Autor(a): Laura Bergallo
Editora: Escrita Fina Páginas: 164
Lançamento: 2010 ISBN: 9788563248015 Compare Preços
O jogo da memória sempre foi um dos passatempos preferidos da família de Lucca. O campeão imbatível na brincadeira é vô Pietro, um italiano bem- humorado que adora reunir todo mundo em torno do tabuleiro. Por isso, quando o vovô-craque começa a perder o jeito da disputa, é sinal de que algo de muito errado está acontecendo. Em pouco tempo, o patriarca estaria confundindo o nome de filhos, netos e da própria mulher. Inconformado com o problema, Lucca acaba descobrindo que a memória de seu avô foi roubada por uma quadrilha de perigosos bandidos, que ganham dinheiro vendendo as lembranças alheias. Com a ajuda de seus primos Gabriela e Rafael, e uma mãozinha extra do computador, Lucca arma um plano para recuperar a memória de vô Pietro.
Jogo da Memória traz a história de Vô Pietro nas palavras de seu neto Lucca. Nos apresenta uma típica família italiana, com um patrono muito bem humorado, que sabe ser severo quando precisa.
Fã de jogos da memória, Vô Pietro encanta o neto com a sua sagacidade. Ninguém da família consegue vencer o velhinho, dono de uma memória sem igual, impressiona à todos que ousam desafiá - lo neste jogo.
Em uma tarde, ele deixa o jogo de lado e divide com Lucca a história do grande amor de sua vida, que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Ele passou por muitas provações nesta época e só a vontade de voltar para os braços de sua mãe e de sua amada Giulia, o manteve vivo.
Para Lucca este momento foi inesquecível, ali ele teve certeza que conhecia seu avô melhor do que qualquer outra pessoa, que ambos tinham um grande segredo. Ao dividir com o neto aquela parte de sua vida, foi como se ele estivesse deixando suas memórias gravadas. O relato da guerra é duro e triste, porém as mudanças que acontecem com o vovô, são bem piores.
A confusão, o esquecimento, o distanciamento e a falha da ótima memória, alertam a família que algo não está bem, e logo o bom senhor é diagnosticado com o mal de Alzheimer. Não demora muito, e a internação passa a ser a única saída para o Vô Pietro.
Lucca decide que precisa ajudar o avô, procura em um site de buscas a solução e descobre o Shopping da Memória, junto com os primos Gabi e Rafael, vai em busca da cura do avô, mergulhando assim em uma grande aventura.
Narrado em primeira pessoa por Lucca, este livro traz uma história de esperança, amor e fé. Mostra a beleza do relacionamento do neto com o avô, os horrores e traumas de uma guerra e a devastação que uma doença causa em uma família. O mal de Alzheimer rouba muito mais que as lembranças de uma pessoa, ele tira a alegria daqueles que estão ao seu redor.
A escritora Laura Bergallo conseguiu abordar este tema sério, que é o mal de Alzheimer, de uma maneira criativa e terna. A forma como ela conduz a busca de Lucca pela cura do avô, nos cativa e enche o coração de esperança. Foi algo bem fantasioso, mas que conseguiu tratar de algo triste de maneira mais suave.
Foi uma leitura muito gostosa e nostálgica, lembrei dos livros da Série Vagalume, que é uma série infanto- juvenil com ótimas publicações, que traz lindas histórias de maneira bem contada e fluída, iguais a esta aqui.
Um detalhe muito legal do livro, são as ilustrações que complementam o enredo, todas primorosas.
O livro emociona, mas também faz sorrir. Eu recomendo para toda a família.
"Aqui me tenho. Sem mim
Nada lembro. Nem sei
À luz presente. Sou apenas um bicho
Transparente
E ele não virava a página. Desde que eu estava ali, já tinha dado tempo pra ler o mesmo texto umas dez vezes, mas vovô não mudava de página ou desviava os olhos, como se estivesse fascinado por aquelas palavras.
Foi quando eu percebi que ele estava chorando.
Não consegui entender bem por que, e fiquei sem saber o que fazer. Não queria que ele soubesse que eu, mais uma vez, o tinha visto com o nariz vermelho e os olhos inchados de choro. Então fiquei o mais quieto que pude, e fui saindo pé ante pé, até chegar na sala e tentar disfarçar, pra mamãe e pra vovó, o nó na garganta que quase não deixava minha voz sair.
Foi nesse dia que eu desconfiei seriamente que ele estava indo embora pra sempre."
Não deixem de votar na enquete que está na sidebar, me ajudem na escolha das próximas leituras.
Olha, eu não conhecia ..mas achei bem legal. Gostei.Eu gosto quando tem ilustração..me faz lembrar dos livros mais antigos..hehehe
ResponderExcluirbjs
Verdade Marli, elas são em preto em branco e lembram exatamente isso. Bjos!
ExcluirQue lindo Cida! Parece ser um livro muito tocante mesmo. Espero um dia poder ler essa história tbm!!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Que bom!
ResponderExcluirDeve ser um livro muito bom...
clicandolivros.blogspot.com
Curto livros que tratam da Segunda Guerra, mas sinto que este não é pra mim. :/
ResponderExcluirBeijos,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Oi Cida. Me parece mesmo ser uma linda história. Também me recordo dos livros da série vaga-lume, eu simplesmente adorava, já possuí a coleção completa. A história me parece ser daquelas que emociona. Sua resenha me fez ter vontade de ler.
ResponderExcluirParabéns!!!
http://diario-da-leitura.blogspot.com.br
Eu não tinha nenhum, mas pegava todos na biblioteca ao lado da escola, eram tão gostosos de ler.
Excluirawn deve ser bem fofo o livro
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas parece ser um livro bem legal, adorei a resenha!
ResponderExcluirbeijos, Lu
Lendo ao Luar
Ah! Cida, eu me encantei pela história! Adoro livros emocionantes e que tem um enredo forte como esse. Ainda não conhecia o livro, mas já entrou para minha lista de desejados. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Rafa {Fascinada por Histórias}
Achei legal a ideia de um livro sobre memórias roubadas e o Shopping da Memória é algo muito inovador.
ResponderExcluirA história me parece bem dramática, mas também muito divertida.
Gostei bastante do livro Cida.
Bjão!
livronasmaos.blogspot.com.br
Adoro vir aqui e ver as novidades rs.
ResponderExcluirFoi por sua resenha que comprei Deslembrança e fiquei muito feliz com a dica.
Achei super legal a estória desse livro, e novamente não conhecia kkkk.
Nova Coluna no Blog.
Confere lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
Oi Lauri! Que bom estar contribuindo com suas leituras, é ótimo saber que conheceu novos livros aqui. Bjos!
ExcluirGostei muito da sua resenha... Uma vez assisti o mini-depoimente de uma filha que cuidava da mãe com Alzheimer e fiquei tenso... É uma doença que corroí completamente, não só o idoso, porém a família ao redor. Gostei deste livro! Colocarei-o no skoob ;D
ResponderExcluirObrigado por comentar no meu blog ♥
Beijos - Gabriel Rezende
http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/
Oi Cida!
ResponderExcluirPela resenha pude perceber que autora foi criativa e sensível em sua narrativa, um livro que parece conter uma mensagem muito bonita. Linda resenha!
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Ela foi sensível sim amiga, conseguiu tratar de um tema doído de uma maneira mais leve.
ExcluirAdoro séries no estilo infanto-juvenil. Fico impressionada com a variedade de livros que você lê, sempre mudando os temas.
ResponderExcluirRafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
Eu tenho um gosto bem variado sim Rafa, até mesmo porque só um estilo literário por melhor que seja, em excesso fica cansativo.
ExcluirOi flor,
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha, não conhecia o livro ainda.
LEmbrei que no tempo de escola lia muitos esses livros da serie Vagalume e adorava as ilustrações, vou coloca ele na minha listinha pra também volta no passado rs
beijos
http://marifriend.blogspot.com.br/
Oi cida, o livro parece ser muuito fofo e uma leitura bem agradável. Gosto de livros emocionantes e bem escritos e agora fiquei curiosa para saber mais sobre as ilustrações e poder apreciá-las, rs.
ResponderExcluirBeijo!
Ps: Um campeão em jogo da memória com Alzheimer? :/
ResponderExcluirOi Ingrid! Ele era o campeão antes de ser atingido pela doença, quando ele começa ter dificuldades em sua vida e até mesmo no jogo, a família percebe que algo está errado. Bjos!
ExcluirOi Cida,
ResponderExcluirnunca tinha ouvido falar desse livro, e confesso que mesmo com sua resenha ele ainda não me interessou mto.
bjos
http://blog.vanesasueroz.com.br
Oi, Cida.
ResponderExcluirNão conhecia o livro.
A história é interessantíssima.
Já imagino como são as ilustrações *o* hehe
Adoro livros assim, que são capazes de nos trazer várias emoções.
Já adicionei à lista :)
Beijinhos
http://fulanaleitora.blogspot.com.br
Oi Cida! Não tinha ouvido falar desse livro e nem da autora. Achei um tema legal de se retratar, viu?
ResponderExcluirAdorei.
Beijos,
Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br
Esse livro me é totalmente desconhecido. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei da resenha e gostei da história.
ResponderExcluirQue linda resenha Cida, parece ser um livro que te faz chorar heimmm
ResponderExcluirnão conhecia este livro, gostei bastante da resenha..
Seu layout ficou show!!
bjs
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oi !
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e me pareceu bem interessante, já li um livro da Laura e adorei a escrita dela (:
Beijos,
Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta
Oi Cida!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro mas ele parece ser ótimo!! Parece ser do tipo que agrada a todas as idades. Fiquei super interessada!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
É tão bom quando encontramos livros que abordam assuntos assim, difíceis...
ResponderExcluirBye da Pah
www.livrosestrelas.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirLembra a série Vaga-Lume? Awn *-*
Acredito que seja um livro legal. Não o conhecia, mas acredito que seja uma boa leitura.
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
oi querida,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas me parece bem emocionante. Adoro essas historias familiares, parece mesmo bem bom.
boa semana
;*
dudsparrow.blogspot.com.br
Não conhecia o livro, mas a estória parece ser muito boa, fiquei bem curiosa! E parabéns pela resenha, ela ficou ótima.
ResponderExcluirBeijos.
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/
Amei! Parece o tipo de livro com uma trama deliciosa :-D
ResponderExcluirVou tentar encontrar para ler.
Bj, Aris.
Hey Cida
ResponderExcluirNão conhecia o livro e fiquei interessada.
Adoro histórias de relação entre avô e neto
E essa aparenta ser bonita e triste.
Acredito que seja uma ótima leitura.
Adorei a resenha
Feliz 2013
Sucesso para seu blog!
Nana - Obsession Valley
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirJá fiquei cativada só de ler a sua resenha. Não conhecia o livro e quero muito lê-lo, pois também tenho uma ligação muito forte com meu avô.
Abraços,
Amanda Almeida
Oi Querida, amei sua resenha, super emocionante, mas eu não encararia esse livro; tenho uma relação muito linda com meu avó e só de imaginar que algo de ruim possa acontecer com ele, já fico mal. Por isso não leria esse livro, acredito que ficaria muito deprimida...
ResponderExcluirParabéns pela resenha...
Beijos da Táta
http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
@umdiaacadalivro
Fiquei curiosa e eu achei essa capa LINDA!
ResponderExcluirBeijo, beijo
She
Nunca ouvi falar desse livro e também não sei se leria, não me interessou muito ):
ResponderExcluirBeijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com.br/
Oi Cida, muito legal a resenha, o livro parece ser ótimo! Juro que nunca tinha ouvido falar (sempre descubro coisas novas por aqui), mas adorei o tema, acho que é muito atual e real, necessário que seja mesmo abordado.
ResponderExcluirBeijos
É tão bom quando um livro consegue mexer conosco né? Adoro livros que me trazem saudade de outros, gosto de livros assim leves. Mas não largo livros "turbulentos" por nada. Sua resenha ficou muito convincente, estou com vontade de ler! Até mesmo por causa da Segunda Guerra do Mundo. Quero ler!
ResponderExcluirBeijos&Beijos.. 7hings.com.br aguarda por você lá!..
Oi Igor! Eu leio de tudo, romance, sobrenatural, infanto juvenil... depende do meu humor.
ExcluirBjos!!
Boa noite Cida,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e achei bem interessante e fiquei com vontade de ler...parabéns pela sua resenha....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
OI Cida!
ResponderExcluirAcho que nunca cheguei a saber de um livro com esse tema..Deve ser uma leitura emocionante, mesmo que um pouco triste. A série vagalume, é ótima ^^
Beijos :D
A sinopse me fez lembrar da minha avó. Ela vive confundindo o nome de todo mundo, tadinha. Agora quem tá começando com isso sou eu! haha. Adorei a resenha. Meus avós também se conheceram no meio da Segunda Guerra, então me fez lembrar deles de certa forma.
ResponderExcluirBeijos, Lari
http://www.bagacodelaranja.com
Cida, obrigada por sua resenha, ficou ótima! O "Jogo da Memória" acaba de ser adquirido para distribuição nas escolas públicas de todo o país, o que ajudará a esclarecer a garotada em torno dessa doença cada vez mais prevalente. Mas não pensem que é um livro triste: tem suspense, ação, fantasia...
ResponderExcluirQuem quiser conhecer um pouco mais sobre meus livros, é só acessar www.laurabergallo.com.br
Beijos a todos!
Oi Laura! que bom saber que será lido pelos estudantes, quando estudava tive acesso á livros excelentes e gostaria que a criançada de hoje tivesse a mesma oportunidade.
Excluir