[Resenha] A Queda dos Reinos

A Queda dos Reinos
Título Original: Falling Kingdom
Autor(a): Morgan Rhodes
Editora: Seguinte      Páginas: 400
Lançamento: 2013      ISBN:  9788565765138 


Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado. Em A queda dos reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. 

Quando eu comecei a ler este livro esperava uma grande aventura, mas não uma história com tantos elementos fantásticos como a que encontrei. Aqui temos magia, deusas, profecias, intrigas políticas, vingança, reis, rainhas, príncipes, princesas e uma guerra épica. 

Banhada pelo Mar Prateado, a ilha de Mytica, sofreu com muitos conflitos, o que um dia foi um único reino, hoje divide-se em três grandes territórios: Limeros, o reino governado pelo Rei Sanguinário, Gaius; Paelsia, a terra seca, selvagem e abandonada por todos os povos e Auranos, o reino próspero e rico do Rei Corvin.

Em uma viagem por Paelsia, a princesa Cleo de Auranos, acaba participando, mesmo sem querer, de uma confusão entre um lorde de sua terra e um vendedor de vinhos paelsiano, o que resulta na morte de um dos filhos do humilde senhor. Este terrível acontecimento é o estopim para uma grande guerra entre os três territórios, pois Gaius, o Rei Sanguinário, alia-se à Paelsia, contra Auranos, na busca por justiça, porém há muitos mais por trás de suas "boas intenções". 

Enquanto os homens preocupam-se em sanar sua sede de sangue e poder, existem seres, que através dos olhos de um falcão, buscam a salvação de seu santuário e  de sua própria existência. Os vigilantes, seres mágicos, esperam a realização de uma antiga profecia, que previu o nascimento de uma grande e poderosa feiticeira, que dominaria os quatro elementos, terra, ar, água e fogo. Esta garota será a mais poderosa feiticeira de todos os tempos, servindo tanto para o bem, quanto para o mal.

O livro é narrado em terceira pessoa, viajando em cada capítulo por uma destas terras e até mesmo pelo santuário dos vigilantes, desta forma temos uma visão ampliada de um mesmo acontecimento por pontos de vista diferentes. A autora focou o desenvolvimento de sua trama em quatro jovens, que podemos citar tal como está na contracapa do livro, A Princesa (Cleo), O Rebelde (Jonas), A Feiticeira (Lucia) e o Herdeiro (Magnus). 

Através do desenrolar da vida deste personagens o enredo vai seguindo seu caminho. O acidente que envolveu Cleo e resultou em uma morte, liga Jonas à vida da garota, pois foi seu irmão que morreu e o rapaz agora clama por vingança. Quando Limeros entra na guerra, traz consigo seus príncipes, Magnus e Lucia, ligando de vez a vida dos quatro. 

Eu achei que no começo a história foi um pouco lenta, mas isso se dá ao fato de o leitor precisar entender a divisão das terras e os conflitos entre os povos. Temos também muitos personagens e antes de uni-los, é necessário conhecer suas personalidades. Depois desta introdução, a leitura segue um curso delicioso, eu fiquei fascinada com os segredos que cada um esconde e também com toda a magia deste lugar, que é o melhor de tudo em minha opinião. Toda a história ao redor dos vigilantes, da profecia e do domínio dos quatro elementos ou Tétrade, é de uma riqueza e criatividade sem iguais.

Em relação ao personagens, eu amei o príncipe Magnus e sua irmã Lucia. Ele é o cara que não recebeu amor do pai, e apegou-se demais ao seu relacionamento com a irmã, mas seu coração desobediente foi além do amor fraterno e fica fácil imaginar o dilema que o rapaz está vivendo. Ele é meio amargurado, até carente e isso desperta nosso lado protetor, sem sombra de dúvidas. Já Lucia, embora não tenha  tido muito espaço, me cativou por seu jeito sensato e contido, o oposto da princesa de Auranos, Cleo.

Falando nela, eu a cito no rol dos personagens que precisam amadurecer muito ainda para me agradar e aqui incluo Jonas. Ambos são pessoas que agem pela emoção, causando sempre muita confusão e morte, e o pior levando consigo muita gente.  Cleo ao meu ver é uma garota muito egoísta e mimada, acostumada sempre a ter o que quer, sei que muitos acharam ele ousada e corajosa, mas no meu caso, eu vi apenas alguém que precisa crescer. 

Todos os quatro, são muito jovens ainda, e sofrem muitas mudanças no decorrer da trama, eles são pessoas cheias de defeitos, nada de perfeição, vão errar, tentando acertar, e desta forma tornam-se mais reais para nós, até mesmo próximos, dada sua humanidade e fragilidade. 

O que é mais legal aqui é que não há um lado certo, se olharmos pelo ponto de vista de cada um conseguimos até entender suas atitudes, e sabem o que foi mais interessante? Mesmo eu gostando mais de Magnus e Lucia, é a causa de Cleo e Jonas que ganharam meu coração. Estranho? Pode até ser, mas atribuo isso, ao jeito inteligente que Morgan Rhodes usou para conduzir sua narrativa, jogando todo o tempo com nossos sentimentos e emoções. E haja coração, pois quando menos esperamos, estamos em meio ao calor de uma batalha sangrenta, que nos conduz à um final alucinante.

Para os corações apaixonados e românticos, eu aviso que não apeguem-se muito com certos casais, pois Rhodes é impiedosa e não reluta em usar as espada. O que foi muito cruel, no entanto, após certos acontecimentos, consegui vislumbrar muitas possibilidades de romance no próximo volume da série, principalmente entre inimigos. Será que estou vendo muito?

Se você quer uma livro que traga uma história de tirar o fôlego, ambientada em um cenário mágico e belo, em uma narrativa rica em detalhes, este livro é muito indicado para você. Intenso.Leia sem pestanejar.




Para esta resenha a Editora Seguinte enviou uma prova antecipada do livro, mas você já pode adquirir seus exemplar nas principais livrarias.

Próximo volume, Rebel Spring (Falling Kingdoms #2) 




2leep.com

31 comentários:

  1. Oi Cida,

    A capa já chamou minha atenção, gosto bastante de histórias que envolvem magia e reinos.
    É um pouco confuso mesmo, não é... Quando os lugares e tudo o mais é inventado, até nós lembrarmos nos nomes demora algumas páginas. Haha
    Ah, e personagens chatas e imaturas, estou fugindo delas! Mas como eu adorei sua descrição da história e pelo que parece só tem dois personagens bem chatinhos, então eu o lerei! =)
    Aliás, faz tempo que eu não leio um livro com este tema. o.O

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Mesmo tendo este detalhe em relação aos personagens, acredito que eles irão mudar muito no segundo livro e pra melhor.

      Excluir
  2. Amei a resenha, ainda não tinha lido nada falando desse livro... Sua resenha me cativou... Vou procurar esse livro para mim ler... Gostei muito, a história parece ser emocionante...

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha e já estou louca pra ler o livro, ah tem incesto no meio da estoria? Detesto quando o autor mata quem eu gosto fico no horror e jogando pragas rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não será totalmente um incesto, mas só lendo para saber mais.

      Excluir
  4. A capa é incrivelmente linda e o enredo me parece ser bem instigante... Não sou muito fã do gênero, mais atualmente resolvi dar uma chance e não tenho me decepcionado, parabéns pela resenha.

    Delmara | Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto esse livro é bem bom! Só vi resenha boa dele até agora e comecei a gostar muito dessa história *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi,Cida!
    Eu já queria muito ler esse livro. Depois dessa resenha divina então...
    Tantos elementos fantásticos juntos e ainda com uma narrativa de tirar o fôlego? Não preciso de mais nada!
    Sensacional! E essa capa linda!

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro
    Mas a resenha chamou bastante atenção
    Gosto bastante desse genero

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, quando disse para não se apegar a certos personagens, eu lembrei de guerra dos tronos... hehe
    Eu gostei da sua resenha, eu gosto de mundos de fantasias, mais não leria este livro neste momento..
    Eu anotei a dica, até porque eu não conhecia..

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mila, é daquele jeito, eu também lembrei do livro de Martin durante a leitura.

      Excluir
  9. Fiquei meio confusa só com a sinopse, mas gosto de história de fantasia épica assim mesmo - complexa. Sempre fui fã do gênero e ando mais ainda desde que comecei a planejar um livro nesse estilo, com certeza vou conferir.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro mas a capa dele é muito linda e nossa pela sua resenha parece ser um livro e tanto *-*
    Eu gosto bastante desse tipo de livro e não costumo me arrepender !
    Mas fico preocupada já que vc falou que o começo dele eh meio lento..tomara que não atrapalhe a leitura !
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lento por causa da introdução à este universo, mas pode ler tranquila, logo não falta ação.

      Excluir
  11. fiquei super instigada pela sua resenha, acho que quando a resenha é bem escrita o livro consegue dá uma boa levantada, todo mundo quer comprovar aqueles sentimentos do resenhista. E não foi diferente com esse livro, fiquei lendo sua resenha e me imaginando com o livro nas mãos. Eu já quero! haha
    Clicando Livros
    Beijão *-*

    ResponderExcluir
  12. Eu já me apaixonei pela capa, pela sinopse e por último pela resenha que é a primeira que leio sobre o livro. Estou interessadíssima na história e quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou ótima! :D

    Não tinha ouvido falar do livro ainda e o enredo não me convenceu a lê-lo. Pelo menos por enquanto.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida!
    Que capa linda, né?
    Bem, eu não conhecia o livro. Mesmo após ter conhecido aqui e lido sua sinopse, não sei se leria.
    Não me deixou curioso e nem muito interessado. Percebi que você gostou e pode até ser uma boa leitura, mas nada que me deixe desesperado por ele, entende?
    Enfim, gostei muito da sua resenha e do seu ponto de vista em relação à algumas personagens. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,
    Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei pela trama, fiquei apenas receosa, quando você citou, que a autora é impiedosa , já que me lembrei de George R.R. Martin. Gostei da resenha, como sempre objetiva e instigante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Marla, lembra os livros de Martin sim, mas sem o sexo exagerado.

      Excluir
  16. Oi Cidoca, nunca tinha nem visto esse livro.
    Mas a capa dele é belíssima e a historia parece ser incrível.
    Adorei a resenha, suas resenhas sempre me convencem a ler um livro! rsrs
    Assim vou a falência, hein!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Cida, eu acho maravilhosa a capacidade que alguns escritores têm de escrever histórias tão complexas e incríveis como esta. Sua resenha está tão bacana, que nos instiga de verdade. Impossível não ficar curioso e querer conferir, ainda mais para quem não conhecia (como é o meu caso). No momento não estou na vibe de enredos do tipo, mas não descarto a possibilidade de lê-lo. Enfim... adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, mas me apaixonei somente com a sua resenha... Rainhas, Deusas, Príncipes, Magos, Bruxas... tudo que eu amo!!!
    Parabéns pela resenha, perfeita!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente esse não seria um livro que me chamaria a atenção logo num primeiro olhar, mas A Queda dos Reinos parece ser fantástica, principalmente por parecer ser uma história complexa, mas que o autor consegue desenvolver muito bem. Fiquei tentada a lê-lo logo, mesmo estando "correndo" de séries um pouco, mas depois da sua resenha leio sim, sem dúvidas.

    Beeijos ;)
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei essa capa! *-*
    E olha que eu nem curto muito fantasia.

    Bom, não é um livro que eu queira ler, mas gostei da sua resenha. O livro mais fantástico que li foi Cores de Outono, que amei, mas sei que se fôssemos medir numa escala de 1 a 10 no quesito fantasia, ele estaria no 3 - imagino eu, pelas resenhas e comentários de diversos livros de fantasia com dragões e outros elementos.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary
    @literaturediary

    ResponderExcluir
  21. eu adorei a capa desse livro, vi hoje em outro blog que a menina desejava ele.
    cara com certeza esse livro parece ser do jeitinho que eu gosto, curti

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, tudo bem flor?
    Nossa que loucura, esse livro. Fiquei com vontade, pois a muito não leio um livro assim. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida!
    Esse livro tem um enredo interessante sem falar que a capa é muito linda. Fiquei curiosa e com vontade de ler, eu adoro cenários mágicos e com certeza vou gostar desse livro. Já está anotado na lista de desejados! :)
    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  24. Oi, Cida!!!
    Adorei a resenha, e gostei muito do enredo do livro ><
    Suas ressalvas que me desanimaram rsrs sobre a personalidade dos personagens.
    Mas eu vou adicionar esse pra lista, como você sabe, adoro tudo isso que envolve magia *--*
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler, se você sobreviveu a Kelsey, vai ser tranquilo.

      Excluir
  25. Oie Cida :)
    Olha pela capa não compraria esse livro e não que seja feia, mas não parece o tipo de livros que gosto de ler, contudo tua resenha me fez mudar de opinião e estaria lendo com certeza, gostei dela.
    Beliscões

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!