[Resenha] Repeteco

Repeteco
Título Original: Seconds
Autor(a): Bryan Lee O'Malley  
Editora: Quadrinhos na Cia              Páginas: 336
Lançamento: 2016                               ISBN:  9788535928129
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

A vida de Katie vai muito bem. Ela é uma chef talentosa, dona de um restaurante de sucesso e com grandes planos para a vida. De repente, em um único dia ela perde uma grande chance de negócios, sua paquera com um jovem chef azeda, sua melhor garçonete se machuca e um ex-namorado charmoso aparece para complicar ainda mais a situação. Quando tudo parece perdido e Katie já não enxerga mais uma solução, uma misteriosa garota aparece no meio da noite com a receita perfeita para uma segunda chance. E assim, Katie ganha um repeteco na vida e precisará lidar com as consequências de suas melhores intenções.


Oi! Eu sou a Jô. E de vez em quando vocês vão me ver por aqui.

Para quem leu muitas histórias em quadrinhos para os filhos, se aventurar por este universo não deveria ser novidade. Mas é diferente ler para alguém e ler para você e considero Repeteco minha estreia no gênero.

Katie é uma chef de cozinha talentosa que há alguns anos atrás abriu um restaurante com os amigos, o Repeteco. Ela está frustrada e sentindo que poderia ter mais, assim resolve deixar esse projeto para trás e investir tempo e dinheiro em um novo restaurante.

A princípio pode parecer que a vida dela é um fracasso, assim como o Repeteco, mas de fato ela é uma bem sucedida chef ( muito respeitada por todos os clientes e parceiros de trabalho) e o restaurante é um sucesso. No entanto, Katie quer mais da vida e aí a confusão começa. O novo projeto está atrasado e com orçamento acima do ideal, o caso com o novo chef de cozinha ruim e o ex-namorado aparece para acender antigos sentimentos e ainda por cima uma atendente sofre um grave acidente… E agora Katie???

Katie vive num quartinho em cima do restaurante para economizar e logo ali se vê sendo visitada pela aparição de uma estranha garota, o que mais tarde vem a saber que é um espirito do lar, que mostra para ela um caderninho e um cogumelo. Se você escrever seu erro no caderno, comer o cogumelo e dormir, no dia seguinte tudo recomeça e você tem a chance de corrigir seus erros. Imaginem uma chance dessas pata alguém que está sufocada numa série de erros e situações que gostaria de apagar?

Katie como cogumelos como balas e muda tudo, mas a cada um problema resolvido outros dez surgem e você se vê pensando no quanto esse poder de mudança é uma dádiva e uma maldição. Eu acho que todos nós gostaríamos de mudar uma ou duas coisinhas no passado e ter estes cogumelos à mão seria o ideal, mas sei também que o ser humano é imperfeito e isso sairia do controle num piscar de olhos e então… lá estaríamos nós vivendo de mudar o passado, não vivendo o presente e, infelizmente,  nem dando chance de um futuro surgir. Viveríamos num círculo vicioso de acertos, onde nunca nada seria perfeito o bastante. Em suma não daria certo.

E enquanto fui vendo a jornada de Katie e sua dieta de cogumelos, dei muitas risadas com uma história em quadrinhos inteligente, divertida, de ilustrações que falam por si e conversam com a gente. As cores vibrantes dão mais vida para a trama e transmitem emoção.

Kate é adorável e gente como a gente. Quem nunca quis mais ou mesmo olhou para tudo ao seu redor e quis uma mudança geral? É assim mesmo, mas nem sempre conseguimos dar aquela repaginada e aí cabe mudar o que dá e dar valor para o que temos. Olhando bem há muito que vale a pena e deve ser conservado. Katie tinha muita coisa boa e pessoas boas em sua vida, bastava apenas enxergar isso.

Ela erra muito, é megera boa parte do tempo e precisa crescer e aprender com os erros, não apagá-los. Impossível não ser ver ali em algum momento e por isso a história dela seja tão nossa, tão realista.

Repeteco é uma história em quadrinhos para adultos e adorei esta experiência de “ler um quadrinho para mim”, espero em breve encontrar outras obras do gênero tão empolgantes, irônicas, divertidas e que me façam refletir. Vão ler, só digo isso. Nota máxima! 


Sobre o autor: Bryan Lee O'Malley nasceu em London, Ontário, é autor da série Scott Pilgrim contra o Mundo, que fez imenso sucesso e foi adaptada numa grande produção cinematográfica homônima lançada em 2010. Mora em Los Angeles, onde continua criando quadrinhos.







2leep.com

13 comentários:

  1. Oie Cida =)

    Eu amo quadrinhos e os que a Companhia lança se de uma qualidade maravilhosa!

    Repeteco já tinha me chamado a atenção, mas como ainda não tinha lido nenhuma resenha da graphic estava com aquela dúvida. Claro que depois de ler sua resenha, todas as dúvidas que eu tinha foram sanadas *-*

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Até eu gostaria de comer esse cogumelo e apagar tudo, e quem não gostaria, o que não gostei e que outros problemas surgem então é melhor deixar do jeito que está já basta o que tem. Adorei sua resenha me encantei com o livro e realmente mostra um pouco da realidade o que realmente nos queremos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que a única história em quadrinho que li foi O diário de um banana, e a experiência foi bem bacana. Considerando que esse é um livro para crianças, Repeteco deve ser bem melhor, uma leitura que envolve fácil os leitores adultos e diverte ao mesmo tempo. Fiquei curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida.
    Super gostei da novidade! Eu já li muitos quadrinhos quando criança e adolescente, mas já fazem muitos anos que não leio nada no gênero. Sua resenha me deixou instigada e já anotei da dica.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. a proposta é bem intrigante, desperta aquela vontade de ler e eu nunca li um quadrinho da editora então fica aquela curiosidade gráfica
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jo!
    Eu já vi alguns comentários bastante positivos sobre esse quadrinho e quero muito ler. Com certeza vou me identificar com a Katie também.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Não costumo ler histórias em quadrinhos, mas a edição geralmente é tão linda.
    Não conhecia esta!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Claro que vou ler!! Amo esse tipo de HQ. Aliás, faz um tempo que não leio nada assim, tá mais do que na hora de retomar isso.

    Amei!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jô.
    Eu não sou muito fã de quadrinhos, mas como esse é para adultos, pode ser que eu venha gostar. A ideia do enredo pelo menos é muito interessante. Sou da mesma opinião que você, acredito que se tivéssemos o poder de mudar o passado ficaríamos só fazendo isso o resto da vida e esqueceríamos de viver o presente. E também acho que os nossos erros nos levaram a ser quem somos hoje.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Jo,
    Adorei a dica, pois gosto muito de histórias em quadrinhos.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Anotado :D
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida! Eu li emprestado e adorei tb!! É uma história tão boa e tem o amadurecimento da personagem mesmo. Agora quero comprar um pra mim rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Reconheci o traço do autor por Scott Pilgrim!
    A história parece bem divertida, super leria essa HQ :D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!