[Resenha] Me Leve Com Você

Me Leve Com Você
Título Original: Take Me with You When You Go
Autor(a): David Levithan, Jennifer Niven 
Editora: Seguinte                 Páginas: 288
Lançamento: 2022               Romance, Fantasia
Tradução: Alessandra Esteche
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||  

Nesta história emocionante narrada através de e-mails, dois dos maiores nomes da literatura YA contemporânea nos apresentam a dois irmãos em busca de um lugar seguro no mundo. Beatriz e Ezra são irmãos e o principal apoio um do outro. Desde que a mãe deles se casou novamente, a vida dos dois ficou bem mais complicada. Mas Bea sempre fez questão de ocupar o posto de encrenqueira da casa e dar tudo de si para proteger Ez dos adultos. Até agora. Quando Bea vai embora sem avisar ninguém, a situação do garoto muda complemente – ainda mais dentro de casa. Dividido entre a saudade, a raiva e a preocupação, Ez agora só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um endereço de e-mail secreto para se corresponder com ele. Enquanto Bea vai em busca de segredos do passado na esperança de mudar seu futuro e Ez tenta encontrar seu lugar no mundo sem a irmã, os dois vão precisar aprender a confiar em si mesmos até poderem se reencontrar.

David Levithan e Jennifer Niven são dois autores bem conhecidos na literatura jovem e por ser fã de ambos, fiquei bastante animada para conferir este trabalho da dupla.

Me Leve Com Você é com certeza uma história maravilhosa, que reúne a narrativa sensível de Niven e Levithan na apresentação de dois irmãos vivendo dramas reais e lutando dia a dia para manter um ao outro em segurança.

Bea e Ezra foram deixados pelo pai muito cedo. Ezra ainda estava na barriga da mãe e durante um tempo foram apenas os três. No entanto, quando a mãe casou novamente, os jovens passaram a viver com medo e sofrendo com a forma abusiva que o padrasto os tratava.

Bea, sendo a mais velha, sempre fez de tudo para proteger Ezra, mas um dia ela foi embora de casa e ele se viu por conta própria. Ezra se sente confuso, sem chão e passa ele mesmo a ter que lidar com todos os problemas em casa, tendo apenas um endereço de e-mail para manter contato com a irmã.

A princípio acreditamos que Bea foi rebelde por fugir de casa, mas conforme ela e Ezra vão trocando e-mails, percebemos que ela foi embora em busca de desvendar o mistério envolvendo a partida do pai e de encontrar um caminho para o futuro. Enquanto isso Ezra que sempre foi cuidado por ela, precisa achar seu lugar no mundo e aprender a se defender sozinho.

É uma história triste, de dois jovens que tem uma mãe negligente, um padrasto abusivo e nenhuma estrutura familiar. Bea e Ezra comovem o leitor com seus dramas e não dá para ficar indiferente a dura realidade que os cerca.

A trama apresentada é realista e sabemos que por aí existem milhares de jovens na mesma situação. Niven e Levithan souberam retratar isso de maneira muito convincente e a narrativa envolve fácil e toca o coração.

A relação dos dois irmão é bela. A forma como ambos compreendem um ao outro e se apoiam é maravilhosa. Em meio a toda tempestade que enfrentam, eles não se soltam e seguem de mãos dadas. Embora haja a distância física, os laços de amor não os deixam longe de verdade um do outro.

Sua jornada, apesar de apresentar vários aspectos dolorosos, acaba por ser uma jornada que os conduz para algo melhor. Ainda que não aconteça um milagre do dia para a noite, as pequenas mudanças que surgem mostram que eles podem, sim, ser felizes um dia mesmo vindos de um lar destruído.

Os e-mails trocados por eles compõe a maior parte da narrativa, o que torna  a leitura dinâmica e ágil, diria até que mais viva.

Amei os dois irmãos, mas Ezra roubou uma parte gigante do meu coração. Esse garotinho teve muita coragem de seguir em frente enquanto nutria esperanças de rever Bea. E as decisões que tomou foram muito corajosas. Acredito que muitos adultos não lutariam por si mesmos como Ezra lutou.

Niven e Levithan formaram uma parceria excelente e trouxeram o melhor de sua escrita nesta obra. Eu simplesmente fiquei apaixonada com uma vontade enorme de abraçar estes irmãos. Amei seguir com eles e não queria me despedir. É uma história de perdas, abandonos, mas acima de tudo de esperança, recomeços e superação.



7 comentários:

  1. Eu amei o nome do livro e amei a capa! Não é meu tipo de leitura mas deu até vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Também gosto muito dos dois autores. Eu recebi esse livro da editora, mas como li alguns comentários falando sobre como a história era triste eu resolvi não ler por agora. Quem sabe quando eu esteja em um momento mais propício.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O fato de focar nos dois irmãos já é um ponto pra me ganhar. Adoro histórias juvenis assim. E muito personagem mais jovem tem bastante msm pra ensinar mais que os adultos!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida, tudo bem?

    Não conhecia este livro, mas sua resenha além de me apresentar me deixou muito comovida e intrigada a ler o livro. Já imaginava, antes mesmo de começar a ler a resenha que Beatriz tinha fugido para resolver alguma coisa. Espero que os dois tenham o final feliz que imagino, mesmo passando por vários problemas.

    Parabéns pela resenha bem detalhada.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia, mas já li livro do Davi. Parece ser uma boa história com irmãos que enfrentam problemas com os pais, fiquei curiosa porque Bea foi embora e ver como o irmão conseguiu seguir sem ela. Se tiver a oportunidade irei ler.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie, estou com uma vontade imensa de ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade. Os personagens me chamaram atenção.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    A trama parece daquele tipo que nos tira da nossa de conforto. Gostei da resenha e fiquei curiosa para saber se os irmãos, por fim ficaram juntos.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!