[Resenha] A Espada Turca

A Espada Turca
Autor(a): Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta      Páginas: 92
Lançamento: 2010      ISBN:  9788578480387
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
22124198

Leonora nunca entendeu as meias-explicações do avô. Não poderia. Mas, agora, pelo menos sabia por que Martiniano precisara lhe contar essa história. Foi porque, apesar de ele dizer que não acreditava que a Espada Turca voltasse, que a havia afastado, e a todo o perigo, para sempre, sabia muito bem que era possível estar enganado. E, de fato, estava. Ainda mais que, depois da morte do avô, os pais da garota receberam uma visita algo sombria. Uma empregada, que cuidava da casa do velho Martiniano, mas que agora, justamente, estava desistindo do emprego. Ela bem que avisou: Se eu fosse vocês – e fez uma pausa, olhou para +os lados como se vigiasse se havia mais alguém na sala, e só então continuou. – Não deixava a garota nunca mais entrar naquele lugar.

O livro começa com as lembranças de Leonora e seus dias de infância passados na casa do avô Martiniano. Lá a menina viveu momentos únicos, maravilhada com as história contadas pelo avô durante a noite na biblioteca, sobre suas viagens pelos quatro cantos do mundo. No entanto, uma destas histórias, contada após a menina ter uma visão em uma caverna de uma espada mágica, só lhe causou pesadelos. Após a morte de Martiniano, ela deixou para trás aqueles momentos, mas a sensação ruim e os pesadelos lhe acompanharam, e após quatro anos, Leonora resolveu voltar lá e descobrir a verdade sobre a tal espada e sobre a morte misteriosa do avô.

O livro é narrado em terceira pessoa, com um clima de suspense bem forte. Engana-se quem pensa que a história da menina com o avô é doce e cheia de alegria, pelo contrário, é uma história de uma maldição milenar que atormentou um jovem casal apaixonado e atravessou os tempos, levando embora Martiniano, e se Leonora não reagir, levará também seus pais e sua própria vida.

O autor não revela imediatamente sobre a maldição, da mesma forma que Leonora precisa descobrir sobre a tal espada e sua aparição, nós também, então é seguindo os passos da menina que entendemos como tudo começou e a gravidade da existência de tal espada. Há aqui um amor impossível de uma princesa e a crueldade e ganância de um rei, onde o resultado é muita guerra e morte.

Existem muitos elementos interessantes no enredo e foi uma pena o livro não ser maior, na verdade ele tem menos de cem páginas e a história poderia até mesmo ser um conto. Tem início, meio e fim bem delineados, mas eu como fã de mistério e aventura, passaria muitas horas perdida em suas páginas, queria mesmo que o autor tivesse se aprofundado mais na lenda da Espada Turca, em seus efeitos e até mesmo tivesse nos dado mais momentos vividos por Leonora e Martiniano. Mais diálogos seriam bem vindos, para dar uma maior interação entre os personagens.
Como seguimos os passos da menina, nosso maior contato é com ela, e encontramos aqui uma jovem destemida e sem medo da verdade. Ela enfrenta cada coisa assustadora, daria uma boa Indiana Jones nos dias de hoje.

É uma trama gostosa de ler e por seu clima de suspense e mistério, prende fácil. O final é fechado, mas dá espaço para que Leonora viva novas aventuras; ao encontrar o diário do avô, ela toma conhecimento de outras experiências vividas por ele, além desta que temos aqui, então podemos esperar por outros livros da garota exploradora. Ótima leitura para uma noite chuvosa, em companhia da família.




2leep.com

28 comentários:

  1. Não tenho uma opinião formada sobre esse tipo de história. Na verdade, só li dois ou três livros nesse estilo e não me encantou. Talvez por ser uma leitura rápida e superficial deixa a desejar. Acontece tudo muito rápido e fica até difícil de assimilar as vezes. Não conhecia o livro, mas se eu tiver a oportunidade, darei uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Ainda não conhecia o livro, mas sou fã de mistérios! Fiquei curiosa. :)
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de histórias misteriosas, e o que mais me chamou a atenção foi o fato do autor prender a informação sobre a maldição no inicio, é uma pena que o livro tenha sido curto, acredito que com uma trama dessa dava pra ter um aprofundamento bem maior, sendo sincera eu não gostei da capa, mas o livro parece ser bom!!! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Não conhecia o livro e adorei a história. Adoro tramas com mistério, suspense. Fico empolgada e para largar o livro é difícil. rs E ele é fininho, né? Provavelmente dá para ler em um dia.
    Vou colocar na minha listinha.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem fininho sim, dá para ler em uma hora tranquilamente.

      Excluir
  5. Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, mas nunca ouvi dizer que não se deve julgá-la. Então.. Acho que a capa deixou a desejar. Talvez pela cor escura ou pela ausencia de alguns detalhes, não transmitiu, ao menos para mim, qualquer emoção. A história não chamou atenção, nem provocou-me vontade de le-la. Porém, se eu tivesse o livro em mãos, eu o leria.. Talvez mudasse de opinião depois de lê-lo..

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida!
    Quando comecei a ler a resenha, não me atentei ao detalhe das páginas então quando você falou que são tão poucas fiquei chocada, afinal parece ter muita história para tão poucas páginas. rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. não me entusiasmou! não tem nada que me deixe louca para ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me chamou a atenção pela sinopse e resenha, mas se eu o visse em uma livraria não compraria, pois eu vou pela capa, sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas é mais forte que eu e até agora nunca me arrependi de fazer escolhas assim. Quando compro um livro, raramente leio a sinopse dele, é meio que mania ler sem saber nada da história, mas como disse, fiquei interessada pelo livro graças a sua resenha, quero saber a história de Leonora, o que acontece com ela e descobrir tudo sobre o avô dela. Enfim, quem sabe eu encontre o livro em alguma livraria e compre :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    Eu gostei da premissa do livro, mas fiquei triste ao descobrir que tem tão poucas páginas. Não tenho muitas experiencias boas com livros pequenos, pois sempre fiquei na vontade de mais, as coisas ficaram meio superficiais demais. Será que estou enganada? Talvez seja uma série, sei lá!

    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria gostado mais se tivesse sido uma história maior, o autor tinha material em, mãos para isso e não aproveitou.

      Excluir
  10. Adoro blogs literários justamente pelo que você acabou de me provocar, flor... O desejo de conhecer um livro novo, do qual não tínhamos ouvido falar. Sua resenha foi muito legal de ler. Eu senti um pouco do que você provavelmente sentiu ao ler a obra... Aquele ritmo cadenciado de uma narrativa que te prende e, quando vê, acabou (rs). Cheguei ao fim da sua resenha com esse sentimento, kkkk. Que coisa, não? Vim retribuir o carinho da sua visita no meu blog, mas fui presenteada com mais um livro à minha estante de "vou ler" (rs). Obrigada.
    Beijo carinhoso!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom, se você gosta de livros diferentes, as publicações desta editora são bem legais.

      Excluir
  11. Eu não conhecia este livro. A história até parece ser boa, mas eu estou tão cheia de livros para ler por agora que não sei se leria.

    Mesmo assim adorei sua resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    tudo bem?
    Não conhecia esse livro, você me deixou bem curiosa quanto ao mistério dessa maldição. Eu consegui me imaginar ouvindo essas histórias e entrando nessa gruta atrás dessa espada.
    Ótima dica de leitura.
    sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro,mas a trama ,suspense,e os mistério que envolve mim chamaram atenção!
    Mas não uma leitura para o momento!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cids!
    Primeira vez que leio sobre o livro, e já fiquei interessada *_* Somente uma pena ter tão poucas páginas, não curto isso, sempre fico querendo mais, haha

    Beijão,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  15. Hmm, ótimo livro pra quem gosta de mistérios, percebi, eu leria se tivesse um romancezinho, talvez eu dê uma chance por parecer ser um conto e rápido e talvez eu não perceba a falta do romance. ~colocando na minha lista~

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, não se explicar, mas essa história simplesmente não me atraiu, a começar pela capa. Só de olhá-la não tenho vontade de lê-la. Apesar da sua resenha estar bem escrita, como sempre não achei a história interessante a ponto de querer lê-la desesperadamente, mas também não vou descartar completamente a possibilidade. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. acho triste livros pequenos :/ pq sempre me deixam querendo mais... acho q nao custa nada os autores deixarem eles mais completos e agradaveis!! e nao gostei do enredo desse livro :/ nao faz meu tipo

    ResponderExcluir
  18. Eu realmente não curto esse tipo de livro.
    Achei que o enredo pareceu chato, não me atriu nenhum pouco.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  19. A história até é interessante, mas não é a minha favorita...
    Não é o tipo d livro que compraria para ler!

    A resenha foi boa, bem direta, mas não me empolgou!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia esse livro ainda, mas gostei bastante da historia, adoraria ler o livro, adoro aventuras e maldições coisas desse tipo sempre me empolgam, a sua resenhas esta ótima viu, adorei conhecer esse livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Fã de mistérios aqui!
    Primeira resenha que leio sobre o livro, parece ser muito legal! Pensando em comprá-lo agorinha! HAHAHA
    Muitíssimo empolgada!

    ResponderExcluir
  22. A história parece ser bem interessante e promissa, mais a quantidade de paginas não me parece muito bom, talvez o autor devesse explorar um pouco mais cada personagens, e as histórias - Mikarla Vívian

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia este livro, e confesso que achei sua historia bastante interessante e por ele conter poucas páginas creio que além de ser uma leitura leve e rápida, seja uma ótima pedida para se ler, depois de um livro mais "grosso".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Gostei do enredo, e deve ser rapidinho de ler pelo numero de páginas.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!