{Resenha} Unika - A Chama da Vida

Unika - A Chama da Vida
Título Original: Unika. La Fiamma della Vita
Autor(a): E. J. Allibis
Editora:  Universo dos Livros      Páginas: 464
Lançamento: 2012      ISBN: 9788579303227
Compare & Compre   Skoob


Unika – A Chama da Vida é uma trilogia fantástica sobre anjos. A saga começa quando a vida de três jovens da pacata cidade de Maple Town é tomada por eventos inexplicáveis. Eve, Jack e Jo estão prestes a descobrir que um deles é um anjo e o guardião da Chama da Vida, uma das duas Entidades Fundamentais que governam o Universo. Mas qual dos três é o anjo? Qual é a sua verdadeira história? Por que seu coração carrega a Chama da Vida? O leitor acompanhará uma aventura sem igual por Sefira, o vale onde vivem os anjos, pelo Adlivun, a épica batalha entre o Bem e o Mal.
Sefira é um mundo paralelo, é a terra dos anjos. Após um período sem guerras, surge no céu a Estrela da Manhã, um prenúncio que uma grande ameça está chegando. Este perigo  tão próximo tem um nome, Ophidiel, um anjo poderoso, que traiu a confiança de Sefira. Punido com a amputação de suas pernas e braços e o exílio, passou séculos reunindo forças para vingar-se daqueles que o baniram e tomar posse de dois elementos de grande força e poder, A Chama da Vida e A Chave da Felicidade. Seu alvo é o sábio Metraton, o homem que orienta e rege o povo de Sefira, ao lado de Unika, uma mulher de força, inteligência e coragem sem comparação. 

O sábio e Unika, resolvem consultar Allibis, o Oráculo, em busca de uma solução contra o poder de Ophidiel, porém a resposta não é aquilo que esperavam, levando Unika a tomar um decisão de morte e vida (nesta ordem), para salvar seu povo. Deste momento em diante, tudo muda em Sefira e na Terra, pois entre nós será criado um anjo de grande importância, que guarda em seu coração, A Chama da Vida.

Eu sabia que este livro falava sobre anjos, mas não de uma forma tão criativa e não querendo ser clichê, única. A história é dividida em três partes, a primeira intercala capítulos entre o passado e o futuro, sendo o passado quinze anos antes do Renascimento, tendo como cenário Sefira e o futuro quinze anos após este acontecimento, tendo como cenário a cidade de Maple Town, na Terra. No passado acompanhamos Unika e sua decisão, já no presente conhecemos Eve, Jo e Zack, jovens que vêm sendo acometidos pela sensação de estarem sendo seguidos e observados, fato que  é comprovado, quando eles descobrem anjos em suas vidas. Na verdade, um deles é o anjo que guarda A Chama da Vida. Qual deles não sabemos inicialmente, mas o que fica claro, é que chegou a hora deste anjo retornar para Sefira.  Este primeiro momento, com estas alternâncias de tempo e local foi um pouco confuso, porém logo consegui me adaptar ao universo do livro e a leitura seguiu sem problemas,  e então a personalidade de Unika me arrebatou. Ela é um anjo que comove com a intensidade de suas palavras.

" Se eu tivesse que reescrever minha história, jamais poderia pensá-la tão rica e maravilhosa. Simplesmente porque eu jamais poderia imaginar que no mundo pudesse haver anjos assim, tão especiais. Sem vocês eu não seria nada e minha existência não teria valor algum. Vocês são meus amigos. São meus irmãos. Minha casa. Minha vida. E o serão sempre."

Os jovens são conduzidos para um mundo diferente, dando início a segunda parte da trama. Lá  descobrem que anjos não seres fofinhos com asinhas, pelo contrário, são homens e mulheres fortes, com grandes poderes e um intelecto sem igual. Não têm somente a forma semelhante a do homem, também podem estar na pele de um elfo, de um dragão e até na de uma sereia. Isso sem dúvida já nos mostra o quanto este mundo de Unika é diferente de todos os outros sobre anjos que já vimos. Esta parte é marcada por uma contagem regressiva para outro grande evento em Sefira, o Adlivun, que nada mais é, do que a batalha final entre o bem e o mal.

"Juntos eles acreditam que podem enfrentar tudo; separados, eles sentem a morte."
E por fim a terceira parte é justamente o Adlivun, que nos apresenta a grandeza, união e inteligência dos anjos em uma guerra cruel e sem piedade. Os jovens humanos, sem querer serão parte decisiva deste grande momento. As cenas de batalha são ótimas, cheias de estratégias e muitas demonstrações de poder, eu achei as armas e estilos de luta muito bons.

A narrativa em terceira pessoa, cheia de detalhes, nos permite conhecer bem este novo mundo e seus integrantes. Os personagens de Unika são muito bem construídos, donos de uma personalidade complexa. Nos desafiam com a intensidade de seus pensamentos e sentimentos. Todos eles têm um papel importante no livro, não temos um que seja mais que o outro, a cada nova cena vemos o quanto todos são necessários para o desenvolvimento da história. Através deles, de forma sutil, o autor mostra a importância de nossas atitudes e da força do pensamento positivo. Pelas palavras de cada personagem, ele nos passa uma bela mensagem de fé, esperança e lealdade. Quem eu mais gostei foi Unika, não há como não admirar esta mulher.


Fiquei feliz com esta aventura, é um livro que mostra uma nova visão do universo dos anjos e sai da mesmice. Tem muita emoção em cada página, e achei muito gostoso sentir meu coração bater mais forte a cada momento crucial. Esta nova mitologia de anjos vale a pena ser conhecida, pois tem conteúdo, tem algo que consegue ir além das páginas e deixar você balançado. Mesmo sendo uma história de fantasia, traz em suas entrelinhas nossa vida diária, fatos e situações que foram bem familiares, pois retratam bem a personalidade do ser humano. Se você gosta do tema e quer ver algo inovador, leia.


Unika, A Chama da Vida é o primeiro livro de uma trilogia, um livro infanto-juvenil com uma linguagem mais elaborada, mas podem ler tranquilos, tem um final fechado. Claro que o autor deixou muitos assuntos para serem esclarecidos, como por exemplo, o que exatamente Ophidiel fez para ser banido. Este primeiro volume foi publicado no Brasil pela Editora Universo dos Livros e espero que logo saiam os outros, Unika. L'ultima PortaUnika: Il Capitolo Segreto.

E. J. Allibis é um pseudônimo, então eu não sei quem realmente é o autor ou autora do livro, ele ou ela, se denomina uma entidade atemporal, que vive entre os horizontes do mundo. Allibis também é o nome de um dos anjos da história, o Oráculo.




2leep.com

18 comentários:

  1. Oi Cida,
    nossa ameiii essa capa, maravilhosa!!
    O livro parece ser legal, mas estou tentando fugir das séries ultimamente.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu gostei da capa, só nao entendi direito o que são essas penas
    e caramba o livro parece ser mt bom mesmo
    fiquei empolgada

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    Essa é a terceira resenha que leio desse livro.
    A princípio não me interessei muito por ele, mas agora minha opinião está mudando. rs
    Adorei sua resenha!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiie, achei essa capa maravilhosa e me adorei a sinopse.
    Fiquei encantada com sua resenha, adoro livros de anjos e ganhando 5 estrelas a curiosidade só aumenta !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Cida,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei interessante e sua resenha me deixou curioso....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem flor?
    Mesmo eu tendo dificuldade de gostar de livros com essa temática de anjos, eu achei esse, em especifico, bem interessante. E até mesmo esse mistério do nome do autor. No momento estou evitando séries, mas a dica esta mais do que anotada.
    Mais uma ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia
    E é sempre tão bom quando seu blog tras essas novidades
    Fiquei interessada no livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Confesso que não conhecia esse livro. (Estranho)
    Olha, vou ser bem sincero, inicialmente não me senti atraído nem pela capa e nem pela sinopse; ambos não me convenceram.
    O que realmente me convenceu foi sua resenha. Percebi que você curtiu a leitura e deixou isso bem transparente na resenha.
    Enfim, se tiver oportunidade lerei sim. Há probabilidade de que eu goste. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, obrigada pela dica!!! *-*

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse título e a capa é bem... diferente! Bem, ainda não me adaptei às histórias com anjos, mas esse livro parece ser bem interessante e ter uma nova abordagem. Fiquei bem curiosa!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  11. A capa é muito bonita! Até hoje dentre os livros de anjos só me apeguei em "A Batalha do apocalipse", acho que esse segue um modelo que vai me agradar... ^-^

    Kissus
    Letras & Versos

    ps.: Desculpa o sumiço!

    ResponderExcluir
  12. Não li muito sobre anjos, apesar de ter bastante livros desse tema na minha lista de espera. Mas é sempre bom ler algo inovador *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oba..
    Mais um livro que eu não conhecia. Pela sinopse e sua resenha (que adorei) parece realmente ser uma boa leitura.

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que ótima resenha! Nunca havia ouvido falar do livro, e amo muito esse tipo único de mitologia. Meio que fico sorrindo só em ver a criatividade do autor, sabe?

    ResponderExcluir
  15. OI Cida... nossa que resenha interessante!!!
    Eu amo o tema, falou em anjos, vampiros e afins eu to dentro. rs
    Mas essa sua resenha realmente me deixou com muita vontade de ler o livro.
    É bom quando achamos uma historia que sai da mesmice, do clichê que tanto vemos por aí.
    E esse parece ser sensacional!

    Parabéns pela bela resenha!

    Beijos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bem?
    Gostei da sua resenha. Nunca vi esse livro em algum lugar.
    Porém, eu já me SATUREI de anjos rsrsrs pra mim são seres que não descem mais, to lendo Fallen e ainda falta três livros! Quero novidade no mundo da fantasia rs
    Beijos
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo ler histórias que tenham anjos como personagens. E esse livro me deixou pra lá de curiosa e doida para ler. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, eu fiquei encantada por esta capa e saber que é sobre anjos aumenta mais ainda minha vontade de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!