[Resenha] O Destino de Tearling

O Destino de Tearling
Título Original: The Fate of the Tearling (The Queen of the Tearling #3)
Autor(a): Erika Johansen
Editora: Suma                      Páginas: 360
Lançamento: 2018              ISBN:9788556510587
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Desde que assumiu o trono de Tearling, Kelsea Glynn passou de princesa inexperiente a rainha destemida. Sua busca por justiça fez com que todo o reino mudasse com ela, mas quando os inimigos que fez ao longo do caminho ameaçam destruir seu povo, ela toma uma decisão inimaginável: se rende à Rainha Vermelha em troca de salvar Tearling. Sem as safiras, sem seus homens de confiança e trancafiada em Mortmesne, Kelsea precisa de novo recorrer ao passado, às experiências de mulheres que viveram antes dela, buscando em suas histórias a saída para uma situação impossível. O jogo está para terminar, e o futuro de Tearling será revelado de uma vez por todas. Com O Destino de Tearling, Erika Johansen traça o clímax inesquecível dessa aventura cheia de magia e emoção.

Oi! Aqui é a Jô e vou contar para vocês o que achei do final da série. 


Kelsea Glynn é a herdeira do trono de Tearling, mas foi criada longe do reino até que chegasse a hora de assumir o trono. Quando levada pela guarda real para seu reino, se viu cercada de falta de confiança, medo e intrigas.

O Tearling estava corrompido e ruindo. Ela, sem ideia de como salvar aquele povo, arriscou com decisões ousadas e que pareciam loucura. Poderia ter sido um grande erro, mas aos poucos a jovem foi ganhando a admiração das pessoas, o respeito de sua guarda pessoal e fazendo aliados. O povo viu em Kelsea uma salvação e a Rainha Vermelha uma ameaça.

As duas entraram em guerra. A Vermelha toda poderosa, Kelsea com um exército pequeno e muita coragem. O embate estava fadado a derrota do  Tearling e para salvar sua gente, Kelsea se entregou em troca de um acordo. Agora é hora de saber o destino desta nação após uma grande derrota…

Desde o começo desta série a jornada de Kelsea se mostrou grandiosa e promissora. A série A Rainha de Tearling é uma mistura de fantasia e distopia de peso, com grandes reviravoltas, magia peculiar e uma história bem construída e narrada de forma a deixar o leitor vidrado e desesperado. Os livros anteriores foram excelentes e todos que seguiram com a leitura até agora, com certeza esperam um desfecho de tirar o fôlego.

Neste terceiro e último volume, a jovem rainha não mais está em suas terras protegida por sua magia e pelos seus guardas. Kelsea conta apenas com sua astúcia e experiência adquiridas nos meses que se viu cercada por intrigas politicas e mágicas. Ele é uma pessoa com dons, dons estes que permitem ver o passado e entender como o Tearling que deveria ser um mundo perfeito se degradou.

O Tearling deveria ser futuro. Quando um grupo de homens e mulheres se uniu para fazer uma grande travessia e deixar para trás esse nosso mundo em franca decadência, tinha o objetivo de construir algo novo e limpo, mas acabou virando algo bem pior. Em suas visões, Kelsea vai entendendo isso e buscando uma forma de salvar o que resta do agora.

De um lado está ela presa no palácio da Rainha Vermelha e de outro seus guardas e aliados tentando uma forma de resgate. Enquanto ambos planejam, os segredos que a autora mostrou existirem vão sendo revelados e nós conseguimos entender muitas questões até então obscuras.

O que fica claro é que nem Kelsea, nem a Rainha Vermelha, devem ser inimigas. Há um mal maior vindo e elas precisam enfrenta-lo juntas. Desta vez, a intriga política não foi foco central e a autora optou por ressaltar a magia peculiar que criou para esta série.

Mais uma vez Kelsea me deixou impressionada. É uma protagonista revelação, uma moça forte e dedicada, que apesar de ter suas falhas, busca justiça e o melhor para seu povo. Se alguém nasceu para ser rainha, foi ela. Do começo ao fim da trilogia esta personagem não me decepcionou, assim como outros que conheci. No entanto, acho que neste volume a autora não deu o devido espaço para todos e no desfecho escolheu uma opção bem mais simples do que eu esperava.

Vejam bem, a trajetória da história segue bem em O Destino de Tearling e tem muitas novidades e momentos empolgantes. O passado ganhou mais espaço que o presente e acredito que por isso eu tenha sentido falta de uma participação maior dos personagens já conhecidos. Tivemos a entrada de novas pessoas ou mesmo de outras versões das pessoas e por conta disso alguns ficaram em segundo plano. 

Não foi ruim, foi algo necessário para se fazer entender coisas que Kelsea precisava enfrentar e não as entendia. E depois tudo se encaixa. Agora o desfecho, neste caso eu fiquei espantada. Foi algo muito fácil depois de tanta luta… Não fácil, fácil, mas eu acho que Kelsea merecia um recompensa por tudo que fez, aprendeu e sacrificou. Uma recompensa pelo que se tornou por aquele povo e senti que ela foi injustiçada… Quem sabe, você aí, ache que foi o ideal. Esta é apenas minha opinião.

Ainda assim, a leitura foi muito marcante e envolvente. A trilogia em si é maravilhosa e eu recomendo para quem ama livros do gênero e busca algo novo e de tirar o fôlego. Sem dúvidas merece muitos aplausos. 




Confira




2leep.com

6 comentários:

  1. Oi Cida,
    Quero taaaanto acabar essa série, uma pena que os livros são tão caros.
    Ai eu fico adiando para comprá-los :(
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jô!
    Todo mundo fala desse final e eu fico com pé atrás para ler por conta disso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem? Eu ainda não peguei essa série pra ler, mas acho que apesar da ressalva, a leitura vale a pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, nossa, você já está no livro 3!?
    Então, está série não me conquistou como eu gostaria, fico feliz que a trilogia te conquistou e que foi envolvente, quem sabe um dia eu tente ler novamente!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha Cida, ainda não conhecia essa trilogia e confesso que a história não me fisgou, mas fico feliz que a leitura esteja te surpreendendo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. As pessoas sempre vem me falar dessa série. Fico feliz que tenha gostado, espero poder ler para tirar minhas conclusões também sobre esse final.

    Beijo
    www.leiapop.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!