxas (¬¬'). Acho legal a imaginação de tantos autores quando se refere à bruxos. Ótima resenha ;**

    Abraços.
    Entre Livros Livros - http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é parecido com Bruxos e Bruxas não, pode ficar tranquila.

      Excluir
  3. Oi, Cida!
    Acho que nunca li nenhum livro de bruxas. Gosto do tema e acho que eu deveria dar uma chance a esse tipo de história (meio que cansei dos vampiros e afins hahaha).
    Só não sei se leria agora por ser uma trilogia, mas quem sabe no futuro.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. não me animei muito Cida, confesso que o sobrenatural pouco consegue me prender!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii,
    ahhh eu também adoro livro de bruxas... Na verdade adoro todo esse sobrenatural!
    Estava meio curiosa com esse livro.
    Vou comprar!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    A resenha foi ótima mas confesso que não me interessei muito pelo enredo da história. Esse drama adolescente da personagem não me agradou muito num livro sobre bruxas. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oieeee :)

    Então vamos por partes: Ele gosta dele só por causa do feitiço não é?? Estou curiosíssima para saber!
    Eu não sou muito fã do gênero bruxos e magias (Tanto que nunca quis ler HP rs) mas nesse você me deixou interessada. Talvez eu leia.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Esse livro foi minha primeira experiência com o tema bruxas e apesar de Ana, ser super chata em alguns momentos, eu gostei bastante do livro e estou super curiosa para ler o último livro da trilogia.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vejo a hora de ler o desfecho, ainda mais depois do final do segundo.

      Excluir
  9. Oi Cida..
    Não curto muito a descrição deste livro. Mas apesar disso só vi resenhas positivas deste livro até hoje.
    Que bom que você gostou, eu ainda não li nada da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro esta na minha lista de leitura e espero poder lê-lo em breve. Parece ser uma história ótima.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei essa capa linda e sua resenha está maravilhosa!!
    Eu gosto do tema, mas fiquei curiosa por ser juvenil!! o.O Não me lembro de ter lido algum assim. Pode ser que eu goste bastante!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda, pela sinopse parece um pouco cliche.
    Não sei se é o livro que leria agora.
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida =)

    Li esse livro ano passado e apesar de ter achado a protagonista um pouco irritante eu gostei bastante da história.
    Achei a forma como a autora desenvolveu o enredo muito envolvente e estou bem curiosa para ler a continuação da série.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida :)
    Tenho bastante curiosidade em ler esse livro por ser uma história de bruxas. Eu simplesmente adoro histórias com bruxas. <3
    Há um tempo atrás eu li uma resenha beeeeem negativa desse livro e fiquei com o pé atrás. Segundo a pessoa, o ritmo de leitura é bem lento e a história é bem confusa. Mas como confio muito mais na sua opinião do que na da outra pessoa, acho que a leitura vai mesmo me agradar.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Eu gostei e o segundo foi mais legal ainda, então considero uma série boa. Espero que você lei e goste.

      Excluir
  15. Oi Cida =)

    Este é um livro que tenho muita curiosidade para ler. Adoro histórias de bruxas, assim como você.
    Este livro parece ser bem legal, e apesar de alguns poréns que você citou, parece ser agradável e gostoso de ler. Claro, alguns detalhes deixam com que a leitura que poderia ser ótima seja mediana, mas estou curiosa. Assim que tiver a chance lerei.

    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cida. :)

    Estou com saudade de uma boa história de bruxa e essa me deixou bem empolgada. Gosto de ver o crescimento da personagem e a Anna parece ser bem legal, apesar de chorona, rs.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre o clã de bruxos e o mistério relacionado à mãe dela.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Apesar de ter achado o primeiro livro um pouco superficial, eu acabei gostando bastante da série como um todo. Também curto livros com a temática sobre bruxas e esse livro tem uma certa "leveza". Meu problema é a teimosia da Anna em não buscar mais explicações sobre suas origens. Mas, a história é interessante e o segundo livro possui alguns pontos importantes para compreender o passado da protagonista.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!