[Resenha] Teardrop

Teardrop - Lágrima
Título Original: Teardrop (Teardrop #1)
Autor(a): Lauren Kate
Editora: Galera Record      Páginas: 336
Lançamento: 2013     ISBN: 9788501403971
42148775
“Nunca, jamais volte a chorar”, é a frase que impactou a vida de Eureka, uma menina marcada pela morte da mãe. Mas tudo se transforma quando encontra Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o misterioso garoto parece conhecer tudo sobre ela, até coisas que não deveria saber, inclusive que em pouco tempo a menina terá reais motivos para chorar. Mas há um sombrio segredo que ainda será revelado para: a história de uma menina que teve o coração partido e, de tanto chorar, deixou debaixo d’água um continente inteiro.é a frase que impactou a vida de Eureka, uma menina marcada pela morte da mãe. Mas tudo se transforma quando encontra Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o misterioso garoto parece conhecer tudo sobre ela, até coisas que não deveria saber, inclusive que em pouco tempo a menina terá reais motivos para chorar. Mas há um sombrio segredo que ainda será revelado para: a história de uma menina que teve o coração partido e, de tanto chorar, deixou debaixo d’água um continente inteiro.

Teardrop – Lágrima é o primeiro volume na nova série da autora Lauren Kate, bem conhecida por nós pela sua outra série Fallen, ambas publicadas no Brasil pela Editora Galera Record.

Eu estava com saudades da escrita de Lauren, já que gostei muito de Fallen, não que tenha sido uma série perfeita para mim, o segundo livro eu não gostei e o desfecho embora legal, deixou a desejar por ela não ter dado um final conclusivo para o melhor personagem, Cam. Mas em suma, eu gosto do jeito que ela escreve e ao ver o lançamento deste livro fiquei muito feliz.

Teardrop nos apresenta Eureka, uma jovem que após um grave acidente de carro sobreviveu, mas perdeu a mãe. Desnorteada pela falta de Diana, a jovem foi viver com o pai e a madrasta, mas em total depressão, tentou o suicídio. Mais uma vez não morreu, e passou a viver uma vida de total tristeza e isolamento. Para Eureka a falta da mãe era como estar sem uma bússola, ou seja, sem saber que direção seguir.

Perdida em seus pensamentos e devaneios, acaba trombando com Ander, um jovem misterioso, que nunca lhe diz quem é de verdade, mas sabe tudo de sua vida. Ele é fascinado por Eureka, tanto que ela não sabe se isso é para o bem ou para o mal. Enquanto tenta lidar com esta situação com Ander e o luto, ela recebe a herança que a mãe deixou… um medalhão, uma pedra e um livro antigo, escrito em uma língua arcaica. Na busca por entender o significado destes presentes, mergulha em uma história oriunda do reino perdido de Atlântida, descobre uma rede de assassinatos ao seu redor e lembra as palavras da mãe em uma tarde chuvosa, “Nunca, jamais volte a chorar”.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas tive a sensação que era em primeira, tudo é tão focado em Eureka e em suas emoções que a narrativa não se estende as percepções dos demais personagens. Nós vivemos por Eureka e com ela todos os momentos, e vemos o quanto esta garota é perturbada pela perda da mãe.

O livro começa com o acidente, e logo ali notamos que a garota desperta a ira de seres que não fazem parte de nosso mundo, os Semeadores, no entanto, entre eles há um que acabou caindo de amores por Eureka, o belo Ander. O jovem será o herói da mocinha, fazendo de tudo para lhe explicar a razão de ser indesejada pelo seu povo.

Na verdade as razões que cercam a herança de Eureka, a morte da mãe e a perseguição que ela sofre, além do seu problema em chorar são reveladas somente nos últimos capítulos do livro, no decorrer na leitura vamos recebendo uma série de pistas e criando mil e uma teorias. Isso é legal pelo clima de mistério, mas Lauren Kate segurou muito o enredo, ficamos as voltas com os dramas de Eureka e a trama perde sua dinâmica. É uma mitologia muito interessante e criativa, que justifica perfeitamente o nome do livro e cercada por uma história de amor, que teria ficado ainda melhor se tivesse sido revelada em doses homeopáticas.

A protagonista não é aquela garota que vai conquistar todo mundo, pois muitas vezes em sua depressão torna-se egoísta, odeia tudo e todos em seus rompantes. Mas tem um gênio forte, e não tem medo de ir atrás da verdade sobre sua vida e de sua mãe. Eureka desperta ódio e amor, mas em suma, eu gostei dela, pois gosto quando a mocinha não fica sentada esperando as coisas caírem do céu, mas nem por isso apreciei certas atitudes, como sua obsessão pela mãe. Eu não consegui ver a perfeição em Diana que sua filha via, Eureka parecia perseguir algo que só existia em sua mente, a mãe não era assim um exemplo de amor e carinho, ao contrário do pai que parecia importar-se muito com ela, mas não sabia como chegar perto da filha.

Em relação ao romance, temos Eureka e Ander ou pode ser Eureka e seu melhor amigo Brooks, formando um triângulo amoroso diferente, por nos enganar em relação à uma destas pessoas, mas não é algo cheio de paixão, é bem morno.

Enfim o livro apresenta uma história nova, que chama atenção pela sua origem, mas a autora precisa dar mais ação para sua trama e desenvolver mais os detalhes durante o decorrer da história, saciando o leitor de sua sede por respostas e mexendo com suas emoções. Tomara que na sequencia possamos ter uma abertura maior em relação aos demais personagens, podendo assim ver melhor o impacto de tudo em cada um deles, não só em Eureka.


2leep.com

31 comentários:

  1. Oi Cida,
    nossa o livro pareceu ser bem parado. Eu tinha adorado a capa, mas agora que descobri que é uma série e pelo visto nem tão boa fiquei na dúvida.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já tentei começar Fallen, mas a Lauren Kate não me convenceu. E depois da sua resenha, não tenho certeza se ela vai conseguir me convencer com Teardrop. Primeiro que livro em terceira pessoa que foca nos sentimentos da protagonista não faz nenhum sentido e acaba se tornando uma leitura maçante e pelo visto só pega ritmo nos últimos capítulos justamente para dar um desfecho que já puxe o próximo livro. Não chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  3. olha Cida, apesar das criticas que ja ouvi a respeito da autora sua saga anterior me animou muito e me mostrou um universo novo no mundo do sobrenatural
    acho que esse livro tem uma pegada bacana, tema inovador e tem tudo pra arrasar
    eu esperaria sair pelo menos mais um livro antes de começar a ler só pra ficar menos curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida, estou gostando bastante do livro, e jurava que o romance pegaria fogo. Que pena saber que não vai ter aquela paixão que eu estou esperando :(
    Mas ano geral até a metade do livro a Lauren tem me surpreendido muito.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jacque que está do jeito que você esperava, para mim a autora fez suspense demais e deixou alguns pontos de lado.

      Excluir
  5. Hey Cida!
    Eu não fui muito com a cara de Fallen, e isso me deixa com o pé atrás com essa nova série, por um lado isso é bom, já que expectativas baixas aumentam as surpresas com um livro... Espero que Teardrop não siga a mesma sina de Fallen na minha vida (capa linda... história nem tanto) rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro muito linda! Ainda não li nada da Lauren e confesso que já ouvi comentários bem divergentes sobre eles!
    Não me animei muito para ler, mas quem gosta, não é?

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, eu nunca li nada da autora e sei que muita gente critica sua escrita.
    Achei esse livro tão depressivo que estou com receio de ler.
    A capa é muito bonita, mas a história não chama muito a minha atenção.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já vi resenhas dando pontos positivos e negativos do livro, eu, que adoro essa escritora, tenho curiosidade para ler o livro, mas não o suficiente para me fazer comprar. Mas enfim, adorei a resenha e o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, uma vez eu tentei ler Fallen e não gostei, larguei o livro no terceiro capítulo, mas quero muito dar uma chance para Fallen, mas este livro, a história, a capa, nada me chamou atenção.

    Beijos.
    algoadefinir.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Não li Fallen e, apesar de ser bem famoso, não tenho muita vontade de ler, não.
    Não gosto muito de livros em terceira pessoa que tem foco em um personagem só!
    Apesar de a história parecer legal, acho que também não lerei esse livro, realmente não parece fazer muito meu estilo.

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  11. Fico chateada q hj em dia tudo é trilogia... eles esticam uma historia q poderia muito bem ser contada em um único livro em 3.
    Achei a capa muito bonita, mas pelo amor de deus, oq essa pobre fez pra merecer o nome de "eureka"?! kkkkkkkkkkkkkk Nome horrível!

    ResponderExcluir
  12. Oie Cida =)

    Eu não sou muito fã da Lauren Kate, pois acho que ela tem a mania irritante de deixar tudo para os últimos capítulos dando a sensação que a história está sendo atropelada. Terminei de ler recentemente Tormenta e por mais que tenha achado a história um pouco melhor do que eu imaginava, ainda não sei se vou levar a série adiante.

    Eu até acho essa nova trilogia da autora interessante, o plano de fundo sabe? Mas, começou com essa de mocinha sofredora e triângulo amoroso já me fez desistir da leitura rs... até por que pela sua resenha ela me pareceu bem parada também

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!!!
    Que pena que a autora escondeu tanto o jogo, poderia ter aproveitado a escrita em terceira pessoa para dar um destaque a outros personagens também =/ Às vezes dá saudades de um bom livro único, algumas séries seguram demais os fatos e acabam me desestimulando no primeiro livro.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cida,

    Achei a premissa bem bacana. Sei que se trata do primeiro volume, uma introdução apenas, mas me pareceu tão pouco desenvolvido.
    O nome da protagonista é bem engraçadinho, né, rs. Bom, fiquei com vontade de ler, mas não no momento. Vou esperar pelo próximo volume, depois que eu ler sua próxima resenha, decido se quero ler logo ou não, haha.

    Beijocas e Feliz 2014!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dela é nada convencional, eu também achei bem engraçadinho, rs.

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Fiquei ainda mais curiosa aqui! rs
    Vai ser uma das primeiras leituras de janeiro.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, não gosto muito dessa autora, li alguns livros dela e realmente me decepcionei :/
    Livros E Nutella

    ResponderExcluir
  17. Eureka... que nome diferente (ou estranho, se preferir) de dar para uma personagem, né?! De qualquer forma, desejo ler Teardrop desde seu lançamento. E não é só por causa da capa bonitinha, não! O livro faz parte de uma trilogia, e sou apaixonada por trilogias. E segundo que, vamos combinar, o livro tem um enredo muito interessante ;)

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro, pois a sinopse sempre me deixou muito curiosa!
    Com sua resenha, vi que o livro é bom, mas que enrola muito... e com certeza, agora não vou esperar tanto do livro como estava esperando!

    ResponderExcluir
  19. Oi, apesar de conhecer a autora de nome e saber que ela escreveu a série Fallen eu ainda não li nada dela. Meu irmão leu Fallen e adorou. Esse livro em especial eu quero ler, gostei da capa, da sinopse e por isso estou curiosa. Gostei da sua resenha, foi bem sincera.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!
    Li a série Fallen e não consegui me agradar da escrita da Lauren. Pensei em dar uma segunda chance a ela lendo Teardrop mas pelo que li em sua resenha essa série vai seguir o mesmo padrão parado e enrolado, com uma personagem envolvida em um triangulo amoroso. Sendo assim vou deixar passar e quem sabe mais a frente, se surgir a oportunidade eu leia.

    Beijos
    www.booksandmvies.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de Fallen e estou super curiosa com Teardrop.
    Uma pena que tenha achado a parte do romance meio morna, geralmente é que eu mais procuro em um livro, confesso. rs
    Adorei seus apontamentos!
    Beijão! Fica com Deus!
    Jaqueline de Marco
    http://jaquelinedemarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Poxa vida, fiquei triste em saber que o livro não era tudo o que eu imaginava, mas a julgar pelas inúmeras resenhas negativas que já li de Fallen, devia ter ficado com um pé atrás. Pelo visto a narrativa da autora nunca vai muito além e mantém-se na superficialidade dos sentimentos. Uma pena, porque pela sua resenha maravilhosa, a história tinha tudo para dar certo. Acho que depois dessa ele vai cair da posição em que estava da minha lista de leitura. Valeu a dica flor. Adoro ler suas opiniões, sempre tão sinceras. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  23. Ei Cida! Fallen foi uma grande decepção para mim, no entanto decidi dar a Lauren o benefício da dúvida e pretendo ler Lágrima. Ótima resenha:) Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler sim, eu recomendo Fallen pra quem for, inclusive dei a série completa para minha sobrinha e ela amou. Teardrop tem uma ótima ideia, e espero que seja mais trabalhada no segundo livro.

      Excluir
  24. Oi Cida, tudo bem?
    Adoro a capa deste livro, mas depois de Fallen, Lauren Kate não é a minha primeira opção rs Gostei bastante do primeiro livro, mas a história que ela deu para os outros não me convenceu. E por causa disso, acabei tendo certo receio pelas suas outras obras :/

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie amiga
    Esse livro é um caso sério pra mim, porque leio algumas resenhas de pessoas que amaram e outras, como você, que gostaram mas que a história precisa de mais elementos e desenvolvimento. Fallen foi uma série que não terminei, então tenho receio em ler mais alguma coisa de Lauren. Ainda estou pensando se devo ou não ler esse livro, mas parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nenhum livro da Lauren, dizem que os livros dela são ótimos, mais ainda não tive a oportunidade de lê-los.

    ResponderExcluir
  27. Eu já estava querendo ler esse livro por causa da Laurem e do sucesso que foi Fallen, que eu adorei, mas o problema é que parece chato e, de certa forma, meio clichê.

    ResponderExcluir
  28. Eu sou super fã de Lauren Kate,amo a série Fallen,e estou ansiosa para ler Teardrop,achei a trama bem envolvente,chamou muito a minha atenção.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!