{Resenha} Mercy

Mercy
Título Original: Mercy
Autor(a): Rebecca Lim
Editora:  Fundamento      Páginas: 192
Lançamento: 2012      ISBN: 9788539503650

As lembranças de Mercy são fragmentos do que ela foi um dia. A única coisa que ela sabe é que cada vez acorda num corpo diferente. E que, a cada nova vida, mais perguntas inquietantes ficam sem resposta. Mercy só se sente em paz quando está dormindo, porque nos sonhos ela se encontra com Luc, seu amor perdido. Até o dia em que acorda no corpo de Carmen e conhece Ryan, e suas poucas certezas começam a ruir. Ryan, assim como Luc, é lindo e perfeito, mas vive transtornado pelo sequestro da irmã. A atração que Mercy sente por ele é tanta, e tão imediata, que logo ela se vê completamente envolvida, não apenas pelo irresistível jovem, mas também pelo mistério que o atormenta. Ao lado de Ryan, Mercy pela primeira vez descobre um propósito como humana. Mas, à medida que obtém respostas, ela também se aproxima demais do perigo. Agora, para salvar a própria vida, mudar seu destino e ficar perto de seu novo amor, Mercy precisa reunir suas forças e juntar as peças do seu passado. Antes que seja tarde demais.
Quem é Mercy?

Bem, nem ela mesmo faz ideia de quem seja. Como vamos perceber logo no começo do livro, Mercy não guarda suas memórias. Ela ocupa o corpo de certas garotas, fica lá por um tempo, afim de cumprir uma missão, depois parte e logo o que aconteceu se desvanece em sua mente. Ao ficar no corpo de outras pessoas, ela assume a vida das mesmas e passa a interagir com o mundo delas. Tem que descobrir o que precisará fazer e ainda parecer normal, ou seja, ser a pessoa que ela finge ser.

"Tenho sempre que restabelecer laços. Tenho que trilhar meu caminho com cuidado ou me entregar. Tenho que sobreviver. Tenho que continuar mudando, mas não sei o por quê. Sou minha pior inimiga; isso, pelo menos, eu já compreendi. Você sabe tanto quanto eu a meu respeito."

Confuso? Sim, no início do livro, mas conforme vamos acompanhando a história, vamos entendendo como tudo funciona. Tal como a protagonista, vamos construindo sua vida atual e vislumbrando pedaços de seu passado. Nos sonhos e na aparição de um rapaz, ela tem visões de sua  vida real, o que a fez viver desta forma e quem ela foi um dia. O que percebemos claramente, é que sua atual condição é uma punição, talvez por amar alguém, ou talvez por não ter amado. Mercy foi grande, foi poderosa, mas hoje ela é outra pessoa, hoje ela é Carmen.


Nesta nova vida que tomou conta, ela está participando de um intercâmbio cultural entre escolas, com o objetivo de fazer uma grande apresentação musical. O universo é cheio de concorrência entre adolescentes, cada um querendo ser mais popular que o outro. Ela fica hospedada na casa de uma família da cidade, e é lá que entende sua missão, ajudar à encontrar uma jovem desaparecida.

Para os pais da menina, que também são os anfitriões de Mercy/Carmen, a filha está morta, mas para Ryan, o filho mais velho, sua irmã está em algum lugar, viva e precisando de ajuda. Ele é lindo, e balança os sentimentos de Mercy, mas cheio de problemas e vive metido em confusão, tudo por causa da sua insistência em procurar a irmã. Mercy  acredita no jovem, e juntos colocam em prática um plano de investigação, dispostos a encontrar tanto a menina, quanto o criminoso.

Narrado em primeira pessoa por Mercy, este livro tem uma pitada de sobrenatural, afinal ela não é humana, mas o foco não é esse, e sim o mistério que envolve o desaparecimento da garota. Vamos, ao longo da leitura, acompanhando uma história de suspense, com um clima psicológico forte. Para completar outra garota desaparece, nas mesmas condições da anterior, provando que temos um criminoso muito ardiloso e doentio. 

O que poderia ser um livro bem adolescente, ganha maturidade em decorrência da personalidade de Mercy e da gravidade do problema que ela está envolvida. Mesmo ocupando o corpo de uma garota de treze anos, ela não é tão jovem, assim ficamos livres de uma protagonista imatura e insegura. Eu gostei demais de sua personalidade, ela não leva desaforo pra casa, nem tem medo de cara feia. Assim mesmo ocupada investigando o crime, ela ainda dá uma força para a dona do corpo que ocupa, Carmen, pois a menina era bem maltratada pelas colegas de escola, mas em sua nova fase, dá um show, mostrando as outras meninas, que ela não é tão boba quanto parece. Mercy pode parecer má no começo, mas ela é tão vítima quanto as pessoas que ajuda, pois não tem controle do que faz. Ela não sabe como entrou em um corpo, e nem como sair, quando a missão está cumprida ela parte. 

É um enredo diferente, eu não imaginava uma história assim, é uma leitura que flui muito bem, e não consegui largar o livro, até descobrir quem estava por trás de tudo. É um livro fininho, dá para ler em um poucas horas. Porém senti falta de um trabalho mais profundo em relação aos personagens, exceto no caso de Mercy, a abordagem com os demais, foi rasa,  não permitindo que o leitor desenvolva uma relação mais profunda com os mesmos, sabemos que eles estão lá, mas não os conhecemos de verdade. A verdade sobre Mercy não foi revelada, o livro é o primeiro de uma série, então teremos que aguardar o próximo para saber mais sobre ela, mas o final deste é fechado.

Eu vou acompanhar a série, pois achei diferente e gostei da protagonista. Espero que no próximo livro, a autora se aprofunde mais nos detalhes e nos dê a oportunidade de criar laços mais fortes com todos. Fica a dica.


Capas lindas!!!

 



Querem mais dicas? 
Que tal comprar o livro mais barato? 
Eu descobri estes dias o Cuponation, um site que tem parceria com várias lojas e dá um desconto bem legal nas nossas comprinhas. Eu já aproveitei bastante, espero que vocês possam aproveitar também.


2leep.com

25 comentários:

  1. Oi Cida,
    Fiquei na dúvida quanto a esse livro, eu não conhecia e pela resenha parece ser legal, mas ainda não sei, vou pesquisar mais sobre ele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante.
    Isso de ocupar o corpo me fez lembrar um pouquinho de Julieta Imortal, apesar de as histórias serem completamente diferentes.
    Ultimamente todo livro é série, ninguém mais quer lançar apenas um volume rsrs
    Mas é bom, assim temos mais tempo para apreciar nossos personagens preferidos :)
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pela história. No início da resenha me lembrei de alguma semelhança com Julieta Imoral, mas acho que fora ocupar o corpo de outras garotas, as semelhanças param por aí. Gostei do enredo, espero ter oportunidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li Julieta meninas, e não sabia deste detalhe, vou ver se consigo pegar e ver se são semelhantes. Bjos!!

      Excluir
  4. Oi Cida...
    Acho que não ouvi falar muito desse livro, mas fica uma boa dica...
    Eu realmente fico chateada quando os personagens não são bem desenvolvidos... gosto de apegar a eles e sentir suas emoções sabe?
    Adorei a sua resenha =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!

    Como a Vanessa, fiquei na dúvida quanto a esse livro, pois a história parece ser bem pesada e tocante. Mas parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro
    Mas parece ser muito bom
    As capas são lindas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa que estória interessante..
    Bem singular.. Adorei a resenha e a
    capa é perfeita amei mesmo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, querida. Melhor ainda ser uma série!
    Espero me aprofundar e me jogar nessa história, da mesma maneira que você.
    Clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    Não conhecia o livro, mas achei o enredo dele ao mesmo tempo confuso e intrigante.
    Ótima resenha!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,
    nossa fiquei encantada com sua resenha, e querendo muito ler o livro, como vc disse eu fiquei meia confusa no inicio, mais em contra partida achei a história muito original..
    Não conhecia esta série e vou correr e colocar no skoob..
    Valeu pela dica dos descontos.. ^^

    Resenha nova no blog, se der aparece para dar sua opinião

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida!
    Te confesso que esse livro não me chamou atenção, não me interessou, sabe? Mas o conhecia, só não sabia do tema.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem flor?
    Como sempre adoro suas dicas. Achei o enredo uma mistura de Julieta imortal com A hospedeira, mas no fim achei interessante. Assim que puder vou procurar.
    Abraços
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Nós leitores temos que estar acostumados com isso de dificuldade inicial rsrs
    Isso de vários corpos me lembrou livro espirita, não sei pq.
    Gostei muito da sua resenha! Não to lembrado de nenhum livro com tema semelhante a esse, por isso me deu vontade de ler!!!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é espirita não, pode ficar tranquilo. Eu nem tinha pensado nisso, até porque seria algo que me faria desistir do livro.

      Excluir
  14. Oi Cida!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante.
    É série, né? rs Mas vou me jogar...se ficar fugindo de séries vou perder de ler vários livros interessantes, né verdade?
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Neyla, eu não consigo deixar séries de lado, sempre começo uma nova, mas é o como você disse, se não for assim, perdemos ótimos livros.

      Excluir
  15. Eu soube da aquisição da saga pela editora há tempos atrás e amei o plot. Adicionei todos os livros, que tem capas lindas na minha estante, e espero o lançamento de todos sem grande intervalos. Achei a história muito interessante também, bem diferente do convencional.

    ResponderExcluir
  16. Oiie, a capa é linda, adorei a resenha, achei bem diferente o enredo e me interessei muito !!
    Espero poder ler em breve !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!

    Não conhecia o livro e adorei a resenha,me pareceu uma história bem diferente e forte.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Achei meio confuso no começo mas depois que vi que tem um mistério com toque sobrenatural me deixou interessada. Nunca tinha lido nenhuma resenha dele mas vou tentar dar uma chance a essa série.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Cida!
    Não conhecia esse livro e adorei a dica, como sempre!
    Vou add no skoob
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oie Cida
    Eu não conhecia esse filme não. A capa já me chamou a atenção, é muito linda.
    A história parece ser ótima,que bom que a protagonista é madura.Não aguento mais essas inseguras.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica R.
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida
    Achei a capa do livro linda e o enredo parece ser bem diferente, apesar de não ter chamado muito a minha atenção, fiquei curiosa para ler.
    Parabéns pela ótima resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia esse livro. Gostei muito da capa e da sinopse. Parte da história me fez lembrar do livro Julieta Imortal, que também ocupava os corpos de outras garotas e vivia a vida delas. Bom, espero que esse livro sej melhor que o Julieta. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!