[Resenha] Teto Para Dois

Teto Para Dois
Título Original: The Flatshare
Autor(a): Beth O'Leary   
Editora: Intrínseca               Páginas: 400 
Lançamento: 2019               ISBN: 9788551005415
Tradução: Carolina Selvatici
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Teto Para Dois, de Beth O'Leary, foi um livro que só vi opiniões positivas sobre ele. Eu fiquei bem curiosa sobre a obra, na mesma medida que fiquei receosa. Sabem quando algo é muito elogiado e você fica com medo de criar expectativas demais e estas não serem atingidas? 

Foi bem assim comigo, levei meses na dúvida de ler ou não ler. Só que rolou aquela promoção de livros com descontos estes dias e ele estava incluso, com um precinho tão bom… Arrisquei a compra e li logo que chegou. Ah!! Como não li antes! Quero ler tudo que esta mulher escreve! EU AMEI!

A história traz uma premissa meio inusitada, de duas pessoas que resolvem dividir um apartamento e uma cama. Eles não são namorados, nem amigos. Eles nunca se viram. Um deles vai morar lá durante as noites e finais de semana. E o outro durante os dias na semana.

Tiffy trabalha em uma editora, acabou de sair de um relacionamento conturbado e precisa imediatamente de um lugar barato para morar. Leon é um enfermeiro que precisa de dinheiro para pagar o advogado do irmão caçula que está preso. Ele tem a ideia de alugar, por determinado período, seu apartamento. Isso cai como uma luva para o que Tiffy precisa e assim ambos passam a viver no mesmo local, mas não juntos.

De cara a gente pensa em um livro com uma história leve e divertida, no quanto esta divisão de apartamento pode nos fazer rir muito. Só que não. Ainda que a história tenha uma leveza inata, traga situações que de fato divertem e personagens que têm um bom humor marcante, a mesma possui também uma dose de drama e temas sérios a serem abordados.

A autora soube dosar bem o lado mais descontraído com o lado mais denso e desta forma a história é muito gostosa de ler e interessante. Eu me senti fisgada logo de cara por toda a situação inusitada e pela vida pessoal de cada um dos protagonistas.

A forma com eles convivem no mesmo local e vão se conhecendo apenas observando os objetos do outro e a maneira como deixam rastros de sua passagem pelo apartamento é bem curiosa. É uma forma diferente de se conhecer e criar laços. Não dá para não esperar por um encontro cara a cara, mas também ficamos na espera de ver como cada um deles usa a criatividade para se aproximar do outro sem de fato se ver. São pequenas receitas culinárias, são pequenos gestos cheios de significados e uma troca maravilhosa de bilhetes em post-its. É uma relação incrível sendo construída na nossa frente.

O Leon foi o primeiro a me conquistar. Ele é quietinho, mas de coração enorme e deseja muito ajudar as pessoas, especialmente o irmão e seus pacientes na clínica de repouso e cuidados paliativos na qual trabalha.

Tiffy é o extremo oposto de Leon em termos de personalidade, já que é uma pessoa excêntrica e comunicativa. Ela de cara parecia apenas uma garota que não sabia ficar sem o namorado. Achei bem clichê, mas conforme a trama avança, percebi que naquele namoro que ela dizia ser tão perfeito, havia um algo suspeito. Aos poucos percebi o quanto ela estava presa em um relacionamento abusivo e que de clichê ela não tinha nada.

Não era a namorada grudenta que pensei e sim uma mulher que havia sofrido muito e estava traumatizada pelos maus tratos vindos do namorado abusador e manipulador. E nossa! Que raiva senti desse cara e como passei a ver a Tiffy com outros olhos depois desta descoberta.

A história se desenrola não apenas mostrando a aproximação dos colegas de apartamento, mas também a forma como cada um deles vai lidando com dilemas pessoais e lutando contra os obstáculos que vão surgindo. Há um grupo de personagens secundários muito bom para lhes dar apoio, mas é mesmo o laço que Tiffy e Leon criam que faz a história cativar o nosso coração.

A forma como as coisas acontecem não é apenas encantadora, mas realista de muitas formas e com um toque de esperança e dias melhores. Apesar dos pesares de cada um, vejo Teto Para Dois como uma obra extremamente positiva e com uma mensagem linda de superação, recomeços, amor e amizade. Ri, chorei e sorri durante esta leitura. Fazia tempo que uma história não tocava assim  meu coração. Todos os elogios que vi não eram em vão.

Você quer saber se Tiffy e Leon se encontraram? Se ele conseguiu ajudar o irmão e ela superar o relacionamento abusivo? Não vou contar para não perder a graça, mas recomendo que não fiquem curiosos. Corram logo para ler.

Agora vou em busca de A Troca, novo livro da autora lançado no Brasil. Quem já leu as obras de Beth O'Leary? Quem quer ler?

20 comentários:

  1. EU AMO TETO PARA DOIS, CIDAAAAAAAAAAA!
    AAAAAAAA que delícinha de livro! Não vejo a hora de conseguir ler 'A Troca', estou de olho nas promoções desde o lançamento, rs.
    Vou amar, certeza!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Esse foi meu livro favorito de 2020. ♥
    Amei o romance e também a forma sensível da autora falar sobre romance abusivo. A Troca tá na minha lista também!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Ei, Cida, tudo jóia? Eu li o livro e também me apaixonei pela história, é um livro recheado de coisas inesperadas e importantes ao mesmo tempo! Mas eu amei muito o casal, Tiffy e Leon <3. E eu fico muito feliz que você tenha gostado do livro também. Beijosss


    Books House

    ResponderExcluir
  4. Teto Para Dois me conquistou e achei um ótimo livro para curar ressaca literária. Foi um pouco previsível em alguns momentos, mas a história é super fofa.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a escrita da autora e também achei um ótimo livro para curar a ressaca literária. O romance foi super fofo e a leitura soube tratar de assuntos sérios, de forma mais tranquila. Também pretendo ler A Troca.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, já começo esse comentário agradecendo a sua resposta em relação à minha dúvida sobre o Google Reads, agora o widget tá contando direitinho o número de livros que li. Obrigada!
    Agora sobre o post... Li esse livro no ano passado e super concordo com você, apesar de ter comédia e situações cômicas, o livro também trata de assuntos sérios, mas é tudo tratado de forma leve pela autora, sem aquela sensação de peso. E também acho que o livro fala muito sobre recomeços, eu achei linda a forma como a Tiffy evoluiu depois de entender o relacionamento tóxico em que vivia. Ahhh e eu também estou atrás do livro A Troca, mas tá difícil um desconto ou uma promoçãozinha né?! Haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida! Tudo bom?
    Esse livro é TUDO PRA MIM! Muito feliz de ter lido e me apaixonado pela autora que daí veio A Troca e virou favorito da vida.
    Eu amo a sensibilidade na narrativa dela; é um tema pesado, mas é muito bem abordado e desenvolvido.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Eu li ele no meio do hype morrendo de medo de não gostar e amei. Ficava naquele desespero para eles se encontrarem logo hehe. E gostei muito como a autora abordou um assunto tão pesado de maneira super leve e coerente. Já estou com A Troca aqui só me falta tempo para ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, eu amei esse livro, que bom que vc tb gostei. Eu achei o desenvolvimento do romance muito bom e a toda a questão do abuso psicológico também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá....
    Eu amo demais esse livro! TETO PARA DOIS foi uma das minhas melhores leituras de 2020 e ando recomendando ele pra todo mundo.... É um livro bem fofinho, mas que ainda tem espaço pra falar de coisa séria.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Essa leitura me surpreendeu muito. Foi um livro fora da minha zona de conforto, mas aprendi muito com os personagens e a autora soube inserir temas necessários na trama sem deixar pesado. Também quero muito ler A Troca.

    bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Já ouvi falar muito desse livro. Parece ser bom mesmo. Achei a ideia interessante e vou deixar ele na minha lista de "ler para relaxar"...seria tipo um livro detox (se comparado com o que eu gosto de ler...rsrsrs).

    Até!
    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, tudo bem?
    Pelos seus comentários a autora parece ter criado um trama realmente cativante. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, td bem?
    Menina, só vejo o povo falar bem desse livro, coloquei na listinha mas ainda não animei tanto pra pegar e ler. Pela sinopse soa algo clichê, mas a autora deve escrever muito bem.
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cida

    Infelizmente eu faço parte da pequena (bem pequena) parcela de pessoas que não gostaram desse livro. Eu até li rápido, achei a escrita bacana, mas pra mim o plot é inverossímil, dá muita volta em torno de um mesmo lugar e ainda banaliza um assunto sério. Mas que bom que você gostou, vou ler outro da autora que tenho aqui pra ver se tiro a má impressão.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu estou com o audiobook de outro livro dela, mas estou curiosa com esse tb. Apesar de ler opiniões diversas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Eu querooooooooooooo!!
    Esse livro esta na minha listaaa e eu só ouço coisas boas a respeito dele!
    quero demais!
    Amei
    beijinhos
    Taty
    https://conclusoesliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, tudo bem?
    Não lembro se já comentei aqui, porque minha memória é de peixe dourado, mas AMO esse livro. Foi meu favorito de 2020! Além de ser fofo, aborda relacionamento abusivo de uma forma real e no ponto certo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Eu estou como você, doida para ler, por causa das resenhas sempre positivas, mas ao mesmo tempo meio desconfiada... rs Que bom que te valeu a pena a leitura e foi bem proveitosa. Eu acho que deixarei para ler depois que a euforia passar, assim não me sinto influenciada... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Sua resenha transmitiu exatamente o que senti lendo. A sutileza que ela aborda temas tão importantes e com sucesso é impressionante. Também já quero muito ler A troca.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!