[Resenha] Perigosa Amizade

Perigosa Amizade
Autor(a): Gisela Bacelar
Editora: Planeta (Outro Planeta)      Páginas: 240                         
Lançamento: 2017                           ISBN: 9788542210729
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Matheus, Roberta, Melissa, Denis, Sara e Gabriel formam o núcleo central de personagens da série Perigosa Amizade, da autora Gisela Bacelar. Neste livro, considerado o volume zero da série, vamos conhecer um pouco deles e de suas vidas. Alguns são amigos, mas outros nem se conhecem e conforme vamos lendo a curiosidade para descobrir como os caminhos deles vão se cruzar é grande.

A autora nos apresenta jovens em plena adolescência, passando por diversos dilemas e situações que vão das mais simples como um primeiro beijo e uma festa de quinze anos até as mais pesadas que envolvem sexo sem limites e drogas.

É um volume totalmente introdutório, por isso não esperem encontrar uma trama de todo formada, são muitos fragmentos de histórias dispersos. No entanto, se pensei que ficaria parecendo uma imensa colcha de retalhos sem sentido, me enganei e fui surpreendida por uma trama fácil de ler, envolvente e que empolga facilmente.

Roberta, Denis e Melissa são um trio desde a infância e os dois primeiros estão tentando entender como uma amizade passou a ser algo mais. Denis é imaturo, está deslumbrado com as várias meninas que o descobriram, mas vez ou outra deixa transparecer que Roberta é a mais importante entre todas as que conhece. No entanto, prefere aproveitar a popularidade e acreditar que quando voltar ela estará lá e tudo pode dar certo. Ledo engano, ao passo que ele leva tudo com muita leveza, ela é mais temperamental e não perdoa as mancadas do amigo. A grande amizade, misturada com primeiro amor está beirando ódio e não sabe-se se um dia haverá um final feliz.

Melissa é o meio de campo, tenta lidar com sua frustração com a primeira vez e ao mesmo tempo atua como mediadora entre os amigos para que continuem assim, sendo amigos. Mas essa doce e meiga menina, sabe que ali existe uma paixão. Eles foram meus personagens favoritos e estou curiosa para saber como vão seguir daqui em diante. Torço para que a Mel encontre um bom namorado e o Denis e a Roberta se entendam.

Há também a Sara e sua família desestruturada depois de o pai trocá-los por outra mulher. Esta vertente foi a menos explorada no livro e ainda não tenho muito o que dizer sobre eles, na verdade ao finalizar a leitura não acho que a personagem e os que a rodeiam fizeram diferença. Vamos aguardar para ver no que dá.

E há ainda Matheus e Gabriel. O primeiro totalmente bad boy e o segundo o filho mega protegido. Não sei como ambos são tão amigos e apesar de o Matheus ser bem tolo na maior parte do tempo, eu curti a relação dos dois garotos e aposto que cedo ou tarde ele vai entrar na linha. Estes dois, desconfio eu, vão ser importantes para a Mel e a Roberta. Será que estou certa?

Gisela, em pouco mais de duzentas páginas, deu corpo para uma série que promete ser promissora dento do gênero young adult e criou personagens bem reais e interessantes. As situações por eles vividas são muito verossímeis, você sabe como são possíveis ao nosso redor e com certeza muitos jovens por aí estão vivendo as mesmas experiências ou já passaram por algo semelhante.  Nem todas as cenas são bonitas, como citei há assuntos mais pesados, mas acho que podem ser vistos como um alertas e temas para pensar. Pelo lado mais leve, você se sentirá aquecido pelas amizades verdadeiras e sorrir com as conversas de fim de noite desta galera. Ansiosa pelos próximos volumes. 




2leep.com

8 comentários:

  1. Oi, Cida

    Young adult não é muito minha praia, costumo achar tudo juvenil demais, sabe? É muito distante da Tamires de agora, por isso não rola muita identificação e eu evito.
    Mas espero que os próximos volumes a história evolua ainda mais e te surpreenda.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Legal o livro ser o início de tudo. Assim quando formos ler os outros volumes, já conhecemos melhor os personagens.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Cida

    Gosto de livros que tenham personagens reais, de acordo com o que somos e pensamos mesmo. Achei a capa linda, não conhecia esse livro. Ótima dica.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Eu não me interessei tanto pelo livro, pelo menos não no momento. Tenho tantos livros não lidos na minha lista que o livro tem que me chamar muito a atenção para eu querer ler e esse não foi o caso. E ainda mais por ser introdutório de uma série hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro ou a autora, mas achei interessante =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. muito bom todos os elogios a trama! gostei bastante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Cida! Tudo bem?
    Adoro YA, então já fiquei interessada no livro ^^
    gosto assim de mostrar o início de tudo, parece ser bem legal!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, gostei da autora fazer um volume mais introdutório e preparar o leitor para a trama. Não conhecia o livro, mas achei interessante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!