{Resenha} Eon

Eon - O Décimo Segundo Dragão
Título Original: Two Pearls of Wisdom
Autor(a): Alison Goodman 
Editora:  Galera Record      Páginas: 476
Lançamento: 2011      ISBN:   9788581631523
Compare & Compre    Skoob    Facebook   


Ser um Dragoneye é uma exclusividade para homens. Tornar-se um deles é o que todos os garotos que estudam Magia de Dragão sonham conseguir. Uma criança, ou melhor, uma jovem, também tem esse desejo. E, com habilidades fora do comum, o caminho para conquistar seu objetivo parece simples. Entretanto, a revelação de um grande segredo poderá acabar com tudo isso. Eon tem 12 anos e treina desde criança. O estudo intensivo de Magia de Dragão, baseado na astrologia da Ásia Oriental, envolve dois tipos de habilidade: trabalho com espadas e aptidão mágica. Tanto o rapaz quanto seu mestre esperam que em breve ele seja escolhido como Dragoneye – um aprendiz de um dos doze dragões de energia da boa fortuna. Por ter uma habilidade única com dragões de energias diversas – só Eon é capaz de enxergar mais de um dragão. Mas, apesar de ser diferente, ele guarda um segredo perigoso. Na verdade ele é Eona, uma jovem de 16 anos que se faz passar por menino em busca da chance de se tornar Dragoneye. Mulheres não têm o direito de usar Magia de Dragão e se alguém descobrir que ela vem se disfarçando, sua morte seria a consequência. Quando seu segredo é ameaçado, a jovem e seus aliados são lançados a um destino imprevisível. Em meio a uma luta mortal pelo trono do império, Eona precisa encontrar a força e o poder interior para lutar contra aqueles que querem roubar sua magia e, consequentemente, sua vida.
Magia e encanto de forma criativa e elegante.

Gosto muito de livros de fantasia, e esta série foi a primeira que li onde dragões são o foco principal. A maneira como a mitologia destas criaturas fabulosas nos é apresentada é muito interessante, além de bela. Aqui, a escritora Alison Goodman baseou-se nos símbolos do horóscopo chinês para criar seus dragões, são doze criaturas poderosas, detentoras de aspectos especiais, cada um tem um cor característica e é guardiã de algo, por exemplo, o Dragão Boi é roxo e guardião da determinação, o Dragão Rato é azul e guarda a ambição, e assim por diante, cada uma das feras que forma o mais poderoso círculo de magia já conhecido, é guardiã de algo muito importante para a humanidade.

A sinopse está bem completinha, mas dando um apanhado geral, temos o seguinte. Na união entre homens e dragões não é permitida a participação de mulheres, mas disfarçada de menino, a jovem Eona consegue entrar neste universo masculino. Ela não só engana o imperador e todo o povo, como também consegue trazer de volta o Dragão Espelho, desaparecido há mais de 500 anos. A razão deste feito no começo é um mistério, mas logo percebemos que somente Eon(a) seria capaz disso, afinal possui uma qualidade que nenhuma outra pessoa naquele meio dos Dragoneyes tinha.

O livro é narrado em primeira pessoa por Eon(a), mostrando um mundo cheio de magia e muita sede de poder. A forma como ela nos conta a história é muito gostosa, a garota sabe dividir suas sensações e nos envolver, vai além de si mesma e nos dá uma visão ampla do que está ocorrendo.  Vemos sua interação com os dragões, seus dramas pessoais e também a participação importante na batalha pela disputa do trono. 

Não é uma história com ritmo alucinante, mas é tensa. O começo é lento, com o intuito de inserir o leitor neste mundo de fantasia criado com base na cultura oriental. São muitos elementos novos, mas muito interessantes, gostei do que descobri, até porque não tenho quase contato com esta cultura e seus símbolos. Mas não é confuso, é diferente do que encontramos em outros livros, em especial no tocante a magia, que aqui é oriunda da conexão do homem com um mundo de energia, algo possível através do olho da mente e do domínio da hua, ou energia das coisas.

Eon(a) tem qualidades únicas, e muito do mistério da história gira em torno de descobrir por que ele(a) é assim, porque tem uma ligação tão forte com os dragões.  Não dá para detalhar muito este aspecto da história sem soltar spoilers, mas garanto que é um belo enigma. Ela incorporou tão bem seu personagem que não resta nada de feminino nela, não tem aquela sensibilidade e delicadeza, nem aquele jeito delicado, parece mesmo um garoto. No entanto, eu acredito que sua aproximação com o jovem príncipe, indica mudanças à vista.

Falando no príncipe, Kygo é outro personagem importante na trama, dono de uma presença marcante desafia e intimida Eon(a) muitas vezes. Dividindo a atenção da jovem, temos o poderoso e perigoso Lorde Ido, o Dragoneye Rato, frio e inescrupuloso, trouxe o toque de maldade da trama. Gostei deste vilão, inteligente e charmoso. Outros que têm destaque no decorrer do livro são o eunuco Ryko e a Oposta (travesti) Lady Della, gente de bom coração e nobreza de alma.

Mesmo com jeito de bem juvenil, não se enganem, a história é muito madura. A protagonista tem dezesseis anos, mas poderia passar por vinte ou mais tranquilamente. Os conflitos que temos no livro são sérios, muita intriga política e jogos de poder, certas cenas chegam a ser cruéis. Temos pontos altos e baixos, e gostei bastante do que encontrei, mas em certos momentos preferia mais leveza e descontração. Mas também temos cenas muito bonitas de superação e amizade, Eona é um dos maiores exemplos disso, em decorrência de um problema na perna, sofre muito preconceito  e por isso precisa sempre dar o melhor de si, para que sua deficiência não seja uma desvantagem.

O final foi um pouco corrido, achei que houve muita preparação para os acontecimentos do desfecho e pouco desenvolvimento do clímax do livro, mas por outro lado a complexidade e estruturação do mundo que a autora criou não perdem seu brilho para este detalhe, e me deixaram muito satisfeita com a história.

Mergulhei no segundo livro cheia de expectativa, torcendo por mais ação e um certo romance. Série mais do que recomendada.






2leep.com

19 comentários:

  1. Oi Cida,
    nunca tinha ouvido falar dessa livro, não sei se iria gostar dele, parece ser divertido, mas me lembrou desenho animado rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida,

    Não conhecia esse livro e nem essa série, gostei muito da sinopse a capa é muito bonita e gosto de histórias sobre dragões....vai para a listinha,boa dica....abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Entendo quando esses livros ou histórias são classificadas como historia menos madura, mas quando nos deparamos com a leitura, a história é surpreendente. Achei muito legal você citar isso!


    Beijos, clicando livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, apesar de vc gostar do livro e eu amar os dragões eu não me encantei, não leria no momento..
    Achei a capa meia estranha também!!

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii... não conhecia o livro, nem a série. Interessante, mas acho que não faz meu tipo de leitura... aguardo o desfecho dessa estória!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ei Cida, tudo bem?

    não conhecia esse livro. Confesso que eu não curto mt livros que envolvam dragões. Acho que é trauma da Dany de GOT! Acho que sou o único ser nesse mundo que não gosta dela =P. Mas Eon parece interessante e só por ser da publicação da Galera Record, eu já fico mais animadinha.Quem sabe um dia eu não leia? =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro
    Mas que bacana que tem uma toda série
    Gostei bastante da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei, eu adoro dragões e achei essa capa linda, sua resenha me deixou bastante curiosa quanto ao livro, não conhecia, mas agora eu já quero ler!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Não conhecia o livro e nunca li nada sobre dragões, mas como sou chegada a uma fantasia, acho que vou gostar. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Oi Cida.
    Eu já tinha visto esse livro, acredito, em algum lugar, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. E simplesmente adorei, o livro parece conter um mundo completamente mágico e novo, o que me fascina é sempre bom sair um pouco da mesmice. A série é composta de quantos livros?
    A tua resenha foi direta, sincera e o melhor de tudo é que soube dá as informações do livro sem soltar spoiler e deixando quem lê ainda mais curioso.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida :)
    Me interessei pelo livro, gosto de livros fantásticos e dragões são criaturas maravilhosas!
    Vou anotar sua dica :)
    Beijos, fique com Deus =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  12. Não é um livro que eu tenha muito interesse não Cida. Gosto de fantasia, mas este, não me deixou muito curioso em relação a ele :/
    Boa resenha!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e a capa não me agradou muito. Com relação ao enredo, ele parece bom, mas não tenho interesse de lê-lo no momento.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas gosto bastante de fantasia.... Nunca li nada sobre dragões, adorei a sugestão.

    Bjs
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro,
    mas achei interessante esse contraste que ele apresenta,
    nunca li nenhum livro de dragão e acho que esse pode ser o primeiro.


    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa deve ser ótimo. fique curiosa sobre esse livro!
    bjs!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie Cida
    adoro dragões, e a desligada aqui nem tinha visto o subtitulo do livro que mencionava dragões (tô mals).
    Mas adorei a sinopse, creio que será uma outra visão desses maravilhosos seres, por conta da cultura oriental.
    Quero ler
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Cida, nunca tinha ouvido falar neste livro! Oo
    Nao sei se eu iria gostar dele, ainda etsou em duvida, mas acho que arriscarei a leitura :D
    Embora eu nao tenha gostado nenhum um pouco dessa capa :/
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!
    Você sabe que eu adoro dragões, já li alguns livros com destaque para esses seres, mas nenhum deles era baseado no horóscopo chinês ou na mitologia oriental, EON deve ser uma história bem diferente, fiquei muito curiosa.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!