[Resenha] Turma da Mônica Jovem: A Hora da Verdade

Turma da Mônica Jovem: A Hora da Verdade
Autor(a):  Mauricio de Sousa 
Editora: Faro ( Milkshakespeare)                      Páginas: 96
Lançamento: 2022                                             Aventura, Romance, YA
||Skoob||  ||Compre||

 

O quarto volume da série de livros da Turma da Mônica Jovem com o selo Milkshakespeare! A premiada série animada da Turma da Mônica Jovem, exibida e coproduzida pelo Cartoon Network, sucesso de público e crítica, chega aos livros em novelizações de seus capítulos. Neste quarto volume, mais três histórias que escancaram as incertezas e inseguranças dessa fase tão importante da vida. Mônica compõe uma música, mas o problema surge quando descobrem que a inspiração está no seu diário! Jeremias está dividido entre a recém-descoberta paixão pelo teatro e uma viagem com Titi. E Cebola vai se ver pra lá de angustiado quando Do Contra convida Mônica para o jantar de namorados do Limoeiro! E agora?

A Hora da Verdade é o último volume da coleção Turma da Mônica Jovem publicada pela Faro e de antemão já vou dizendo que vou sentir muita falta de acompanhar as aventuras da turminha na fase da adolescência.

Antes de a Faro lançar estas obras, eu só tinha tido contato com a versão deles como crianças e admito que no primeiro volume eu levei aquele choque ao vê-los tão mudados fisicamente e mais maduros.

Eu que sempre vi a Mônica como a garota que batia nos meninos, a Magali como a garota comilona, o Cebolinha (agora Cebola, já me acostumei a chamar assim) falando errado e cheio de planos infalíveis e o Cascão fugindo do banho não acreditava que eles estavam vivendo romances, deixando as brigas de lado e se tornando amigos para toda e qualquer hora. No entanto, passada essa surpresa inicial, eu me acostumei com esta nova fase e me vi aqui torcendo por eles em novos desafios e aventuras.

Cada volume traz três histórias curtas sobre os personagens e vamos assim sendo reapresentados a cada um deles. É bom ler em ordem, já que existe uma evolução de certos acontecimentos, um em especial, que vamos saber se vai ter seu desfecho ou não neste quarto volume.

A primeira história, Nove de Novembro, mostra a Mônica abrindo seu coração ao compor uma canção. Ela tira das páginas de seu diário a inspiração para a letra e a galera do colégio ficam bem empolgada, não apenas com a música, mas com a ideia de descobrir quem faz o coração da Mônica bater mais forte. A coitada passa pela maior saia justa, pois seu diário passa a ser um alvo e sua privacidade pode ser exposta. Eu fiquei de coração na mão ao ver o medo dela de ter os segredos revelados. É bem agitada a história.

Já na sequencia temos outra história bem significativa sobre amizade e sobre saber quem somos e do que gostamos. Além de Jurerê, mostra o Jeremias percebendo que adora fazer coisas ao lado do Titi, mas também se interessa por outros assuntos os quais o amigo não gosta. O Jeremias se vê dividido, com medo de perder a amizade se fizer escolhas para agradar a si mesmo. É bem legal ver esta fase de autodescoberta dele e a maneira como os dois lidam com a forma de conduzir sua amizade. É lindo de ver!

E por último e não menos importante a história que todos estávamos esperando, chegou a hora de saber se Cebola e Mônica vão ou não virar um casal. Desde o primeiro volume vem sendo traçado um possível romance entre os dois antigos arquiinimigos. Com certeza a maior surpresa de todas para mim nesta fase dos personagens. Monica e Cebola apaixonados?!? Na história, Será Que é Date?, ela vai em um jantar de Dia dos Namorados com outro garoto e Cebola fica encucado com o significado daquilo. Foi muito emocionante ver o desenrolar dos acontecimentos, minhas expectativas em alta para o final. Fechou com chave de ouro a coleção.

Se eles ficaram juntos? Não posso contar! Vocês vão ter que ler para saber.

Em suma, esta coleção garantiu lugar no meu coração. Foi bom demais rever meus companheiros de infância em novas jornadas e aventuras. Faro, traz mais desta turma para nós! Nunca te pedi nada.

Recomendo!  

Confira resenha dos outros volumes: Mudando o Jogo #1, Luz, Gatos, Confusão! #2, Amizade é Tudo #3

5 comentários:

  1. Oie, tenho certeza de que vou ficar nostálgica quando ler. Também amo as histórias, mas ainda preciso adquirir esses livros.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que o livro terminou com chave de ouro.
    Eu gosto muito da turminha, então quero conferir suas histórias em breve.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse selo é uma gracinha. Sou apaixonada por esses livros, desde o lançamento. Ao contrário de você, eu já conhecia a turma em versão adolescente, pois tenho alguns quadrinhos aqui em casa (que são meu xodó, diga-se de passagem, rs).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    O bom é que cada volume tem mais de uma história e dá pra reler sempre que quiser. Ainda quero conhecer a coleção e saber como termina, com casal ou não.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,tudo bom?
    É tão delicinha ver a nossa Turma da Mônica tendo destaque novamente, né?
    Na nossa época de criança era só nas bancas, mas agora dominou a livraria e até o streaming! Quero ler logo, pode trazer mais sim Faro!!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!