[#ReadChristie2024] A Noite das Bruxas

A Noite das Bruxas
Título Original: Hallowe'en Party
Autor(a): Agatha Christie
Editora: L&PM                      Páginas: 232
Lançamento: 2015               Crime, mistério
Tradução: Bruno Alexander
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

Era a vez da viúva Rowena Drake ser a anfitriã da tradicional festa de Halloween do vilarejo. Durante os preparativos, Joyce, uma irrequieta menina de treze anos, gaba-se por já ter testemunhado um assassinato. Ninguém lhe dá ouvidos e tudo transcorre bem em meio a brincadeiras do dia das bruxas, até que um crime interrompe a diversão. Hercule Poirot prepara-se para uma noite entediante quando é surpreendido por uma ligação aflita de sua velha amiga e escritora de livros policiais Ariadne Oliver, convicta de que só ele poderia desvendar esse mistério antes que um novo crime aconteça... Publicado em 1969, A noite das bruxas é um romance da maturidade de Agatha Christie e uma das últimas obras escritas pela Rainha do Crime.

A Noite das Bruxas é o escolhido do mês para o #ReadChristie2024. Este livro foi escrito por Agatha na década de 60 e traz como protagonista Hercule Poirot

A escritora Ariadne Oliver está participando de uma festa de Halloween, quando uma das convidadas afirma ter visto um assassinato. A jovem Joyce tem a fama de ser uma grande mentirosa e ninguém leva a sério seu comentário. No entanto, pode ser que alguém tenha acreditado nela, pois ao fim da festa Joyce é encontrada afogada. Não há dúvidas que foi assassinato. 

Ariadne que é muito amiga de um certo detetive talentoso e famoso, não demora para convocá-lo para desvendar esse mistério. Entra em cena Poirot e a caçada ao assassino tem início.

No livro que li anteriormente, fiquei meio decepcionada por Poirot aparecer na história bem depois da metade, mas dessa vez Agatha resolveu mudar a situação e colocá-lo para trabalhar logo no começo. Eu achei ótimo! É bom demais vê-lo andando para lá e para cá xeretando, fazendo perguntas, deixando as pessoas encurraladas e montando suas fabulosas teorias. 

O cenário é uma cidade pequena, onde não deixa de ser comum os moradores terem muitos segredos ocultos e várias fofocas da vida alheia. E são estas fofocas que levam Poirot a construir o cenário que revelará quem matou Joyce. 

Não é fácil para ele descobrir a verdade, pois não parece ter sido possível a menina ter testemunhado um crime. E a solução é investigar não o presente e sim o passado, para entender de onde pode ter vindo o crime mencionado. E aqui é que Agatha joga sua grande cartada, pois há uma série de mortes e desaparecimentos suspeitos ocorridos no local que nos fazem não saber no que apostar.  

Não sou Poirot e, apesar de ter descoberto o motivo, nem de longe cheguei perto de fazer as ligações dos acontecimentos do passado com os dos presente. E há uma revelação em relação a essa menina ter visto ou não um assassinato que me surpreendeu totalmente.

Agatha sendo Agatha, entrega não uma, mas diversas reviravoltas e grandes revelações. Eu gostei bastante da trama, embora não possa dizer o mesmo dos personagens. Esse pessoal era bem frio e mesmo a morte de uma criança não os comoveu. Ainda assim, a rede de mistério que Agatha tece não tem defeitos e foi feita para deixar o leitor curioso e preso na história. 

Há uma adaptação recente, de 2023, de A Noite das Bruxas em filme. Agora que li a obra, não vou resistir e quero ver o filme. Eu já imagino que vá ter grandes mudanças, mas como foi produzido pela mesma equipe da adaptação de Assassinato no Expresso do Oriente (2017) o qual amei, acho que não vou me decepcionar. 

Confira as resenhas dos outros livros do projeto. 


#ReadChristie2024 - Lidos

O Misterioso Caso de Styles              O Adversário Secreto                    O Mistério do Trem Azul

A Casa do Penhasco                         Morte na Mesopotâmia                  E Não Sobrou Nenhum

Seguindo a Correnteza                  Convite Para um Homicídio          Um Gato Entre os Pombos

A Noite das Bruxas



5 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Não li o livro, mas vi o filme e gostei!
    Achei bem melhor que Morte no Nilo, que me decepcionou (o filme, no caso).
    Mas Assassinato no Expresso do Oriente segue sendo meu filme favorito.
    Fiquei curiosa pra ler o livro, porque achei a ambientação muuuito legal, e o clima pesado do caso e da casa (risos) é bem instigante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li Agatha Christie e sinto que é um dos clássicos que você precisa ter ao menos um contato para conhecer a autora que marcou todo um gênero literário.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Agatha Christie tem livros para o calendário inteiro né? hahaha
    Gostei bastante da premissa!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Gostei da trama!! Sempre fico curiosa com os mistérios!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem? Foi com o filme inspirado nesse livro, e os outros 2, tendo Kenneth Branagh interpretando o detetive Poirot que me fizeram finalmente começar a ler Agatha Christie. Cheguei a ler alguns dela sem o detetive, mas ele se tornou meu personagem favorito. Já ouvi dizer que esse livro é bem diferente do filme e tenho vontade de ler pra descobrir o quanto.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!