[Resenha] Os Meninos da Biblioteca

Os Meninos da Biblioteca
Autor(a): João Luiz Marques
Editora: Biruta                     Páginas: 168
Lançamento: 2015               ISBN: 9788578481353
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição! E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.

Heitor é um menino esperto que adora ler e, sempre que pode, passa um tempo na biblioteca do bairro descobrindo novas histórias e personagens. 

Ele tem o blog Le-Heitor, mas está cansado de escrever apenas sobre a história dos outros e acredita que chegou a hora de escrever seu próprio livro. E não qualquer livro, tem que ser um livro onde ele seja o personagem.

Um belo dia Heitor decide ir na biblioteca buscar a inspiração para sua história e acaba encontrando-a juntamente com a sua primeira luta política. Como assim? É o seguinte, o prefeito da cidade, por conta de projetos imobiliários, quer vender toda a área onde está localizada a biblioteca e outros prédios públicos. Aquele cantinho tão amado pelo garoto vai ser demolido, levando assim parte da história do bairro. Inconformado, ele decide participar dos movimentos que estão sendo organizados para impedir a ação do prefeito e vai relatar para as pessoas cada detalhe desta aventura em seu livro.

Eu me identifiquei com Heitor e seu carinho pela biblioteca de imediato, pois tive a sorte de estudar ao lado de uma e passar muitas tarde lá  descobrindo o mundo em páginas. Foi naquele espaço que minha paixão pelos livros surgiu, até hoje gosto de dar uma passadinha lá para fazer doações e ver aqueles bibliotecários que me viram descobrir o prazer da leitura. Assim entendi o desespero do garoto ao saber que poderia ficar sem seu paraíso na Terra e torci para que sua luta fosse bem sucedida

A história é leve e divertida e ainda conta com um tom fantasioso ao permitir que os personagens dos livros preferidos do Heitor saiam das histórias e ajudem o garoto. Eles vão bolar planos mirabolantes e imprevisíveis para impedir o prefeito de seguir adiante com o projeto de venda e enquanto isso vão nos apresentando suas aventuras. Impossível fechar este livro sem estar desejando ler as diversas obras citadas nele, como O Alienista (Machado de Assis), Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), Os Meninos da Rua Paulo (Ferenc Molnar), Um Bolo no Céu (Gianni Rodari) e muitos outros.

Assim o autor Joao Luiz Marques traz uma história que não apenas é uma declaração de amor aos livros, como também incentiva as pessoas (em especial o jovem leitor em formação) a lutar pelos seus direitos e ideais. Há uma abordagem política forte, que questiona a integridade dos políticos que elegemos. Há também a questão de um casamento coerente entre progresso e História.

A leitura de Os Meninos da Biblioteca proporciona uma aula de conscientização e cidadania descontraída e inteligente. Um livro que com certeza deve estar entre os adotados pelas escolas, pois mesmo com seu toque fantasioso, traz algo real e atual. Recomendo.

Não deixem de conhecer o blog do Heitor: Blog do Le-Heitor








2leep.com

6 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Esse livro tem cara mesmo de ser bem fofo. Fora que dá pra se identificar muito coom Heitor, tanto por ter um blog quanto por querer defender a biblioteca.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Adooooro esse livro ♥ Muito amorzinho!!

    Amei a resenha também!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Adoro os livros da Biruta/Gaivota sempre são coisinhas fofas né?!?! Fiquei paquerando o livro, também fui uma menina que ia a bibliotecas públicas, mas meu refugio era mesmo a biblioteca da escola, as lembranças que tenho nesse lugar são as mais felizes da minha adolescência.

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  4. Oii Cida!
    Menina, vim ler a resenha por causa do título do livro. Gostei do enredo e fiquei bastante interessada.
    Ficou ótima a resenha.

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Que livro mais fofoooo! Adorei a história e já quero ler. E já imaginei lendo pro meu sobrinho. hahaha
    Amei a resenha. :)
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  6. eu adorei a proposta, um juvenil com tudo que tem direito!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!