{Resenha} Vítimas do Silêncio

Vítimas do Silêncio
Autor(a): Janethe Fontes
Editora: Baraúna
Páginas: 307
Lançamento: 2008
ISBN: 9788579233784
Violentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...
... Um caso de abuso sexual ...
... Uma tentativa de fuga ...
... Um novo crime e ameaças ...
... O reencontro com o inimigo ...
Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica,
um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.

A escritora Janethe Fontes aborda neste livro um assunto muito forte, o abuso sexual, que considero um crime pior que matar, pois as sequelas que deixa na vítima, são uma morte diária, marcas para toda a vida. 
Quando comecei esta leitura, não imaginava o quanto ficaria refém do livro, isso mesmo, fiquei presa e só fui libertada quando acabei de ler, o que durou um dia. Eu imaginava sim uma leitura cheia de emoções, falando muito da violência sexual, mas encontrei em Vítimas do Silêncio, uma linda história de superação e amor.

Guida é a personagem central da trama, quando menina foi estuprada por seu padastro e por medo das consequências, preferiu calar -se ao invés de denunciá - lo, decidiu que o melhor seria deixar seu lar, para viver no Sul do Brasil com seus tios. 
Guardando sua vergonha e seus temores a sete chaves, a  moça começa uma nova vida, porém seus tios possuem ideias muito antiquadas, quando ela e seu primo Marcos começam a envolver -se e passam uma noite juntos, os tios consideram o acontecimento impróprio de uma família de respeito, o rapaz é mandado para fora do país e Guida não é mais bem vinda naquela casa. Paralelo a estes acontecimentos, a mãe da moça resolve ir procurá - la, e agora que separou - se do padrasto de Guida, elas voltam a viver juntas.

Não pensem que a vida de Guida melhora,  pois a mãe logo reata o casamento e toda aquela tortura recomeça, Guida é atacada pelo padrasto novamente, e desta ela resolve partir para bem longe e nunca mais voltar. Nossa protagonista tenta outro recomeço, desta vez em São Paulo, sem dinheiro, sem conhecer ninguém, ela passa a viver em péssimas condições, lutando para conseguir um emprego que possa garantir sua sobrevivência e para completar a difícil situação, a noite que passou com seus primo, teve suas consequências.

Além da jovem e seus familiares, temos outros personagens, como a família Fraga, composta pelo casal Otávio e Eloísa e  seu filho William, um jovem de 25 anos que ao sofrer um acidente ficou paraplégico. O casal trava a batalha de convencer o jovem a tratar -se e recuperar a alegria de viver. Otávio procura alguém para ser acompanhante de William e Guida precisa de um trabalho, desta forma eles encontram -se, e a alegria começa a preencher a vida de nossos personagens.

Nas dores que cada um  traz consigo, o destino unirá seus caminhos. A fraqueza de um, será força para o outro e ao compartilharem suas dificuldades, medos, amores e amizade, eles criarão laços afetivos para toda a vida. Guida será uma luz na vida de William, ao mesmo tempo que a família Fraga aceita a moça, em seu seio, de braços abertos, mais que um trabalho, a jovem encontra uma nova família.

Dizem que alegria de pobre dura pouco, eu digo mais, a de Guida também, pois ao escolher calar -se em relação ao seu estupro, ela selou sua vida com tragédias, que irão arrastar todos aqueles que ela ama à um trágico destino, ou seja, os dias alegres com os Fraga logo acabam.

Eu gostei muito de Guida, ela poderia ser daquelas mocinhas que passam a história toda fazendo um drama, mas ao contrário, ela enterra sua tragédia e luta para ser feliz. Claro que ela fica marcada, e não consegue falar disso com ninguém, mas ergue a cabeça, batalha por um emprego e sonha em ser advogada, e mais ainda consegue dar forças para as pessoas que estão ao seu redor, ela é imprescindível na recuperação de William, com sua doçura ela encanta o rapaz. Ela ama incondicionalmente, por mais que tenha sofrido, ela mantém seu coração aberto, contagiando as pessoas.

O livro é muito reflexivo, cada situação nos faz entrar na pele do personagem, e nos colocar nos mesmos dilemas. Eu acho que toda vítima de um crime deve denunciar o criminoso, mas não julgo quem se cala. No caso de Guida, sua mãe amava o padrasto, será então que ela acreditaria na filha? Lendo o livro, enxerguei na mãe, uma mulher dependente do marido, e sinceramente eu acho que ela não acreditaria nela.
Não estou generalizando, até porque em muitos casos, eu sei que a jovem teria um voto de confiança, isso também será mostrado na história, o que foi muito bom, pois temos os dois lados de uma mesma situação.

A família Fraga é muito cativante, o que não posso dizer da família de Guida, achei a maior parte deles muito egoísta, salvando somente uma prima e a irmã caçula. Carlos é o padrasto, que homem sujo e deplorável e Marcos o tal primo, é fraco demais, e jamais dá qualquer apoio para Guida.

O que achei um ponto negativo, foi a participação de Carlos nas cenas finais, ele volta de forma repentina, e vai embora do mesmo jeito, eu gostaria de algo mais detalhado, melhor desenvolvido.

Não há nada mais que tenha à dizer, além de que vocês deveriam ler para tirar suas próprias conclusões. Tive em mãos um livro tocante e sensível, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura, foi uma leitura rápida, concisa e nada cansativa, recomendo com certeza.

2leep.com

43 comentários:

  1. nossa adorei a resenha.. A capa é muito bonita neh??
    kaosksao

    beijos Cida, sumiu hein. kaoskao

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito forte. Desses que mexe com a gente. Também concordo que as pessoas deveriam denunciar, mas o medo é muito maior.
    Gostei da resenha, vou procurar saber mais sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      O tema é forte, mas a leitura é muito gostosa, os personagens cativantes.
      Bjos!

      Excluir
  3. adorei a resenha, acho que quero ler sim esse livro, vou ficar de olho pra ver se aparecem promoções ((:
    beijos!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.
      Espero que aprecie a leitura.
      Bjos!

      Excluir
  4. Eu já tinha lido a sinopse do livro e fiquei com vontade de ler essa é a primeira resenha que leio e ficou muito boa vou procurar o livro.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Esse livro parece simplesmente muito lindo e bem reflexivo! Adorei sua resenha!

      Beijos
      Lendo de Tudo

      Excluir
    2. Espero que vocês tenham a oportunidade. Deixem sua opinião aqui depois da leitura.

      Excluir
  5. Boa noite Cida,

    Não conhecia o livro e confesso que fiquei bastante curioso...boa dica e ótima resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa já conquista de cara, mas sua resenha me deixou curiosa para conhecer a Guida.
    Realmente abuso sexual é um assunto difícil de ser tratado, é bom sabe que a história não é levada para esse lado mais pesado, curti :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      A luta de Guida para vencer na vida é mais citada do que o abusos, ele sempre vai assombrar a vida dela, mas não fica um clima ruim.

      Excluir
  7. Nunca li um livro que tratasse de abuso sexual, não sei se conseguiria ler sem me derramar em lágrimas, sempre choro com livros de história forte, rsrs
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Sua resenha está muito intensa, gostei bastante, embora eu não consiga ler livros com essa temática.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!
      O livro é intenso, nem sei se consegui chegar perto do quanto.
      Bjos!

      Excluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse livro e posso te dizer que ele parece ser cativante, gosto dessas histórias de superação, mas não sei se consigo lê-las.
    Parabéns pela resenha!!
    beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Vale a pena ser lido, faz uma forcinha.
      Bjos!

      Excluir
  10. Imagino que a leitura seja muito difícil... doída até.
    Abuso sexual é algo aterrador já em pensamento!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro
    Mas estou vendo que é bem forte e isso é bom para chamar atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Que resenha maravilhosa guria!O tema abordado é muito forte mesmo e concordo com muitas coisas que tu disse.Tb acho que as vítimas de tal violência morrem a cada dia e que essas marcas podem ser superada,mas jamais esquecidas.ótima dica flor,gostei muito.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!

      Espero ter conseguido colocar aqui, pelo menos uma parte do quanto eu gostei.
      Foi uma leitura muito animadora, faz a gente pensar que sempre temos uma nova chance.

      Bjos!

      Excluir
  13. Eu gostei da capa... apesar dela ser triste.
    Gostei da sua resenha, mas o livro não me atraiu no momento ^^
    Quem sabe outra hora né?
    :)

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    já tinha ouvido falar sobre esse livro e sou louca para lê-lo! Também acho o abuso sexual um dos piores crimes que alguém pode cometer. O livro parece mesmo muito emocionante! ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Que linda a capa da nova edição do livro.
    Eu não me interessei muito por ele, estou precisando ler livros mais leves.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      Então não indico para o momento. Deixa anotado para futuras leituras.

      Excluir
  16. Oi Cida, um livro que deve me fazer ir do choro a revolta na mesma página. Ainda mais quando me lembro quantas Guidas existem por aí. Denúncia sempre e apoio incondicional às vítimas. Eles pilantras deveriam levar choque elétrico bem no "pirulito" para ver o que é bom, e depois serem largados em uma cela bem lotada para completar o serviço.
    Bjs, Rose,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose!
      Adorei o castigo, você está super certa.
      Bjos!

      Excluir
  17. Resenha muito boa Cida, gostei tanto que o livro entrou para minha lista de livros para leitura! Parabens pelo Blog que tbm é magnifico!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tinha ouvido falar num livro que abordasse esse tema.
    Também acho abuso sexual pior do que morte. Lembrar é a pior coisa que existe. Fora que ela nem tem o apoio da família.
    Gostei da Guida por não ser daquelas se lamuriando pelos cantos.
    Gostei muito da sua resenha também. Parabéns!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Tema forte. Deve ser uma leitura intensa. Gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, realmente o tema é forte, digamos até pesado. Mas tudo depende de como foi escrito e pela sua resenha parece ser leve na medida certa. Gostei muito do livro, são raros livros com este tipo de tema. Quero muito ler.

    Beijoos

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  21. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Muito interessante, despertou minha curiosidade, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  22. Essa história me parece ser bem interessante, bem forte e emocionante. O título do livro é bem apropriado ao tema abordado e a capa é muito bonita. Estou louca para ler. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  23. Puxa, a estória é muito forte. Acredito que deve mexer muito com as emoções. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Que história forte e emocionante.
    Já tinha lido em outros blogs também sobre esse livro ser muito bom e estou bem curiosa para ler :)
    Sua resenha está maravilhosa :)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  25. A história me pareceu bem escrita, o fato de relatar um abuso dá até um certo temor de ler, já que para mulheres essa questão afeta tanto o psicológico só de pensar. Mas tbm é interessante ver o comportamento, os sentimentos de alguém que sofreu isso.

    (Kauana Pletz, @kauanapletz

    ResponderExcluir
  26. Incrivel e interessante, nunca ouvira falar sobre um livro com tal tema, é o tipo de livro que inspira curiosidade sobre os sentimentos descritos. Eu gostei muito!

    ResponderExcluir
  27. Me pareceu um drama bem pesado.
    Me interessou por ser algo completamente diferente do que costumo ler.

    ResponderExcluir
  28. Eu não leio resenha!!!
    Mas quero participar do sorteio!!

    ResponderExcluir
  29. Dei uma lida de relance na resenha e ja achei legal, vou continuar lendo agora.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Òtima resenha !
    Fiquei com vontade de ler esse livro agora, a história me tocou !*--*
    Com certeza deve ser muito reflexivo, infelizmente, os estupros estão aumentando a cada dia mais, e é um assunto muito pouco abordado !
    Com certeza o livro deve ser ótimo !
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!