[Resenha] O Fio Dourado

O Fio Dourado
Título Original: The Golden Yarn (Mirrorworld #3)
Autor(a): Cornelia Funke  
Editora: Seguinte                 Páginas: 376
Lançamento: 2016               ISBN:9788555340161
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Jacob Reckless continua viajando para o Mundo do Espelho através do portal que encontrou tempos atrás no escritório abandonado do pai. O garoto é reconhecido nesse lugar mágico graças à sua fama de melhor caçador de tesouros de todos os tempos, mas o preço por se envolver com os dois mundos pode ser alto demais… e está prestes a ser cobrado — inclusive de Will, seu irmão mais novo, e de Fux, a companheira transmorfa por quem Jacob nutre sentimentos que vão além da amizade. Quando Will atravessa o portal em busca de uma cura para a misteriosa doença que atingiu sua namorada, Jacob e Fux vão atrás dele até o leste do Mundo do Espelho, terra de baba yagas, exércitos de ursos e tsares. Enquanto isso, um ser que conhece nosso mundo tão bem quanto o do espelho os observa de longe, pronto para se vingar...

O Fio Dourado é o terceiro volume da série Reckless, de Cornelia Funke, publicada no Brasil pela Editora Seguinte. A história é sobre as aventuras do jovem Jacob Reckless que descobriu um espelho mágico e o atravessou sem imaginar que do outro lado encontraria um mundo muito parecido com o nosso, mas ao mesmo tempo tão diferente.

Ele foi em busca do pai desaparecido e acabou gostando mais de lá do que de nosso mundo. Construiu uma reputação como exímio caçador de tesouros, fez vários amigos e um número maior de inimigos. Libertou o irmão da maldição da pedra, sentiu o braço frio da morte e encontrou o amor. Este terceiro volume é sobre este sentimento – AMOR – não só o do protagonista, mas de todos os personagens que conhecemos durante esta longa jornada.

Jacob ao lado da fiel amiga e companheira de aventuras – Fux - mais uma vez terá que enfrentar enigmas e grandes perigos em uma missão suicida. Ele, como citei, precisou salvar o irmão Will de uma maldição e para isso fez acordos com seres que cobram preços elevados. Não há ouro no mundo que possa saldar a divida de Jacob, apenas algo que seria fruto do seu amor por Fux. E, para que ela não sofra, o rapaz decide deixá-la livre para encontrar outro amante.

Não pensem que O Fio Dourado traz apenas a história de Jacob e Fux, além de inserir novos personagens e mais um grande vilão, a autora conduziu a narrativa por diversos pontos de vista, temos: o pai de Jacob, Will e uma missão para salvar sua namorada, reis e fadas de corações partidos e muito mais em cada página. Aos poucos cada um destes caminhos vai se conectando e, enquanto isso, mais um vez, viajamos por uma terra de magia e fantasia sem igual.

Este é o livro mais calmo da série até agora, embora todos estejam em jornadas importantes, não foi algo tão cheio de ação quanto o vivido por Jacob nos livros anteriores. Este volume é mais sentimental e delicado, fala do amor que toma o coração de certos personagens e como o sentimento pode fazê-los feliz ou levá-los a destruição. E neste último caso teremos pessoas buscando uma cura, ou o corte do fio dourado, que é aquilo que liga dois corações e almas.

É bonito e triste em igual medida. A carga emocional é palpável e a dor que toma os amantes tocou meu coração. Não vou dizer se há ou não final feliz, mas afirmo que vale a pena seguir adiante e tentar descobrir.

E embora o romance esteja em alta, o mundo do espelho ainda traz muita intriga política, traições e uma ameaça até então desconhecida que pode destruir tudo que conhecemos até agora. Novas e improváveis alianças surgem e o final foi daqueles que você deseja apenas ter o outro livro em mãos imediatamente.

É mais um excelente livro de Cornelia Funke onde a fantasia não conhece limites. Eu amo o mundo do espelho e fico fascinada com sua complexidade e boa construção. Fadas, bruxas, profecias, maldições, lendas, seres nunca antes apresentados e grandes amores e amizades. A história e personagens passaram por um amadurecimento significativo mais uma vez e você percebe o cuidado da autora em cada passo desta evolução.   Cativante e cheio de carisma, se eu fosse você não deixaria de fazer um passeio através do espelho. Recomendo!

Confira 








2leep.com

10 comentários:

  1. é bem interessante e pelo visto a autora é sinônimo de sucesso em se tratando desse gênero literário!
    curti bastante e fiquei intrigada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    Eu não conhecia a série, então a resenha não fez tanto sentido para mim (por não conhecer os outros volumes). Mas amei a forma a qual você colocou sua visão sobre a obra!

    Convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente... Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Adoro livros do genero, tenho certeza que adoraria esses livros.
    Vou deixá-los na minha lista para ler.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida!
    Eu não conhecia essa série da Cornelia. Pensei que a mulher tinha gasto toda a criatividade em Coração de Tinta hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Eu nunca li nada da autora e até vi as capas dos livros anteriores mas não sei porque imaginei que era de um autor nacional hehe. Mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dela. Achei essa série muito interessante. E mesmo esse terceiro sendo mais puxado para os sentimentos do que para a aventura, me interessei igualmente. Assim que der eu vou ler eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas morro de vontade. Todos os livros dela parecem ser ótimos!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Ainda não conhecia essa série, mas gosto de livros com bruxas, fadas e outros seres fantásticos e a proposta da autora parece bem interessante. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida! Puxa, eu não conhecia o livro! Mas sendo da Cornelia Funke e sabendo que vc gostou já bate uma curiosidade! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei essa capa! Muito bonita.
    Que bacana que a série vem se mantendo com qualidade e que você tem gostado! Dá gosto ler séries bem construídas né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Já me indicaram muito essa autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler seus livros. Não conhecia essa série dela e já fiquei encantada. Eu gosto muito de tramas com maldições e profecias, já me ganhou por isso. E como uma boa romântica que sou, acho que por ser mais sensível e falar de amor, esse livro irá me emocionar. Dica mais do que anotada!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!