[Resenha] Uma Tragédia Familiar

Uma Tragédia Familiar
Título Original: The Woman Inside
Autor(a): M.T. Edvardsson
Editora: Suma                        Páginas: 304
Lançamento: 2023                 Thriller, Drama, Mistério
Tradução: Natalie Gerhardt
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Numa pequena cidade universitária da Suécia, dois policiais atendem um chamado e se deparam com uma cena aterrorizante: um casal sem vida dentro da própria casa em um bairro pacato. Novo thriller do autor de Uma família quase perfeita, que deu origem à série da Netflix. Steven e Regina Rytter são um casal abastado, vivem em uma mansão deslumbrante e aparentam uma vida perfeita. Mas há algo fora do comum: a esposa não sai de casa há meses, tomada por uma grave e misteriosa doença. Depois de alguns desentendimentos com a funcionária anterior, Steven contrata uma nova faxineira, Karla, para cuidar da residência dos Rytter duas vezes por semana. A jovem chegou na cidade há pouco tempo, e trabalha para se manter no curso de direito. Ela aluga um quarto simples no apartamento de Bill Olsson, um homem gentil que, viúvo e desempregado, passa por maus bocados para sustentar a filha de oito anos. Conforme a situação de Bill vai ficando cada vez mais crítica, Karla se vê obrigada a fazer uma escolha terrível. E quando os Rytter são encontrados mortos, tanto Karla quanto Bill precisarão revisitar um passado que preferiam evitar. Todas as pessoas em Uma tragédia familiar escondem algum segredo, mas alguma delas seria capaz de cometer um assassinato? Um thriller eletrizante de um mestre do suspense que apresenta uma história sobre dependência, justiça e a linha tênue entre o certo e o errado.

Um casal é encontrado morto em casa. Devido as circunstancias, a polícia não faz ideia se o marido matou a mulher e depois se matou ou se foi alguém de fora que os matou. É um mistério difícil de resolver, ainda mais quando todos os que são interrogados parecem estar escondendo alguma coisa.

A história começa com a polícia descobrindo os corpos e a partir daí o autor vai nos apresentando uma série de personagens e fatos que antecederam o dia desta tragédia. 

Eu aprecio muito capítulos curtos, pois para mim a leitura fica mais dinâmica. Aqui o autor usa deste artifício e ainda vai criando muitas expectativas no leitor ao terminá-los em momentos importantes. Fica aquela sensação de que há mais na história do que estamos vendo ser relatado e eu ficava aqui cheia de teorias. Além destes capítulos focarem cada um em um personagem diferente, também temos entre eles trechos de depoimentos sobre acontecido. 

Também gosto bastante de personagens duvidosos e aqui todos se encaixam nessa categoria. Estão todos escondendo algo, não mostrando quem são e o que sentem de verdade . 

O casal assassinado, Steven e Regina Rytter, eram ricos, mas tinham um casamento bem esquisito. Ele passava o dia fora trabalhando ou saindo com a amante (que não sabia ser amante) e não permitia que a empregada da casa sequer trocasse alguma palavra com sua esposa. Quando isso ocorria, ele perdia sua pose polida e ficava bem ameaçador. A esposa em questão um dia foi uma mulher de vida ativa e saudável, que agora vivia de cama com uma doença misteriosa e a base de remédios.

A jovem empregada deles, Karla, de começo não quer se envolver, mas sente pena da patroa e se convence que o marido a está dopando. Karla divide essa suspeita coma algumas pessoas, bem como revela que o casal é rico e fácil de roubar. 

Bill é um viúvo cheio de dívidas que precisa criar a filha e não sabe de onde tirar dinheiro. Ela aluga um quarto de sua casa para Karla e fica sabendo dessa história. Imaginem como é tentador para ele, que já furtou antes, saber dessa mina de ouro dos Rytter. 

Vou adiantar que a cada página eu desconfiava de alguém tendo matado os dois e também desconfiei do marido matando a esposa, mas não via sentido nele cometendo suicídio depois disso. Então me convenci que eles deviam ter sido mortos por alguém de fora, só faltava o motivo. O plot da amante que achava ser uma namorada pode ser bem sugestivo, mas o de Bill roubando o casal, sendo surpreendido e os matando para mim parecia mais convincente. 

Não vou dizer se acertei o culpado e nem a motivação, deixo essa descoberta para vocês se resolverem ler. O que posso dizer é que uma história envolvente, instigante de ler e que vai despertar nosso detetive amador. 

Se houve um ponto que achei que poderia ter sido diferente, foi a forma como o desfecho foi tratado. Pois apesar de elaborar muito o mistério ao redor do casal, o desvendar de tudo foi rápido demais. 

Eu gostaria de mais detalhes e  também respostas para uma ou duas perguntas que ficaram no ar. Alguns entendimentos ficaram nas entrelinhas e podemos interpretar de maneira diversa. 

No mais, só posso revelar que aqui ninguém é de todo inocente. 



6 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Não conhecia o livro, não é um gênero que sou muito ligadinha, mas confesso que fico curiosa, principalmente pq voce não contou se acertou ou não o culpado, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bem?
    Eu sempre fico nervosa querendo descobrir tudo, fazendo várias hipóteses hahaha amo quando o autor/a/e consegue pegar a gente e não conseguimos descobrir até o final quando tudo é revelado

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, gosto de livros que deixam no ar essa dualidade sobre os personagens. Ainda não conhecia esse, mas também adoro uma boa investigação.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse tipo de suspense, em cada momento um culpado e você sempre acha que sabe e no fim é enganada hehehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu fico incomodada tb quando não fecha como quero; com pontas soltas.
    Já tava de olho nesse e estou querendo ainda mais a leitura. Não sei pq eu pensei que fosse série, com mais livros.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi
    agora eu quero saber o que aconteceu com o casal, eu ando nessa vibe de livro e atualmente estou lendo dois, porém eu sou péssima para apontar culpados na leitura. Já quero ler esse e ele tem um número bom de páginas.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!