[Resenha] Ah, O Verão!

Ah, O Verão! (As Quatro Estações do Amor #1)
Autor(a):  Fernanda Belém
Editora: Valentina        Páginas: 256
Lançamento: 2014               ISBN:  9788565859189
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
1518553_404414799689806_1228409410_n
Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!
Ah, O Verão! é o primeiro livro da série As Quatro Estações do Amor, da autora Fernanda Belém, publicada pela Editora Valentina, é um livro jovem e divertido, que vai agradar em todas as estações.

Quando comecei esta leitura, tinha acabado de ler um livro nos mesmos moldes, garota na faixa do quinze anos, que estava passando as férias de verão na praia, junto com a família e amigos, dilemas do primeiro amor, as crises desta idade…, enfim, tudo relacionado ao universo adolescente e fiquei surpresa como não há limites para explorar um mesmo tema, enquanto o primeiro que li não foi nada do que imaginei, este aqui foi além das minhas expectativas, foi uma leitura deliciosa e muito divertida. Mesmos moldes, mas um desenvolvimento totalmente diferente.

Camila estava cheia de planos para aquele verão, iria passar muito tempo com as amigas, badalar nas festinhas com a turma e finalmente conquistar o Rafael, mas os pais resolveram passar um tempo em Búzios na casa de amigos e ela teria que ir junto. Foi uma tempestade, mas mesmo contra sua vontade, Camila foi com os pais. Ela adotou a varanda da casa como seu cantinho particular, e lá ficava escrevendo em sua agenda sobre tudo que sentia e vivia, contudo, quando menos esperava, recebeu uma ligação da melhor amiga, para avisar que uma das meninas de seu grupo havia ficado com seu amado Rafael, aquilo foi um choque enorme, mas depois de chorar e por para fora a mágoa, Camila decidiu seguir em frente, fazer com que aquelas férias fossem as melhores de sua vida. Na companhia da mais nova amiga, Juliana, aqueles dias em Búzios foram inesquecíveis, especialmente quando o Leandro entrou na história.

Narrado em primeira pessoa por Camila, este livro nos traz uma das protagonistas mais alto-astral de todos os tempos e que gosta de pagar um bom mico. É uma leitura leve e fluida, que surpreende com sua vibe de bola pra frente, vamos viver a vida e tirar o melhor dela.

Sinceramente eu acreditei que depois de saber que uma amiga tinha ficado com seu amor platônico, Camila iria ser a garota do mimimi, mas não, ela resolveu dar a volta por cima e este banho de otimismo veio para me alegrar. Mesmo que tivesse suas crises típicas da idade, em momento algum foi algo cansativo, pelo contrário, a cada dilema de Camila eu dava boas gargalhadas, mais ainda quando ela resolvia discutir com seu eu, brigando e corrigindo a si mesma. Ela era sua própria consciência muitas vezes e nem sempre muito elogiosa.

“Leandro riu mais uma vez, um sorriso doce. - Do que ele estava rindo?! 

Só podia ser da minha cara, né?”…
“Camila! Camila! Fala alguma coisa sua avestruz!”

A Camila lembrou a mim mesma durante os famosos quinze anos, em especial nas paixões arrebatadoras que duravam dias, no máximo algumas semanas, mas que eu jurava que eram “intensas”. Vivi muitos primeiros amores, e sofri muito também (por minutos na verdade), foi uma fase de errar na tentativa de acertar. Assim foi nostálgico viver a aventura de férias com Camila, e sei que muita gente vai se identificar com estas cenas de primeiros beijos e amores de férias. O meu momento aqui foi o jogo de verdade ou consequência, que eu jogava como verdade ou desafio. Ai!Ai !Minha gente, que época BOA DEMAIS!!!

A história é muito real, a passagem do tempo tratada de maneira bem natural, mesmo sendo um livro de poucas páginas, eu tive a sensação de viver com a protagonista as duas semanas de férias, parecia mesmo que eu estava em Búzios. A forma com a autora conduziu a trama foi bem crível, deu veracidade para a história, é tudo bem comum, não há momentos absurdos ou de fantasia, e por isso você acredita que a Camila pode ser mesmo sua vizinha, ou colega de escola, alguém bem pertinho de você.

O romance é muito fofo e cheio de expectativas, Camila é do Rio e Leandro de Goiás, ambos estão ali para passar as férias e nem pensavam em algo sério, mas eis que começam um namoro fofo e cheio de descobertas, aí surge a pergunta… Eles vão ficar juntos?

Os personagens mostram bem seus sentimentos e os momentos que antecedem a despedida iminente deixam o coração apertado. A obra tendo seus clichês, os desdobramentos e o desfecho não foram nada previsíveis, eu fiquei surpresa.

É um livro que aborda com sutileza a sexualidade e sua descoberta, a melhor maneira de lidar com isso, Leandro que era mais velho, foi um cara muito especial na vida da garota, gentil, compreensivo e maduro, além de ajudar no amadurecimento da Camila.

Eu gostei desta galera, só mesmo a mãe da protagonista que achei inconveniente e intrometida, mas nada que comprometa a história. Em suma eu amei, Camila virou uma amiga, neste primeiro volume ela teve seu rito de passagem, agora está seguindo caminho para a vida adulta, claro que tem muito que aprender ainda, e com certeza vou seguir suas novas aventuras em Folhas de Um Outono, próximo volume da série. Já conferi o primeiro capítulo, onde encontrei a protagonista um ano depois deste verão.

É um livro direcionado para o publico juvenil, mas eu como leitora mais madura não me senti deslocada, pois revivi momentos especiais de minha adolescência, então recomendo para todos. Encantador!!!





2leep.com

31 comentários:

  1. ai esse livro parece uma graça, to doida pra ler e dar risada. Camila lembra mesmo a gente na adolescência
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. parece ser um livro fofinho, tipo não é algo que me de mega vontade de ler, mas da pra dar uma conferida. sem contar que não gostei muito da capa sabe.

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida!!
    Estou curiosa pra ler esse livro, mesmo ele retratando a vida de uma adolescente, não parece ser cheio de mimimi e briguinhas idiotas, a Camila parece ser uma garota bem pé no chão e o Leandro um fofo!!! Curti muito o fato do livro ser narrado em primeira pessoa, acredito que isso permite a nós leitor desfrutar mais dos pensamentos irônicos da Camila, eu simplesmente amei o quote: "Fala alguma coisa sua avestruz", acredito que vou dar boas gargalhadas ao ler esse livro!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  4. Ai Cida sua malvada....
    Agora quero!!! e minha lista de desejados já está tããão grande...kkkkk
    Acho interessante que as jovens tenham atitudes mais adultas nos livros, pq se torna mais coerente com a realidade, que exige que vc deixe de mimimi e siga em frente... é ou não é?!
    Ai como os tempos de agenda eram bons!!!! saudades!!!
    Adorei!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Camila parece ser uma protagonista bem bacana, além disso, a trama de “Ah, o Verão!”, parece ser bem divertida. Enfim gostei do livro e acredito que vou gostar de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida
    amo histórias que se passam na época do verão. Eu nunca tive um romance "de verão", mas sempre idealizei como seria caso acontecesse rs
    Fiquei mega curiosa com o livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Esse é um livro que quero muito ler, adoro esses romances juvenis. Eles são tão fofinhos e essas descobertas da idade são legais de acompanhar. Achei a capa uma graça! Assim que der vou ler o livro.

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros leves e que não fazem os adultos se sentirem deslocados!
    Ouvi falar desse livro, mas não tinha lido uma resenha dele ainda. Já estou curiosa, poxa!
    Gostei da premissa e do que você passou dos personagens!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ahhh Deve ser bem fofo o livro, ainda não li, mas claro que está na lista de desejados.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/2014/03/livro-quero-ser-beth-levitt.html

    ResponderExcluir
  10. Eu admito que não morri de amores pelo livro, mas ele parece leve e divertido.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Ah, os meus 15 anos!rs Acho que se ler esse livro vou me identificar muito com a Camila quando tinha essa idade.
    É incrível como os livros que a gente menos espera são os que mais nos surpreendem, né? Parece que Ah, O Verão! é simples e agrada justamente por isso.
    Vou guardar essa dica de leitura aqui comigo para quando der um pulinho na livraria procurar por ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Dé, eu tinha acabado de sair de uma leitura com a mesma premissa, e estava decepcionada, comecei a ler com o pé atrás e o livro me surpreendeu de todas as formas.

      Excluir
  12. Olá Cida...Tudo bem??
    Já vi falarem tanto desse livro que estou bastante animada para realizar a leitura ainda por cima por ser uma autora nacional que me deu mais vontade de ler ele. Gostei da sua resenha e descobri pontos que não sabia sobre o livro.
    Beijos e já esta na lista de livros desejados, e esta capa é muito linda =)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Muito legal!
    Adorei sua resenha.
    Sabe que não tinha lido esse livro ainda porque achei que iria me sentir bem deslocada já que se trata de um livro para o público mais jovem? Pois é, acho que meu medo não tem fundamento. Vou dar uma chance para ele.
    bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor,
    Eu quero muito ler esse livro, ele parece ser muito bom mesmo, a capa é linda, li Louca por você da Fernanda e nossa eu amei, e alem do mais a protagonista tem o mesmo nome que o meu é logico que eu não deixaria de ler esse livro né, amei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, vou confessar que até agora eu não tinha muito interesse neste livro, mas estou começando a mudar de ideia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oie Cida =)

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas ele me pareceu ser bem leve e divertido mesmo. Não tenho problemas com livros juvenis demais, já que acho eles uma ótima forma de reviver os bons momentos da adolescência.

    Espero ter a oportunidade de ler ele em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Eu fico toda nostálgica nestas leituras, se me identifico a nota final sempre é boa.

      Excluir
  17. haha amei os quotes ! É o tipo de personagem com quem eu me identifico. Ela parece ser do mesmo jeito que eu ! Gosto de livros High School e dos que envolvem trama adolescente também. Com certeza vou ler ! Amei a Camilaaa uahsuash

    ResponderExcluir
  18. Que linda resenha!! Perfeita!!
    Recebi este livro esta semana e já estou doida pra ler. Ainda mais depois de ver seus inúmeros elogios e nota máxima!!
    Ameiiiiiiii!!

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha! Desde que foi lançado, estou com vontade de ler e desde então só li resenhas bastante positivas. Como você disse, é um livro mais destinado ao público jovem, o que não o desmerece. Deve, sem dúvidas, cumprir seu objetivo como história.

    ResponderExcluir
  20. Saudades dessa época, epoca em que piscava os olhos e já estava amando...
    Quem nunca teve um amor de verão??!!
    Eu tive vários, todo ano! Hahahahaha

    Já li várias resenhas legais desse livro, gostei muito!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, era jogar verdade ou desafio nas tardes de domingo, que vinha uma paixão

      Excluir
  21. Eu nunca li um livro desta autora, já vi algumas resenhas que não fora positivas sobre seu livro "Louca por Você" por isso nunca me interessei muito, mas depois que você deu a entender em sua resenhas que "Ah, o verão!" é bem diferente do que vemos por ai, então acho que vou dar uma chance. Eu amo clichês, mas de vez em quando é bom ler algo diferente.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  22. Nossa Cida, 5 estrelas? Tá certo que o livro já havia me deixado curiosa. Gosto de um dramazinho adolescente, ainda mais quando bem escrito. Mas agora preciso ler, porque confio demais no seu gosto e se você curtiu, creio que eu também vá. Esta é a primeira resenha que leio do livro e gostei demais de saber dos detalhes. Valeu. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Foi isso mesmo, ao ler dois livros do mesmo gênero a comparação foi imediata, por este ter superado o outro em todos os aspectos não consegui dar menos de 5, pode até se que outros leiam e não sintam tudo isso, mas eu levei em conta como a autora conseguiu levar bem a trama, frente a outra que não conseguiu, aí já viu, o momento me fisgou.

      Excluir
  23. Sabe que eu fiquei lindamente com o pé atrás com esse livro?!?! #ProntoConfessei Mas, pelo visto, foi puro preconceito literário... #QuemNunca Sua resenha me animou a coloca-lo na lista de leituras possíveis quando quiser relaxar e dar boas risadas!

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir
  24. Gostei do livro ,uma leitura leve divertida e do enredo , sua resenha foi a melhor que já vi,parabéns!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da premissa deste livro e já está na minha lista de próximas leituras.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que a leitura foi agradável. Gosto de livros assim, pelo simples fato de fazerem bater aquela saudade da adolescência. A dica está mais do que anotada, pois mesmo não estando mais nessa fase, eu adoro relembrá-la.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Eu também não tenho a idade do público desse livro, mas achei a história totalmente deliciosa.
    A autora soube criar uma protagonista divertida e condizente com a idade que tem. Também revivi ótimos momentos da minha adolescência lendo Ah, o Verão! Muito indicado para todas as idades porque lembra uma das melhores épocas de nossas vidas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!