[Resenha] O Segredo de Ella e Micha

O Segredo de Ella e Micha
Título Original: The Secret of Ella and Micha (The Secret #1)
Autor(a): Jessica Sorensen
Editora: Geração      Páginas: 264
Lançamento: 2014      ISBN:  9788581301822
Ella-e-Micha-teste-3-202x300


Que terrível segredo separa Ella, uma garota que foge do passado, e Micha, um rapaz apaixonado e disposto a tudo para reaver o seu amor? Ella e Micha se amam desde a infância, mas um trágico acontecimento muda o rumo de suas vidas, afastando-os. Ella adota uma nova personalidade para fugir de seus conflitos, mas não vai conseguir enganar os outros e a si mesma por muito tempo, fingindo ser quem não é, e negando o amor que sente por seu amigo. O passado de Ella contém Micha, mas Micha não quer ser só o passado de Ella, e sim, seu futuro. Nessa história envolvente, que empolgou jovens no mundo todo,  Jéssica Sorensen ilustra de modo sensacional o universo dos conflitos juvenis, onde há rebeldia, problemas familiares, traumas e solidão, mas também o prazer das descobertas sexuais, a vivência do amor e a superação.

Quando a Geração Editorial anunciou o lançamento deste livro foi um alvoroço, eu não conhecia, mas pesquisando um pouco, vi que o livro tinha uma ótima classificação no Goodreads e o pessoal daqui que leu em inglês também havia gostado. Assim como fã do gênero new adult – um dos meus vícios literários atualmente – eu não poderia deixar de ler e quando recebi logo passei na frente de outros livros, no entanto não encontrei o que imaginei, e mesmo tendo achado legal, eu esperava bem mais.

Conhecemos aqui dois jovens, Ella e Micha, amigos desde infância e sobreviventes de uma realidade problemática e muitas vezes arriscada. Ambos cresceram em um ambiente dominado por drogas, álcool, violência, famílias sem nenhuma estrutura e falta de perspectiva de vida.

A mãe de Ella sofria de transtorno bipolar e quando morreu de maneira trágica, quase levou a filha junto. A garota por pouco não cometeu suicídio, e se não fosse o amigo Micha impedir seu pulo de uma ponte, nem sei o que seria dela. Naquele dia eles cederam à um sentimento mais forte, além da amizade, mas por estar tão triste e deprimida, Ella fugiu, não deixou endereço, nem telefone e Micha ficou de coração partido.

Durante quase um ano, ele a procurou, ao passo que ela enterrou bem fundo sua personalidade arredia e rebelde e criou para si uma personagem de garota certinha e estudiosa, tornando-se uma aplicada estudante universitária em Las Vegas, mas com a chegada das férias da faculdade e sem dinheiro para nada, Ella teve que voltar para a cidade natal. Sua fuga havia chegado ao fim, era hora de encarar o amigo apaixonado que abandonou, bem como decidir qual personalidade era seu  eu verdadeiro.

O livro é narrado em primeira pessoa por Ella e Micha, em cada capítulo temos a chance de conhecer o ponto de vista de um dos protagonistas e assim tentar entender melhor seus sentimentos e motivações. Embora isso permita que possamos ir mais fundo em cada acontecimento, não foi o que aconteceu, achei superficial, não consegui me conectar com os personagens e nem me emocionar com seu universo problema.

Por mais que a autora tentasse mostrar que Ella era uma menina perturbada e que precisava de ajuda, a rapidez com que a personagem mudava de opinião e reagia à tudo quebrava este clima. Ella voltou para a cidade disposta a nunca mais ser como era antes e afastar Micha totalmente de si, mas bastava ele se aproximar e falar “mocinha linda”  (apelido extremamente irritante), que ela já estava em seus braços, e aí, era beijos e mãos bobas para todo lado. Faltou conflitos mais bem trabalhados, mas empecilhos.

Ella não tem uma personalidade forte, nem a opinião tampouco, cedia muito fácil. E Micha mesmo sendo sempre o porto seguro de Ella, não era maduro o suficiente, as crises dos dois pareciam brigas de duas crianças irresponsáveis.

Mesmo assim é aquele tipo de livro que você não consegue largar antes de terminar, li em uma tarde, pois queria saber se estes dois iriam ou não ficar juntos, mesmo ficando irritada com a  forma que ambos se comportavam, eu sempre torço pelo final feliz, mas neste tipo de livro, isso nunca acontece antes de muitos dramas, e aqui não foi diferente. Acompanhamos com o casal não só os dilemas do romance, mas também sua vivência em família, que aqui é puro caos, Ella lidava diariamente com o alcoolismo do pai e falta de apoio do irmão e Micha com as dificuldades de crescer com um pai ausente e depois ter que encontrá-lo novamente com outra família.Problemas e mais problemas, aliviados com bebidas e rachas, e outras vezes com a amizade sincera de Lila e Ethan, personagens secundários que curti mais que o casal de protagonistas. Vejam bem que existe uma situação caótica que os cerca, mas a autora não foi fundo neste ponto, se ela tivesse focado com mais intensidade, eu teria conseguido sofrer com os personagens, o que não ocorreu.

Há ainda a questão do segredo de Ella e Micha, algo que aconteceu na noite em que Ella quase se matou, eu imaginei muitas coisas, mas nem de longe o que a autora preparou, confesso que foi algo bem simples comparado ao furor que cercava este mistério.

A obra aborda temas polêmicos, e mostra como a falta de uma estrutura familiar afeta muitos jovens, alguns até conseguem ficar firmes e resistir, mas nem sempre isso ocorre, e nosso casal é o exemplo claro de duas pessoas que sofreram muito, cometeram muitas bobagens e tiveram que aprender a sobreviver por conta própria. O final foi agradável, sinceramente depois de altos e baixos, eu fiquei feliz com a escolha da autora, foi um passo ousado, mas que mostrou que ela pretende amadurecer o casal, dando lhes a chance de um futuro melhor. Não nego que queria algo mais pesado e tenso, queria mesmo me emocionar, realmente não foi como pensei que seria, mas mesmo assim recomendo que leiam e tirem suas conclusões,  é um romance para ler de maneira despretensiosa, muita gente adorou e achou o romance uma doçura, mas para mim poderia ser mais dramático. 


2leep.com

28 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler este livre pelo simples fato de haver um segredo. Estou super curiosa agora e pretendo dar uma chance á ele futuramente.

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, eu adorei este livro e li muito rápido, haa esse segredo não tem nada a ver né... Quero ler o segundo volume e achei que a capa ficou linda!!
    Gostei muito da amiga de Ella e Ethan e quero conhecer os dois melhor..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-poseidon.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    já ouvi falar deste livro, mas confesso que não estou muito curiosa sobre ele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ficando chateada u.u quero muito ler esse livro e parece que todo o mundo já leu :( , conheci em e-book , eo Brasil publicou né rs espero ler ele em breve .

    ResponderExcluir
  5. Ai que resenha incrível mulher!!
    Eu não adorei, mas também não deixei de gostar. Acho que é o que você disse, despretencioso.
    Gostei da Ella, acho que por isso curti o livro.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. vou ser sincera, primeiramente o livro me incomodou bastante, toda a comoção em torno dele me deixou de pé atras tanto que não sei se leria
    confesso que a capa também não foi a que eu sonhava para o livro, mas fico feliz em saber que a continuação sai em breve, como foi divulgado pela editora, assim os fãs podem se deliciar

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Expectativas podem até atrapalhar, uma pena que não foi tudo o que você esperava. Eu fiquei encantada. Alguns detalhes até me incomodaram um pouco e acabei dando 4 estrelas, mas virou um dos meus new adults favoritos.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Putz, parabéns pela resenha.
    Esse livro estava estancado em tudo quanto era lugar e simplesmente me senti atraída pelo titulo, e por saber que era um gênero New Adult, mas após muitas resenhas lidas resolvi deixa-lo de lado. É claro que a história deve ter conquistando alguns, mas tenho certeza que não sera o meu caso, sei lá, preciso de historias mais firmes, e para um new adult esse livro deixou muito a desejar .
    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar do livro e da autora, mas ainda não tive chance de ler, já é definitivamente um livro que eu tenho que ler de qualquer jeito, apesar de ver resenhas positivas e não tão positivas :c

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Tô bem curiosa para ler esse livro pela temática. Eu curto New Adult e esse tem uma história bem atraente. Uma pena não ser tão dramático, adoro um bom drama. rs
    A única coisa que me incomoda é essa capa. rsrs Vejo muita gente falando que é linda, mas não consigo gostar. =/
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Eu comprei esse livro também por causa de todo o alvoroço em torno dele, eu adoro o New Adult que já se tornou um dos meus gêneros favoritos. Eu estou curiosa, mas vou deixar a leitura para depois porque ainda não sei vontade de ler, só espero não me decepcionar. :D

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  12. Olá Cida,
    Engraçado já estava desligando o pc para ir terminar a leitura desse livro. Mas, antes resolvi passar no seu blog e posso dizer que até agora minha opinião bate com a sua a respeito do livro. Acho extremamente irritante ele chamando Ella de "mocinha linda". E o casal secundário convence muito mais mesmo. Bom, vou lá ver o desfecho da obra. Beijos

    Lucas, Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho curiosidade para ler quanto mais que estou lendo bastante resenha desse book.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai céus, esta é a primeira resenha que leio que aborda o lado mais psicológico da trama. Confesso que agora fiquei morrendo de medo de ler o livro, porque você apresentou diversos aspectos que me são muito familiares e é capaz de eu ficar muito mexida. E agora.. leio ou não? kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,
    tudo bem?
    Eu estou apaixonada por essa história. Já li várias resenhas e todas foram muito positivas. Por isso estranhei quando li a sua. Mas eu entendo, eu estou cheia de expectativas com essa história, como você estava. Tomara que eu goste e não me decepcione
    Vim conhecer o seu blog, é a primeira resenha que leio e gostei muito do seu texto.
    Já estou te seguindo.
    Vem conhecer o meu Cantinho.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu me encantei pelo livro assim que ele foi anunciado como lançamento. A capa é linda, a sinopse super empolgante e o melhor de tudo, ele é um new adult! Não tinha como não ficar louca por ele. Comprei na primeira oportunidade que tive. Mas depois de tantas resenhas positivas, fiquei com um medinho de iniciar a leitura. Minhas expectativas estão lá em cima e isso pode me atrapalhar, assim como aconteceu com você. Os temas abordados são bem interessantes, espero que ele não me decepcione.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, tudo bom?
    Li esse livro e gostei bastante da história. Foi o primeiro New Adult que li e confesso que a história me conquistou. Ella e Micha são duas pessoas com muitos problemas e tiveram que superar muita coisa na vida. Isso foi o que mais gostei no livro. A narrativa é fluída e muito tranquila.
    Eu entendo os aspectos negativos que você citou, principalmente sobre o que aconteceu na ponte.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Cida =)

    Estou vendo muitos comentários sobre esse livro ultimamente, e as resenhas estão bastante divididas. Li resenhas bastante positivas e outras nem tanto assim, mas que ainda conseguiram me deixar curiosa para saber um pouco mais da história.

    Gosto de livros que abordem temas polêmicos e por conviver com uma pessoa bipolar sei bem como é complicado algumas coisas ...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Também fiquei com bastante vontade de ler este livro quando lançou, sempre vejo muitos blogs recomendando e quase sempre fazem resenhas positivas! Eu acho o enredo bem interessante, fiquei curiosa para conhecer os segredos mas achei uma pena o livro não ter atingido as suas expectativas, pretendo ler em breve e acho que vou começar a ler sem grandes expectativas, para não me decepcionar :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, é por ter encontrado em várias resenhas esse "gostei, mas esperava mais", que minha empolgação por esse livro praticamente desapareceu. Estou super empolgada com os NA e quando vi o lançamento desse livro e procurei a cotação no Goodreads me animei.
    Não digo que não lerei, só não tenho mais tanta pressa.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Cida estou lendo o livro e to bem no comecinho e não sei o que achar ainda, mas a leitura esta agradável, as folhas correm, espero gostar e dar pelo menos 3 estrelas assim como vc
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi,é uma pena que o livro não tenha funcionado tanto com você, eu ainda não li, mas estou super ansiosa para poder, ele tem uma capa linda, espero poder ler em breve, a historia parece ser bem bacana, quero muito conhecer melhor Ella e Micha, o bom é que pelo menos você gostou do livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei do livro, mas realmente o segredo em si não foi lá essas coisas... eu também imaginei muito mais! rsrs
    Amei a Lilo e o Ethan, deu até vontade de ler uma história só deles!

    "Faltou conflitos mais bem trabalhados, mas empecilhos." (era para ser "mais"?)
    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia esse livro, mas achei sua resenha interessante. Esse não é um livro que eu daria preferência na minha lista de leitura, mas é um que eu gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  25. Li esse livro tem um tempinho e para mim funcionou a narrativa, os personagens... tudo. A leitura dele foi rápida e como a maioria das meninas me encantei pelo Micha e não vejo a hora de ler a continuação. Achei que a Ella me irritaria um pouco, mas foi tudo bem.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  26. Eu necessito desse livro. A história parece exatamente do tipo que gosto.
    Sem falar que eu achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  27. Esse é um livro que eu estou muito ansiosa mesmo para poder ler. Eu só vou poder compra-lo em maio e já estou em depressão em pensar que vou ficar esse tempo todo esperando.

    ResponderExcluir
  28. Oiii, gostei da resenha, ganhei esse livro em um outro sorteio e pensei que não fosse gostar muito da história, mas até me identifiquei... confesso que o começo é um pouco confuso, mas depois dá pra ir pegando o jeito rs

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!