[Resenha] Chuvas Esparsas

Chuvas Esparsas
Título Original: Scattered Showers
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Seguinte                 Páginas: 304
Lançamento: 2024               Contos
Tradução: Lígia Azevedo
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Nesta coletânea de contos, Rainbow Rowell nos presenteia com nove histórias de amor cheias de personagens confusos, encantadores e, acima de tudo, profundamente humanos. O primeiro Natal na casa dos pais do namorado é sempre inesquecível. Uma garota conhece um garoto acampando na porta de um cinema. Dois melhores amigos debatem os méritos dos bailes do ensino médio. Um príncipe se apaixona por uma troll. Até o próprio Simon Snow retorna para uma aventura natalina. Rainbow Rowell, com sua já conhecida maestria narrativa, oferece aos leitores contos onde o acaso, o amor e os bons encontros têm lugar garantido ― assim como o sorriso ao fim de cada leitura.

Eu estava com saudades das histórias de Rainbow Rowell. Esse livro de contos, que chegou aqui lançado pela, Seguinte veio em boa hora, trouxe bastante conforto ao meu coração.  

Temos nove contos passados em diferentes locais, épocas do ano e universos. Não é necessário ter lido outros livros da autora para entender, mas quem já leu a série Simon Snow vai ter uma surpresa em um dos contos. 

Eu gostei bastante destas histórias, que apesar de curtinhas são bem completas. Ainda assim nos deixam com vontade de quero mais, de continuar na companhia dos personagens. 

A primeira foi a minha favorita, Meias-Noites, onde temos dois amigos de longa data passando por festas de Ano-Novo através dos anos, desde a adolescência até a faculdade. Quando vem a hora da virada, parece que algo de importante os aguarda só quando bate meia-noite, não acontece o esperado. Criamos a expectativa pela meia-noite onde tudo poderá mudar. É fofo demais. 

O segundo, Escrito nas Estrelas eu já conhecia e traz um trio de fãs de Star Wars na fila do cinema aguardando a estreia do novo filme da saga. É um deleite para quem curte esse universo, pois podemos recordar dos filmes conforme eles conversam e é uma história bem identificável para todo mundo que é fã de algo e já fez uma loucura pelo que gostava (eu passei a noite acampada para ver um show na adolescência). É divertido, especialmente o desfecho. 

Músicas Para esquecer um Ex de Merda é ótimo, outro que amei. Uma jovem universitária não está sabendo lidar com o término do namoro e é confrontada por seu vizinho de dormitório sobre o barulho que faz em suas crises de sofrimento. Depois ele começa a lhe dar alguns CDs com músicas para ajudar no processo de cura e uma relação atípica se desenvolve entre os dois. O que será que pode acontecer?

O Baile de Inverno é uma história gostosa de amigos que não sabem como deixar de ser amigos e expressar seus reais sentimentos. É muito vida real. 

Se o Destino Permitir foi meu segundo favorito, este acontece na época do Covid e nos faz lembrar como foi difícil a época do isolamento, o tempo que nem conseguíamos ficar junto das pessoas que amamos. No entanto, mesmo em meio a este cenário caótico, Rainbow Rowell  conta uma história cheia de esperança, onde vemos o amor surgir de maneira inesperada. É um conto positivo. 

Ainda temos O Príncipe e a Troll que traz uma amizade entre um humano e uma criatura fantástica. 

Mensagens Confusas que é divertido e voltado para um público mais maduro. É tão bom ver casais saudáveis e honestos.

Convidado Para o Natal que é especial para quem ama a turma de Simon Snow e Á Espera, sobre existência. Este último achei triste. 

Em suma é uma coletânea de histórias para todos os gostos, com romance contemporâneo, romance sobrenatural, fantasia, universos paralelos e também lindas amizades. É de aquecer o coração e nos fazer sorrir. Adorei e recomendo!






5 comentários:

  1. Olá,
    Eu até consegui o e-book no netgalley, mas quero muito o físico pq a edição tá linda.
    Apesar que já li dois destes contos, o primeiro tem na antologia natalina da Intrínseca - não curti muito, mas quem sabe com nova tradução eu mude de opinião. E o conto da Reagan de Fangirl, eu adoro. Fiquei feliz em ver que veio tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, eu gosto muito de contos pelo fato de poder ler rapidinho, mas ao mesmo tempo desgosto porque não crio aquela relação mais longa com a história... hahaha... complicado. Eu gosto de romances mais leves e vou deixar essa dica anotada. Meu sonho de leitora é aprender a conciliar um romance longo com um livro de contos, assim, lendo os dois, posso ter um apego longo e outro mais curto.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto a capa desse livro e amado, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e nem sabia que era uma coletânea de contos.
    Adorei a proposta e quero ler se tiver a oportunidade
    Amei o titulo do conto "músicas para esquecer meu ex de merda" hahaha
    muito bom
    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu tinha visto sobre esse lançamento, mas não sabia que eram tantos contos em uma coletânea! O conto Escrito nas Estrelas eu também conhecia!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, faz tempo que a Rainbow não lançava nada... achei essa capa lindíssima e salvei a dica pois gosto de ler contos de vez em quando.
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!