[Resenha] Eu Nasci Pra Isso

Eu Nasci Pra Isso
Título Original: I Was Born for This
Autor(a): Alice Oseman
Editora: Seguinte                 Páginas: 368
Lançamento: 2023               Romance, Aventura 
Tradução: Lígia Azevedo
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Neste romance, Alice Oseman, autora da série Heartstopper, nos apresenta uma narrativa sensível e bem-humorada, em que um astro do rock e uma fã apaixonada percebem que têm vidas mais parecidas do que imaginavam. Angel Rahimi está prestes a realizar o sonho de qualquer garota: ir para Londres com a melhor amiga para assistir ao show do Ark, sua boyband favorita. Angel faz parte do fandom da banda há anos, e foi ali ― em meio a fóruns, fanfics e postagens nas redes sociais ― que encontrou amizades verdadeiras e um lugar no mundo. Jimmy Kaga-Ricci é o vocalista do Ark, e deve tudo o que tem ao grupo. Shows lotados, fãs apaixonados e festas com celebridades são comuns em sua rotina, mas o sucesso cobra um preço caro, e ele sofre cada vez mais com crises de ansiedade e paranoia. Os caminhos de Jimmy e Angel se cruzam justo quando ele começa a questionar se a fama é algo que realmente deseja, e ela a se perguntar se o amor que sente pelo Ark só é tão grande porque a ajuda a fugir de seus problemas. Entre conversas sobre música e surpresas inesperadas, esta é uma história sobre o poder de acreditar em alguma coisa ― especialmente em si mesmo.

Nem só de Heartstopper vive Alice Oseman e a prova disso é esse livro. Uma histórias sobre ser fã e ser ídolo.

Eu Nasci Pra Isso foge do universo de Nick e Charlie e nos leva para o mundo de astros e fãs. Angel Rahimi é fá da banda de rock Ark e finalmente vai ter a chance de ver seus ídolos ao vivo. 

No entanto, a viagem que deveria ser a realização de um sonho, acaba levando a jovem a ter que confrontar a si mesma sobre o que planeja para seu futuro, a reavaliar a forma como conduz suas amizades e entender que embora para ela seu ídolo seja perfeito e imbatível, a verdade é que ele é alguém tão humano quanto ela. 

A autora nos apresenta mais uma trama onde os personagens estão ali lutando para encontrar a si mesmos e seu lugar no mundo. Embora de começo possa parecer que vai ser apenas uma história divertida de uma fã em busca de encontrar seu ídolo, com o passar das páginas vemos que não é só isso. Oseman vai mostrando pessoas que estão perdidas e frustradas, sem saber como sair desse estado. 

Angel Rahimi é uma garota que projeta todas as expectativas em sua banda do coração, mais especificamente em um os integrantes, Jimmy Kaga-Ricci. Ela só vê, pensa e respira Ark sem se preocupar e valorizar as próprias conquistas, a melhor amiga e a si mesma. No entanto, nessa viagem para conhecer a banda, ela conhece pessoalmente Jimmy e entende que ele é um jovem como ela, com problemas reais e em busca de ajuda. 

Jimmy sofre de ansiedade e está vivendo um momento de total desequilíbrio emocional e psicológico. Apesar de o caso dele ser o mais grave, os outros membros do Ark estão no mesmo barco. Um deles até está mergulhado no alcoolismo. Isso tudo é decorrente da pressão da fama, da forma como exigem que eles sempre mantenham um imagem para o público, limitem suas ações e abram mão da liberdade. Tudo pelas fãs e pela fama. É um mundo desgastante e horrível. 

Tendemos a pensar que quem está nadando no dinheiro vive bem, que gente famosa vive em um mar de rosas. Embora dinheiro facilite muitas coisas, nada pode garantir um estado emocional e psicológico saudável. E a autora mostra isso com muita honestidade, tirando todas as máscaras desses ídolos e desconstruindo suas personagens para revelar fraquezas, medos e verdades.

Ela alterna a narrativa entre os fãs encabeçados por Angel e nos ídolos encabeçados por Jimmy, provando que no fim todos somos apenas humanos. 

Eu já fui fã na adolescência de uma banda de garotos e sei bem como é ver aqueles caras como um símbolo de perfeição, mas hoje mais madura, olhos para eles e vejo apenas rapazes comuns que no final não tinham nada de espetacular. Eu vi isso com o passar dos anos, mas a personagem Angel descobre isso rapidamente e passa a ficar sem chão, sem saber para onde direcionar suas expectativas. A gente torce para que ela perceba que deve projetar em si mesma. 

Em suma, esta história tem um pé ou melhor os dois pés na vida real, mostrando não apenas o que é tóxico no mundo da fama, mas também as inseguranças que muitos jovens enfrentam quando estão entrando na vida adulta. 

Oseman acerta em cheio outra vez, com sensibilidade e honestidade, cria uma história com trama e personagens que conversam com o leitor e nos faz ficar presos na leitura até a última página. 

Se você gostou dessa premissa, pode gostar também de Fica Entre Nós e Um Lugar Só Nosso.





5 comentários:

  1. Oi Cida. Ainda não conhecia esse livro da autora e achei a premissa muito interessante e importante para quem está nesta fase de descobrir o mundo e a si mesmo. Uma ótima avaliação da história como sempre. Um Feliz 2024. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Confesso que, tirando o universo de Heartstopper, não me encantei com os livros que li da Alice. Isso me faz ter um pouco de preguiça de conferir essa nova história. Mas achei legal a premissa de falar um pouquinho do backstage (muitas vezes sofrido) desse mundo artístico e da pressão que os garotos de boy bands sofrem.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que livro! Senti muita vontade de ler e acho que é uma leitura importante que fala sobre projeções. Espero que todos tenham um final feliz
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, me vi muito na Angel. Sou MUITO fã da Beyonce e eu faria de tudo para conhecê-la. Mostrar esse lado sombrio da fama é uma ótima premissa, pois nem tudo são flores né. Espero que eles tenham um final feliz apesar de tudo.

    Até mais
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma narrativa que traz assuntos bem "vida real" e muito verdadeiros. Pode parecer um pouco pesado para um livro de adolescentes, mas acho que é necessário. Como você falou, muitas vezes, os bastidores guardam grandes surpresas. Fiquei curiosa para a leitura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!