[Resenha] A Garota Anônima

A Garota Anônima
Título Original: An Anonymous Girl
Autor(a): Greer Hendricks , Sarah Pekkanen 
Editora: Faro                        Páginas: 367 
Lançamento: 2021               ISBN: 9786586041538
Tradução: Fábio Alberti
||Skoob||  ||Goodreads||

 

Ela está mentindo para descobrir a verdade. Quando Jessica Farris se inscreve para um estudo conduzido por um grupo de psicologia, ela pensa que tudo o que precisa fazer é responder a algumas perguntas, receber seu dinheiro e ir embora. Mas à medida que as perguntas ficam mais invasivas, Jess começa a sentir como se soubessem o que ela está pensando... e, pior, o que está escondendo. Conforme a paranoia de Jess aumenta, fica claro que ela não pode mais confiar no que é real em sua vida e o que são experimentos manipulados pelo grupo de pesquisa. Agora, presa em uma teia de incertezas, Jess rapidamente aprende que algumas obsessões podem ser mortais.

A Garota Anônima, de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen, lançado no Brasil pela Faro é um suspense psicológico intrincado, daqueles com uma história  que até o final nem fazemos ideia de como vai terminar.

Eu já havia lido outro livro da dupla de autoras e vi certa semelhança na estrutura da trama, sendo que em ambas temos personagens nos quais não conseguimos de cara definir seus objetivos e todos são bem suspeitos de alguma forma.

Jessica Farris é uma jovem maquiadora que após tentar exercer sua profissão no teatro e sofrer um abuso sexual, resolveu se juntar à uma empresa de beleza e apenas fazer maquiagens agendadas em pessoas comuns. Ela vive com a corda do pescoço quando a questão é dinheiro, ainda mais por destinar parte de sua renda para o tratamento da irmã doente. Ela sente certa culpa em relação a família e esta ajuda que dá, é totalmente secreta, eles nem imaginam.

Em um dia, como em outro qualquer em sua rotina, ela se depara com uma chance de ganhar dinheiro fácil.  Existe uma psicóloga conduzindo um estudo sobre moralidade e quem participa, respondendo algumas perguntas, ganha um bom pagamento. Jessica arruma um jeito de participar, de maneira meio fraudulenta vale dizer, e acaba não apenas recebendo o dinheiro esperado, mas também o fim da paz em sua vida.

Ela passa a se encontrar pessoalmente com a idealizadora do estudo, a Dra. Shields, uma mulher rica, bem sucedida e que sabe encantar. Jessica parece enfeitiçada por ela e pelo que pode ganhar ajudando no estudo, mas a cada dia ela se perde mais no mar de carisma da doutora e não percebe que está sendo usada para algo obscuro.

O livro deixa a gente apreensivo do começo ao fim, pois não sabemos onde a história vai chegar e nem a real intenção de cada personagem da trama. São três os personagens que ocupam as páginas e detêm toda nossa atenção: Jessica, a Dra. Shields e o marido da doutora, Thomas.

A vida de Jessica se entrelaça na do casal, sem ela nem perceber, conforme participa do estudo. De começo parece apenas um pesquisa tola, mas conforme os pagamentos aumentam, a doutora vai aumentando o grau de exigência na participação de Jessica e a moça ainda que demore a ser da conta, acaba percebendo que sua vida não é mais sua e perdeu a liberdade.

Para o leitor é óbvio que a Dra. Shields é obcecada por certas coisas e pessoas e não está estudando nada e sim usando Jessica para seus próprios interesses. De cara não sabemos para que, mas com a entrada de Thomas na história vamos tendo uma visão maia ampla da obsessão dela e do que quer fazer.

Ainda assim não é fácil descobrir tudo, não dá para entender bem como a doutora chegou neste ponto, para que ela vai usar Jessica e o que Thomas representa na equação final. Chega determinado ponto da narrativa que não sabemos qual dos personagens é confiável, na verdade não sabemos nem se a impressão inicial deles é a verdadeira. É aquele tipo de obra com personagens que são bem sórdidos, sem muito caráter e totalmente duvidosos. Isso tempera nossa curiosidade e nos deixa ansiando por respostas. 

Há boas reviravoltas no decorrer da história e até a última página não faltam revelações bomba. O desfecho não foi nada como esperei e me surpreendi, especialmente pela decisão final de Jessica e da Dra. Shields.

Eu não consegui me afeiçoar a nenhum dos personagens, todos são tão sem caráter, mesquinhos e mentirosos que eu torcia para todos terem um final bem horrível. E não pensem que isso me incomoda, acho legal esta falta de empatia neste tipo de livro, pois acabo sendo mais imparcial e desconfiando de todo mundo, acreditando que todos sejam culpados pelo que de ruim acontece.

E não errei, todos os três tem uma boa parcela de culpa nas tragédias que os cercam, mas claro que tem um deles que é pior que os outros e a gente fica de cara no chão quando percebe tudo que tal pessoa foi capaz de fazer.

Sem mais detalhes para evitar spoilers, se você ficou curioso para saber o que Jessica, Dra. Shields e Thomas escondem, não deixem de conferir.

13 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Gostei muito da dica, mas acho que vou esperar um pouco pra ler. Essa premissa de um triângulo, em que você não sabe o papel de cada um, me lembrou muito Por Trás de Seus Olhos, e meio que tive uma overdose com a leitura e a série em seguida hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bom?
    Ultimamente eu só tô conseguindo ler suspenses do tipo quando a trama me fisga DE VERDADE já na sinopse, e essa não me chamou tanto a atenção. Então vou deixar passar a dica, mas que bom que você gostou tanto!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, eu ainda estou no começo, mas estou gostando bastante! Já na expectativa pelas reviravoltas rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa demais com esse enredo. Também não costumo me afeiçoar com personagens com essas características, embora eu goste de livros que tragam personagens mais reais.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu tô doidinha pra ler esse livro. Sempre tento conter minhas expectativas, mas com esse livro tá quase sendo impossível, por que ele é do meu gênero favorito e toda resenha que leio me deixa ainda mais curiosa. Ahh e eu concordo com você, tem livros que o ranço pelos personagens acaba transformando a experiência de leitura em algo ainda mais intenso, o que por sua vez, não é algo ruim. Enfim, amei sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Adoro um livro de suspense e ser surpreendida é o que eu quero e é mais fácil ser surpreendida quando a gente desconfia de todo mundo ou de ninguém.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Eu gostei muito do livro e já quero ler outros livros delas. Eu também não consegui me apegar a nenhum dos personagens, todos eles tem seu lado ruim. E confesso não esperava aquele final. Foi uma angustia acompanhar a história, mas é assim que gosto de livros do gênero hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Sempre que um suspense envolve estudo com psicólogo, eu já sei que vai dar ruim kkkk não sabia muito da história desse livro, mas fiquei bastante interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Esse livro está na minha lista de desejados e estou simplesmente loooooouca pra ler! Seus comentários a respeito me fizeram desejar a leitura ainda mais...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo um thriller psicológico, e acho que os melhores são os que os personagens são bem reais e a gente acaba ficando com raiva de todos eles hahahha.
    Eu não li esse livro ainda, mas está na minha lista de desejados tem um tempo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia ainda essa dupla. Achei a premissa bem interessante. O fato de todos serem mal caráter é interessante, e provavelmente o desenvolvimento deve ser bom de ler, além de instigar a curiosidade.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    Vi esse lançamento pelos blogs e estou curiosa para lê-lo. Não estou lendo muito suspense ultimamente, mas gosto da parte psicológica então me empolgo a arriscar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Menina, eu AMO histórias assim. Lendo a resenha, só conseguia pensar que daria um filme e tanto. Gostei e vou colocar na minha lista. Adoro um final surpreendente!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!