{Resenha} Nas Sombras

Título Original: Shade
Autor(a):  Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record       Páginas: 336

Lançamento: 2012            ISBN: 8501088218                   Compare Preços
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos até o namorado morrer... E voltar.
Não espere uma história de terror, aqui os fantasmas fazem parte do seu cotidiano.

Este é um livro sobre fantasmas, mas num contexto distópico, temos um mundo pós "A Passagem", um evento que permitiu que todos aqueles nascidos após sua ocorrência, pudessem ver fantasmas e interagir com eles. O que hoje seria razão para pânico e histeria, neste novo cenário torna -se parte do cotidiano, para vocês terem ideia, os fantasmas tem emprego e até servem como testemunhas em julgamentos, tendo com interpretes os nascidos após " A Passagem".
Aura , nossa protagonista, foi a primeira pessoa nascida após este evento, ela é uma jovem que não aceita muito bem este fato e busca a verdade sobre o que ocasionou tudo isto, para ela existe algo muito complexo nestes acontecimentos e que precisa ser descoberto.
Ela sabe viver em certo equilíbrio com os fantasmas, tem horas que ela fica irritada, mas na maior parte do tempo se sai bem, e se quiser afastá -los basta se vestir de vermelho, uma cor que os afugenta. Todos os nascidos após o evento tem um  guarda roupa lotado de peças dessa cor. 
Mas a vida de Aura muda muito com a morte de seu namorado Logan, para ela torna -se extremamente difícil considerar o rapaz como um fantasma qualquer, ela não quer que ele parta, ela inicia inclusive um relacionamento com ele atípico,  um namoro humano-fantasma, mas para ele este é um risco enorme, fantasmas tem que partir, ou podem transformar -se  em sombras, que são seres muito temidos e até perigosos. As pessoas ao redor de Aura farão o possível para tira a garota desta situação mórbida, mas cabe à ela enxergar o que realmente é o melhor para si.

É uma história original, ver fantasmas e não sair correndo, e sim convivendo com eles,  é muito diferente, mas apesar da excelente proposta, o livro não me cativou.
Eu acreditava muito no mistério ao redor da Passagem, Aura começa a investigar o evento, descobre que seus pais podem estar envolvidos nos fatos, e cria um plano para investigar, mas logo este assunto é deixado de lado e perde -se entre outros.
No quesito romance temos um triângulo amoroso, Aura, Logan e Zach, este último um estudante de intercâmbio, que apaixonado, por Aura irá concorrer com o fantasma. Infelizmente o trio não convence, e da mesma forma que a parte do mistério, não foi bem desenvolvido.
Surgiram muitas suspeitas durante a leitura, como o fato da morte de Logan não ter sido um acidente, e sim assassinato, porém nenhuma delas foi sanada, pode ser que ocorra nos outros livros da série, já que teremos uma continuação, mas senti aquela sensação de vazio, quando você como e não consegue ficar satisfeito.

Apesar de não ter sido o livro que eu esperava, existem pontos positivos, como por exemplo o comportamento displicente de Logan com drogas e álcool, o que serve como um alerta para os jovens quanto ao perigo desta mistura perigosa. 
Outro ponto bem  positivo é a linguagem do livro, super jovial e também Aura, uma menina forte, decidida, e que comove por transmitir uma grande tristeza e confusão, ela parece buscar um lugar no mundo, o seu lugar, e não há como não torcer para que ela encontre.
Eu não esperava uma história de terror, eu sabia que era um romance distópico, porém eu queria algo mais elaborado e principalmente esclarecedor, tudo bem que terá continuação, mas deixar tantas pontas soltas, foi muito irritante.

Não digo para não lerem, muita gente gostou deste livro, mas no meu caso, achei que faltou um tempero maior.
Então leiam e aventurem -se Nas Sombras.

2leep.com

23 comentários:

  1. Oi Cida!
    Eu acredito que um livro, mesmo fazendo parte de uma série, tem que resolver pelo menos parte dos conflitos no final, deixando apenas um gancho para o próximo volume, sem deixar o leitor no vácuo. Ando correndo de séries rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim amiga, eu esperava mais deste livro. Bjos!

      Excluir
  2. Hey Cida!
    Sabe adorei a sua resenha!
    Acho que foi a mais bem explicada que li sobre esse livro.
    Tanto que eu nem sabia que ele era distópico O.o

    Adoro histórias com fantasmas, isso já me faz dar uma chance ao livro.!

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha bastante vontade de ler esse livro, mas confesso que, depois de ler sua resenha, fiquei um pouquinho desanimada. Odeio quando um livro abandona suas verdadeiras ideias para ficar dando foco somente aos romances. O-D-E-I-O! u.u uashsausah
    Tantos livros poderiam ter sido infinitamente melhores se não tivessem feito isso. Triste.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance não incomoda, eu não curti muito por causa dos assuntos que foram ficando de lado sem esclarecimentos.
      Bjos!

      Excluir
  4. que pena que não te cativou, eu fiquei em dúvida
    agora pq comprei esse livro, pela história original
    né.. Adorei a sinopse e estou doida pra ler..
    Espero que eu goste do livro, é muito ruim
    quando quando falta conteudo..

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, nem sempre o que incomoda uma pessoa,incomodará a outra, leia sim e depois me diz o que achou.

      Excluir
  5. eu ja vi tanta gente falando mal q nem sei se leria sauhsahuahu
    gostei da sua resenha
    acredita q eu nao vi ninguem que gostou aqui no blog? xp

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Fantasmas com distopia, a história parece ser bem diferente. Mas eu também não gosto quando deixam um monte de pontas soltas assim, mesmo sabendo que é trilogia. Não fiquei com muita vontade de ler esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! Eu ainda estou da dúvida se vou ler o próximo ou não, mas acho que vou parar aqui.

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha Cida! Já li Nas Sombras e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Poxa, que pena que não é tão bom esse livro, eu sei que cada um tem um gosto, mas acho que eu não ia gostar desse livro (e também nunca me interessei por ele) :/

    Beijokas da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Cida,

    Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade e confesso que não faz o meu estilo de leitura...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu confesso que sempre tive um pouco de vontade de ler esse livro, apesar de já ter lido várias resenhas e saber que ele é meio sem sal. Mesmo assim minha mente teimosa insisti em querê-lo.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Andressa, o que não foi legal para mim, pode ter outro sentido para você. Bjos!

      Excluir
  11. Ah, que pena que você não gostou, eu não conhecia mas gostei muito da sinopse, só que pelo o que você falou, acho que eu acabaria me decepcionando também :x
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e veja o que acha, talvez você goste.

      Excluir
  12. Oi Cida =)
    Acho que já havia lido uma outra resenha desse livro só não me lembro onde.
    A estória até parece ser interessante, mas sei lá tem algo aí que não me convence a ler, não é por causa da resenha, mas é questão do livro mesmo.
    Enfim adorei tua resenha, foi sincera e clara.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico triste quando não me encanto com o livro. Obrigada pela visita.Bjos

      Excluir
  13. Não tinha lido nenhuma resenha deste livro, a sua foi a primeira.
    Sua resenha está ótima, mas é a história do livro mesmo que não me agradou ;/

    Tenha um ótimo final de semana!
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Oiie!!

    Nossa comecei a ler a sua resenha e fiquei super empolgada, é uma historia bem diferente do que estamos acostumados a ver ne?!
    Uma pena voce não ter gostado tanto, muitas vezes isso acontece, o livro tem uma baita historia, que, por N motivos, não é bem trabalhada. Talvez se esperar os outros livros da serie e ler tudo de uma vez ela fique completa =)

    bjoo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!