[Resenha] Suzume # 1

Suzume # 1
Título Original: Suzume #1 (Suzume no Tojimari)
Autor(a): Makoto Shinkai, Denki Amashima
Editora: JBC                            Páginas: 200
Lançamento: 2024                 Fantasia, Mangá, YA
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

A jovem estudante Suzume tem o sonho de se tornar uma enfermeira, como sua falecida mãe. Morando com sua tia, ela se encontra com um misterioso jovem que parece estar procurando pelo que chamam de "uma porta" em algum lugar da cidade. Após dar direções ao homem, Suzume é alertada por suas amigas que o local que ele procura teve sua entrada proibida, pois pode ser muito perigoso. Neste momento, ela percebe ao olhar pela janela que um tipo de criatura gigante parece ter surgido sobre o local para o qual disse que o jovem deveria ir. A aventura de Suzume começa quando "a porta" abre um caminho inesperado para um mundo que as pessoas não estão cientes de que existe...

Suzume, com roteiro de Makoto Shinkai e arte de Denki Amashima, é o primeiro volume de uma trilogia. 

Suzume é uma garota órfã, criada pela tia. A jovem tem um sonho recorrente com um lugar incomum, meio fora da realidade, que remete ao tempo em que perdeu a mãe. Ela vive perto das antigas ruínas de uma cidade termal e, numa manhã como tantas outras, encontra um forasteiro em busca desse lugar. Suzume indica o caminho, mas, ao se dar conta dos perigos que existem em um local condenado, decide ir atrás do rapaz para alertá-lo.

Suzume não encontra Souta, e sim uma porta erguida no meio das ruínas. Curiosa como é, ela a abre — e se depara com outra dimensão. Lá, vê um totem. Sem saber das consequências, toca o objeto e acaba libertando o ser responsável por manter os perigos daquele mundo longe do nosso.

Souta é o guardião encarregado de fechar essas portas espalhadas pelo mundo, sempre em locais abandonados, onde as pessoas já não podem mais viver. Se forem abertas, causarão terremotos capazes de nos dizimar.

Agora, ao lado de Souta, Suzume vai ter que correr contra o tempo para salvar o mundo. O problema é que o totem virou um gato traquinas — e ainda por cima transformou Souta em uma cadeira. Será que a jovem garota e o rapaz-cadeira vão conseguir vencer o gato e fechar todas as portas?

Eu admiro muito as obras de Makoto Shinkai (Your Name, Weathering With You, O Jardim das Palavras e outras) e não via a hora de ter Suzume na coleção. Já conhecia a história pela animação, mas ver tudo em detalhes no mangá foi uma experiência diferente.

Na obra escrita, dá pra apreciar com mais calma as falas dos personagens, suas expressões e a arte no geral — uma arte muito bonita, que transmite sentimentos além das palavras.

E há Suzume e Souta, dois personagens que estão em busca de algo — e que nunca hesitam em ajudar quem precisa. A conexão forjada entre eles neste primeiro volume faz a gente torcer por um romance. É inevitável sonhar com isso ao final da aventura.

Suzume é uma menina carismática, gentil e carinhosa. Ela deixa suas emoções fluírem sem freios, muitas vezes deixando Souta sem palavras. Nessa aventura dos dois pelo país, Suzume conhece novas pessoas — e seu jeitinho doce logo conquista novos amigos.

Aqui tivemos um vislumbre do que as portas abertas podem causar — e não é nada bom. Vamos ver, nos próximos volumes, quais perigos Suzume e Souta ainda vão enfrentar… e torcer para que o Sr. Gato justifique suas ações. 

Os personagens são cheios de sentimentos fortes — e, muitas vezes, conflitantes. Suzume tem momentos divertidos, mas não é um mangá de comédia. É uma história focada em sentimentos, desejos, perdas e sacrifícios. Uma bela narrativa sobre amor, atos heroicos e gentileza.

Ainda há muito a ser desvendado… Eu amo, e recomendo!




2 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa. É o tipo de aventura que me encantou nos animes nas minha adolescência. O fato de ser uma trilogia me animou também, pois tem uns mangás que são muito extensos. Vou ver se no futuro dou uma chance para essa leitura. É bem fora do que tenho consumido atualmente.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!