Em uma terra árida, uma jovem e sua avó precisam enfrentar a dificuldade de sobreviver à escassez da vida que assola o sertão onde vivem. Quando a maior de todas as secas atinge a região, a pequena Cordélia terá que encontrar um meio de trazer a salvação de volta para casa, em meio a um povo selvagem, um grupo de jagunços e um magnata que pode deter a chave para a salvação de todos.
Cordélia e a avó Neve vivem no sertão e apesar de terra árida e da escassez de água, Délia encontra conforto nas histórias de heróis contadas pela avó. Elas nunca tem fim e a avó afirma que imaginar o desfecho é a melhor parte da história.
No entanto, quando Neve adoece, Delia sabe que precisa de água para ajudar a avó. Então, munida de coragem e muito amor pela avó, a menina parte pelo sertão em busca de água. Nessa viagem encontra pessoas boas e más, o real e o fantástico.
Romaria é uma HQ nacional escrita por Jun Sugiyama e ilustrada por Alexandre Carvalho. Publicada de maneira independente, com financiamento coletivo em 2018, chega agora nessa edição especial pela JBC.
É uma história de uma garota que precisa salvar a avó e para isso não vai medir esforços. Délia, nesta viagem, vai vendo sua terra destruída pela seca e seu mundo morrendo por falta de água. Ela percebe como o ser humano pode ser tanto tomando pela loucura e maldade neste cenário, quanto pode encontrar forças para lutar e ter esperança de dias melhores. A falta de água não é apenas de causas naturais, infelizmente o poder capitalista também está contribuindo para essa triste situação.
Délia é cativante! Desde as primeiras páginas ela ganhou meu coração com seu jeito de menina doce e gentil, mas que também sabe ser feroz quando necessário. Ela enfrenta situações perigosas, mas nunca desiste da luta. Neste ponto há um toque de fantasia e a semente que sua avó plantou em seu coração, pois é inspirada na jornada de heróis das histórias de Neve, que Délia consegue se levantar (literalmente) e seguir em frente.
A HQ tem lindas ilustrações e a expressividade dos personagens é marcante, transmitindo mais emoções que mil palavras. Há cenas que basta olhar para Délia, sem nenhuma letra escrita ali, que entendemos todas as emoções que tomam o coração da jovem.
Eu amei Romaria, não só pela história inspiradora, mas também pelo bom uso do nosso sertão para falar sobre o ser humano e suas atitudes. Além disso, Délia é uma personagem que me deu vontade de abraçar, vou guardá-la com carinho no coração. E vou ser honesta, eu adoraria mais histórias neste universo. Recomendo!
A edição ainda traz uma breve biografia dos autores, uma galeria de esboços dos personagens e uma história extra com o grupo de jagunços que ajuda Délia em sua jornada.
Oi Cida, sobre essa questão da falta de água me deixa apreensiva porque no tempo em que estamos vivendo, está cada vez mais difícil preservar a natureza. Aqui em BH não chove a 138 dias, queimadas por tudo lado. Muito triste, viu. Não é um livro que leria assim de cara, mas parece que é bom.
ResponderExcluirAté mais!
www.relatosdalih.com.br 💜
Essa resenha de Romaria é encantadora! Dá para perceber o quanto a obra é carregada de emoções intensas e como o autor consegue entrelaçar sentimentos profundos com uma escrita envolvente. Fiquei curiosa com os temas abordados, como o peso das escolhas e a busca por redenção, que parecem ser o centro da narrativa.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
amei
ResponderExcluirjá quero!
Não conhecia ainda a história, é primeira resenha que estou lendo dela e já fui completamente convencida
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Por ser nordestina, morar em uma cidade da Zona da Mata Sul, fiquei com vontade de ler essa HQ, entrou para a minha lista. Achei a resenha sensível, acho que mesmo quem não é nordestina vai sentir vontade de ler com essa apresentação.
ResponderExcluir