[Resenha] Trono de Vidro

Trono de Vidro
Título Original: Throne of Glass (Throne of Glass #1)
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record      Páginas: 392
Lançamento: 2013     ISBN: 97885010401380
936706_10151545693552713_428236506_n
Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, um jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

Quem não gosta de uma aventura vivida na era medieval?
Trono de Vidro, primeiro livro da série de mesmo nome da autora Sarah J. Maas, foi publicado em 2013 no Brasil, pela Editora Galera Record  e posso dizer tranquilamente que foi a  minha melhor leitura de 2013.
Celaena Sardothien, dezoito anos, órfã, criada pelo rei dos assassinos, condenada a prisão perpetua como escrava nas minas de sal de Endovier. Ela é a assassina de Adarlan, a melhor em sua profissão, no entanto a traição a levou à prisão. Açoitada diariamente, conta apenas com a boa vontade dos outros presos para cuidar de suas feridas. Celaena é forte, mas até quando será possível aguentar esta vida? 

Mas eis que surge uma oportunidade única, participar de um torneio real. O jovem príncipe Dorian Havillard, lhe oferece uma vaga nesta competição, se vencer, a assassina irá servir o rei durante quatro anos e depois será livre. Dividida entre a morte na prisão ou na competição, Celaena assume a identidade de uma ladra de jóias e resolve aceitar a proposta do príncipe.
A premissa inicial é esta, a assassina lutando em um torneio por sua liberdade, mas não pensem que ficamos presos aí. Enquanto a disputa transcorre, conhecemos esta mulher de fibra e caráter, uma assassina sem igual, dona de um coração enorme e justo e muito feminina. Celaena é uma grande controvérsia, uma mulher completa, que vai derrubar os rapazes e ser a heroína das moças.
Celaena é assim, tem a todo momento pensamentos estratégicos, ela olha um cenário e imagina mil formas de fugir e matar quem esteja no caminho, mas logo desiste e pensa que no palácio de vidro as coisas podem não ser tão ruins assim. Lá ela recebe o treinamento para o torneio, como também belos vestidos. A transformação de dama para assassina é incrível, Celaena incorpora muito bem a mulher que luta na arena, quanto a que vai aos bailes ou aquela que acorda feliz com um saco de doces. É aqui que vemos a versatilidade da mulher, que luta pela sua vida sem nunca deixar a feminilidade de lado. E tem mais, Celaena é sensível, matar é sua profissão, não sua definição, se sua vida tomou este rumo não foi por escolha, há algo maior por trás de tudo, um destino a ser cumprido. Celaena é inteligente e sarcástica, mas também pode ser romântica e amiga.
Sim! Há romance no ar, um triângulo amoroso formado pela assassina, o capitão da guarda Chaol e o príncipe Dorian, mas não pensem naquelas disputas tolas e com a mocinha em dúvidas. Celaena sabe quem quer e este amor cresce aos poucos, de maneira doce e muito consciente. Seus pares são homens muito belos e interessantes. Chaol, um nobre leal a seu melhor amigo Dorian, que tenta de todas as formas resistir e não confiar na moça, mas ao ver que ela é boa, acaba cedendo, sendo não só um homem apaixonado, mas um amigo. E Dorian não resiste, ele cai de amores e mostra o que deseja. Os dois são lindos, honestos, apaixonados cavalheiros, sinceramente eu não consegui escolher meu preferido.
Toda a narrativa é cuidadosa em delinear cenários, enredo e personagens, é densa e mostra em detalhes tudo e todos. O cenário é visual, com tudo que uma aventura medieval tem direito. Os personagens fortes, obscuros e profundos, que mostram suas camadas no decorrer da trama. Vilões e mocinhos notáveis, embora os vilões sejam revelados pouco a pouco. Há destaque para as mulheres, além de Celaena, temos a princesa Nehemia e a rainha Elena, todas mulheres de fibra e guerreiras (literalmente).
O enredo então é completo, aventura, mistério, romance e o melhor, magia. No decorrer da história o torneio mostra-se mesclado com assassinatos terríveis, perfeitos rituais de uma magia antiga, usada tanto para o bem, quanto para o mal, assim a nossa protagonista além de ter que vencer, precisa desvendar os crimes e os segredos mágicos de Adarlan. Tudo está ligado.
A narrativa é em terceira pessoa e foca principalmente em Celaena, mas permite uma visão geral de tudo.  Os desdobramentos são excelentes, a autora vai inserindo a cada página mais e mais conteúdo, tornando sua história mais forte e intrigante. É instigante e envolvente, com clima de traição e perigo iminente no ar. Sem apelos dramáticos, tudo na medida certa. As cenas finais são de tirar o fôlego, a decisão do torneio lembra o filme Gladiador e depois chegamos ao desfecho, que é carregado de sentimentos e também conta com a formação de novas alianças, fecha perfeitamente o volume, sem aquele temido cliffhanger, o final é redondinho, com elementos que atiçam nossa vontade de reencontrar Celaena e toda esta turma.
Considero o melhor livro que li em 2013 pela união de tantos elementos que amo, de forma bem feita e formando uma história que agrada plenamente e encanta. A série é grande, mas vale a pena, não é todos os dias que achamos uma história tão consistente e rica.
“Celaena estava a menos de 3 metros do rei de Adarlan. Liberdade ou morte estavam sobre aquela mesa. O passado e o futuro de Celaena estavam sentados sobre um trono de vidro.”




2leep.com

41 comentários:

  1. Oi Cida,
    já ouvi falar mto bem deste livro e estou curiosa para lê-lo.
    Adorei sua resenha, só me fez ficar ainda mais curiosa rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida. Eu não conhecia "Trono de vidro". Já estou apaixonada pela estória de Celaena, Chaol, Dorian e os outros personagens. Fiquei curiosa para saber quem é o escolhido de Celaena. Eu amo estórias, que tenham um pouquinho de vários gêneros literários. Não pude deixar de pensar no gladiador também, apesar de ter lembrado da Xena, foi assim que imaginei Celaena.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, no quesito guerreira de bom coração podemos citar esta personagem, eu falei de Gladiador pois a luta que Celaena participa é de vida e morte.

      Excluir
  3. Adoro triângulos amorosos decentes, do tipo que não coloca a mocinha como um objeto a ser disputado pelas duas outras pontas, mas sim de forma ativa. Gostei da premissa central do livro, parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há a disputa, um deles prefere ficar como amigo fiel mesmo e que lealdade ele demonstra, só não sei como ele vai permanecer dos demais livros.

      Excluir
  4. Estou bem dividida em relação a esse livro. Primeiro porque não gosto muito de livros que se passam em cenário medieval, mas por outro lado, eu gostei dessa protagonista. A Celaena parece ter algo que a diferencia das heroínas que costumamos ver e confesso que pensei que fosse um homem na capa do livro, mas ela parece ser uma mulher de fibra, apesar dos pesares. Não cheguei a conclusão alguma ao terminar de ler porque ao mesmo tempo que parece ser uma ótima história, completa e envolvente, faz parte de uma série. Estou procurando evitar, mas caso eu tenha a oportunidade de ler, o farei sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Eu estou louca para ler esse livro, mas ele estava tão caro no lançamento da Bienal que eu acabei desistindo de comprar por um tempo. Também vi que a série é bem grandinha mas isso não me desanimou não, assim que estiver num preço justo em me entrego a essa leitura.rs
    Tenho certeza de que vou amar a Celaena, adoro personagens fortes como ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o preço está mais acessível agora, usa o compare e compra que coloquei no post, achoque vai ajudar.

      Excluir
  6. Confesso que este livro me chamou bastante atenção e ao ler sua resenha, fiquei com muita vontade de ler! Adoro livros de aventura, magia e um pouco de romance, estes são meus preferidos sempre! Achei o enredo muito interessante e gostei do perfil da protagonista, uma garota bem forte! A resenha ficou ótima! Vou incluí-lo na minha lista de livros que quero ler este ano! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, eu adorei essa resenha. Eu já tinha vontade de ler este livro e agora eu sei que preciso lê-lo o mais rápido possível. A única coisa que eu não gosto muito neste livro é a capa, mas tudo bem rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cida, da pra ver que vc adorou a leitura desse livro, é muito interessante quando um livro consegue nos prender tanto assim!
    adoro quando você coloca que a trama é uma junção de bons elementos... essa complementação é que torna a história única e mesmo sendo uma série não é desgastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Cida!
    Não faz muito meu estilo de livro, mas vou add na lista para se der, um dia ler!
    Resenha incrível, como sempre

    Feliz 2014 e Muitas Leituras Maravilhosas
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    O livro parece ser ótimo!!! Acho que vou gostar principalmente porque, como você falou, ele tem de tudo, aventura, romance, magia... Quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto de tudo que envolva histórias medievais. Achei a proposta desse livro bem diferente por se tratar de uma assassina.
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada.
    beijos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Cida
    ah que legal encontrar mais uma fã da saga, e que também achou que foi a melhor leitura de 2013 (no meu caso ela dividiu espaço com Todo Dia rs).
    Essa saga é completa, e eu amei demais. Fora que o triângulo não é aquela coisa forçada, dá pra sentir o envolvimento com os dois, e espero que no próximo livro a Celaena fique mais próxima do Chaol.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virei fã mesmo, não pensei que fosse gostar tanto do livro, estava sentindo falta de uma série tão empolgante, Os instrumentos mortais está chegando ao fim e já achei outra para colocar no lugar.

      Excluir
  13. Oi Cida,

    Esse será um livro que vou ler nesse mês, estou sempre lendo resenhas tão positivas que cada vez fico bem curiosa pela leitura, pra descobrir o que vou achar dessa leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Hey Cida!
    Desde que a Galera lançou o livro eu vinho tendo interesse por ele, mas ainda não pintou a oportunidade para comprar :/
    Gostei de saber que a Celaena é a tipica mulher de fases!
    Letras & Versos
    Temos uma Tag para você >> http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/01/tag-meu-ano-literario.html

    ResponderExcluir
  15. Cida!
    Muito boa e detalhada a resenha.
    Gosto de romances medievais e com um heroína forte, lutadora e ainda com dois homens disputando seu amor, deve ser fantástica.
    Ah! Quero poder ler não apenas esse livro, mas toda a série.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    João Pessoa/PB – Brasil
    @rudynalvasoares

    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cida. Quanto tempo não venho aqui o Moonlight <3
    Bom, eu adorei a premissa do livro, é bem interessante. A sua descrição da personagem já me deixou interessado, pois adoro personagens com esses traços de valentia. Acho que esse livro reúne várias coisas boas, como você ressaltou na resenha. Tá na listinha de 2014 já <3
    Beijos
    Lucas ~ Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  17. Nossa Cida, que resenha é essa?! Tá certo que já li e ouvi falar muito bem de Trono de Vidro, mas agora você arrasou meu coração. 2 corações? Uau! Melhor livro de 2013? Uau! E por que eu ainda não li ele? Melhor não responder.. kkk vai para a minha listinha urgente.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cida!
    Gostei muito de sua resenha. Este livro já estava na minha lista de leituras, pois achei a capa incrível e a sinopse muito interessante. E a sua resenha conseguiu atiçar ainda mais a minha curiosidade.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cida! Tudo bom, amiga?
    Olha só a sinopse desse livro já me conquistou, mas ao terminar de ler sua resenha eu já to roendo as unhas pra ter ele. rsrs Sério, pelo que li aqui o livro parece ser daqueles que marcam com a historia contada.
    Essa historia de dois belos homens brigando pelo amor de uma mulher é cativante. hauhauahau
    Adorei a resenha.

    Beijoss
    Jaque - Meu Livro, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  20. Nossa, todo mundo falando nesse livro, e você não é a primeira que o coloca como melhor leitura do ano. Estou mega curiosa para lê-lo! A protagonista parece ser mesmo incrível, sou fiquei meio contrariada de saber que tem um triangulo amoroso, estou cansada deles!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Uau, é a palavra que tenho para esse livro.
    Não o conhecia, mais quando o vi aqui fiquei babando por essa capa hehehe e quando eu li a sinopse fiquei impressionada com a estória, de pois de ler a resenha ... Bom, creio que ele se tornou o meu primeiro livro de desejos desse ano :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Está na minha lista faz tempo, vou comprar logo ;)
    Todos falam muito bem do livro!

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  23. Está na minha lista faz tempo, vou comprar logo ;)
    Todos falam muito bem do livro!

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  24. Essa história é realmente de tirar o fôlego., incrível. Adorei!!!!! Depois que li o primeiro volume foi que descobri o tamanho da série, o que achei bem frustrante, mas somente por causa da demora na publicação dos volumes subsequentes..Aff, essa espera é de matar!!!!!! A propósito, ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem grande sim, mas eu gostei tanto que vou acompanhar, o problema é a espera como você citou. Bjos!

      Excluir
  25. Oi Cida, já tinha lido outras resenhas e todas elas falavam super bem do livro. Tô louca para conferir, adoro personagens fortes e com opiniões. Odeio aqueles personagens que ficam a metade do livro fazendo doce. kkkkkkkkk

    Beijos e um feliz 2014 atrasado!
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Como vou dizer?! Não sou fã de era medieval. Mas também nunca li algo do tipo. Infundado, né?!
    O fato é que não me atrai muito, ainda que eu tenha ficado interessada nos elementos destacados pela sua resenha. O romance então... uma das minhas coisas preferidas. E a magia também. Boa pedida para os fãs!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  27. Noossa, quase sem fôlego só de ler a resenha.
    Deve ser uma aventura e tanto. Por incrivel que pareça não tinha lido nada a respeito do livro
    e adorei, me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  28. Eu me interessei pelo livro, sem falar que adorei a capa.
    Só tinha visto a capa em alguma postagem antes, gostei da sua resenha. =)
    Beijos.
    www.some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  29. Fiquei muito interessada por esse livro. *-*
    Historias com "mocinhas" fortes e q não levam desaforo pra casa são comigo mesmo... ainda mais se elas usam armas e matam seus inimigos! kkkkk
    E oq foi essa capa?! Simplesmente linda!
    Já quero!

    ResponderExcluir
  30. Uau esse livro me deixou de queixo caído. Minha amiga chegou a comentar comigo sobre ele, mas não dei muita bola. Agora que li a resenha me interessei muito!! A Era Medieval me atrai de um jeito muito forte, envolvendo assassinos fica muito melhor!

    ResponderExcluir
  31. Uma mocinha de maneira nenhuma frágil, dois amigos que lutam por ela e além disso tudo uma disputa mortal só poderia dar em coisa boa, adoro livros com mulheres fortes e que sabem o que querem, você atiçou a minha curiosidade, muitas vez a narrativa em terceira pessoa nos limita um pouco, mas não foi isso que ocorreu nesse livro.

    ResponderExcluir
  32. Uma mocinha de maneira nenhuma frágil, dois amigos que lutam por ela e além disso tudo uma disputa mortal só poderia dar em coisa boa, adoro livros com mulheres fortes e que sabem o que querem, você atiçou a minha curiosidade, muitas vez a narrativa em terceira pessoa nos limita um pouco, mas não foi isso que ocorreu nesse livro.

    ResponderExcluir
  33. Amei a capa!!! E gostei também da resenha e (lógicamente) do livro, até porque deu pra perceber que não é daqueles água com açúcar.

    ResponderExcluir
  34. Adorei a Resenha *o*
    To pensando em comprar esse Livro, pois achei incrivel :)

    http://criatividadesdarooh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu até gostei desse livro, pretendo ler, mas não agora, sou ansioso demais pra ler séries incompletas, então vou esperar o lançamento de todos ai faço a leitura!

    ResponderExcluir
  36. Nossa esse livro me chamou a atenção desde que o vi pela primeira vez, e agora com essa resenha eu tenho certeza de que eu preciso ler ele, ainda mais que ele é bem meus estilo guerra na época medieval, sou surtar com ele tenho certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!