[Resenha] O Livro Delas

O Livro Delas
Autor(a): Renata Frade (Org) 
Editora: Rocco (Fábrica231)       Páginas: 336
Lançamento: 2016                       ISBN:9788568432723
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Nove talentos da literatura nacional, que conquistaram os corações e mentes de leitores, em um livro de contos inesquecível. Organizado por Renata Frade, responsável pelo projeto LitGirlsBr, que visa a aproximar escritoras e leitoras e fomentar o debate sobre literatura nacional, O livro delas reúne histórias de Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano, e apresenta o que há de mais representativo no estilo de cada escritora. Do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social, a coletânea agrada desde os leitores jovens adultos aos mais velhos. Em comum, o talento das nove autoras para contar belas histórias. O texto de orelha é assinado pelo escritor Maurício Gomyde.


Eu gosto de mesclar leituras mais densas com livros mais leves, ou mesmo antologias. Quando vi esta novidade da Rocco, pelo selo Fábrica 231, não resisti.

O Livro Delas é uma antologia de contos. São noves histórias escritas por nove escritoras nacionais bem conhecidas e com vários livros publicados. São elas: Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano. Das citadas autoras eu nunca havia lido nada da Leila, da Graciela  e da Chris. Das demais sim, então as expectativas estavam altas e posso dizer que foram totalmente atingidas.

Gente! Estes contos são uma delícia. Eu li o primeiro e me vi querendo que o livro fosse todo sobre ele, aí passei para o segundo e senti o mesmo. A verdade é que quis um livro de praticamente cada um deles, pois têm tramas ótimas e personagens cheios de carisma. Os finais são bem redondinhos e com explicações plausíveis. Contos com começo, meio e fim bem marcados. Você não fica com aquela sensação de vazio ao terminar cada um deles, podem ficar tranquilos.  Gostei tanto, que queria mais. Simples assim!

Quem já conhece as autoras vai matar a saudade e pode até ter surpresas pelo caminho. Quem não conhece tem ótima oportunidade para conhecer. No meu caso que não havia lido nada de três delas foi muito bom, descobri três novos talentos. Saibam mais de cada conto a seguir.

Ao Anoitecer (Bianca Carvalho): Sobrenatural assim como outro conto que eu já havia lido dela, serviu para me deixar aflita para ler todos os seus livros. O gênero é um dos meus favoritos e aliado a presença de um serial killer mais um romance sutil, me prendeu facilmente. O melhor é que você fica naquela dúvida se o mocinho é mesmo o mocinho ou o vilão. Amei. (5/5)

Os Seis Piores Dias da Minha Vida (Carolina Estrella): Os livros da Carol que li foram todos bem leves e engraçado, assim fiquei surpresa com esta história sobre violência doméstica. O bom humor prevaleceu, mas o tema abordado é bem sério e foi tratado de maneira realista. (3,5/5)

Era Amor (Chris Melo): É sobre fins e recomeços. A protagonista precisa superar o fim do casamento marcado pela traição do marido. As idas e vindas dela são intensas, sofridas e seus sentimentos palpáveis. É real! Quem nunca passou por um término? Sentiu aquela frustração de ter apostado tanto e não ter dado certo? Aquele medo de arriscar tudo de novo? O processo de cura desta mulher é tocante, divertido também. Lindo e revigorante. A Marcela me deixou emocionada. Uma visão honesta de relacionamentos e do que vem com eles. Preciso ler mais livros da Chris! (5/5)

Porque, às vezes, não tinha que durar, só tinha que acontecer.

Por Acaso (Fernanda Belém): Da Fernanda li um livro com um romance adolescente  e este conto é sobre um casal maduro. Aqui as palavras da vez são destino, acaso, coincidências e afins. O conto testa a veracidade disso de maneira gostosa. Através de cartas e e-mails uma relação é construída. A vontade de saber de este “namoro” vai dar certo não te deixa parar de ler. (4/5)

Eu Vou Te Esperar (Fernanda França): Um mundo onde as pessoas não sabem o nome daquele sentimento. Isso! Aquele que você está pensando. As pessoas não sabem o nome, nem bem como senti-lo. Um homem toma para si a missão de encontrar alguém que, assim como ele, esteja disposto a viver esse sentimento mais forte. Amor? Sim! É um conto com segredos de família e uma busca, despertou minha curiosidade, mas não me conectei com os personagens. (3/5)

Baile de Formatura (Graciela Mayrink): Um baile de formatura é na minha opinião um rito de passagem. Marca términos e recomeços e aqui temos um grupo de jovens universitários pensando no futuro e no que estão deixando para trás. Gostei de passear pela cabecinha de cada um deles e de saber um pouco de suas histórias. Sinceramente queria revê-los, pois cada história de vida têm um grande potencial e o final só deixou aquele gostinho de quero mais, imaginar o depois de cada um não foi suficiente. Graciela, preciso saber qual deles estava certo sobre o futuro e de mais livros escritos por você. (4,5/5)

Dez Anos (Leila Rego): A cada dez anos quatro amigas se reuniam na cidade onde cursaram a faculdade e se formaram. Mesmo tendo prosseguido juntas após a formatura, aquele encontro era para fazer um balanço. As garotas são cativantes e eu aguardei ansiosa cada encontro para saber as novidades. Senti que ficamos amigas. E há um romance duvidoso e divertido que precisamos saber se vai dar certo ou não. Adorei a escrita da Leila. (5/5)

Oi, Capitu! Quer fazer umas coisas erradas comigo?

A Voz do Coração (Lu Piras): Outro da Lu com música para embalar o romance. Tem um clima antigo gostoso, um romance com cara de contos de fadas e personagens cativantes. Os avós daquela vila são fofos. (3,5/5)

Paraiso Morto (Tammy Luciano): Triste demais. Um casal vivendo uma experiência surreal, testando nossa credulidade sobre o que vem depois. Se a felicidade pode ser encontrada além desta nossa realidade. Eu fiquei morrendo de pena dos dois. Para quem acredita no que foi apresentado pode ser até um desfecho feliz, eu não acredito e por isso achei triste. Cada leitor vai interpretar de uma forma (3/5)


Recomendo O Livro Delas sem dúvidas. Histórias para rir, pensar e se emocionar. Adoraria um segundo volume. 





2leep.com

14 comentários:

  1. Oi Cida,
    Esse livro está super na lista de desejados. Mal posso esperar para lê-lo.
    Adoro contos!

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Não conhecia esse livro ainda. Já li livros de quase todas elas também e das que eu não li tenho vontade de ler hehe. Não sou muito fã de livros de contos exatamente porque depois fico querendo uma história de cada conto, a gente se apega aos personagens e quando vê já terminou. Mas acho que nesse eu daria uma chance.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de contos, geralmente são textos mais enxutos e quando são bem executados, sendo redondinhos e com final conclusivo conseguem agradar demais. Fique aqui com vontade de conferir "O livro delas".

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida!
    Eu via sobre esse livro, mas não sabia do que se tratava. Agora já sei o que me aguarda e quais contos irei gostar mais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
  5. AHHHHH. Quero!!!! Autoras lindas que eu amo e histórias do jeito que adoro! Amo contos. Amei tudo!
    Preciso!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. gostei, cida, deu pra conhecer um pouquinho de cada história, apesar de ainda não ter lido ja estou afeiçoada a algumas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. gostei, cida, deu pra conhecer um pouquinho de cada história, apesar de ainda não ter lido ja estou afeiçoada a algumas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    É a segunda resenha positiva que vejo desse livro, com certeza está na minha lista de leituras. Agora preciso arrumar um tempinho para ler.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a capa não me desperta nem um pouco a curiosidade, mas já vi muitas resenhas, assim como a sua, elogiando os contos, então imagino que tenham um grande potencial mesmo. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Cida

    Essas antologias são ótimas para conhecer o trabalho dos outros autores ou ter pelo menos uma prévia. Achei a capa linda, não conhecia essa novidade, bem legal mesmo.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Cida, que carinho lindo você analisando cada conto. É sempre muito especial saber a opinião de vocês. Não quero defender meu conto, mas talvez mostrar uma outra ótica. Eu escrevi esse conto pensando muito mais no mundo real do que na questão de qualquer crença. Acompanho diariamente histórias reais de garotas novas caindo em verdadeiras ciladas por falta de noção da maldade humana. E foi disso que eu quis falar. Espero que tenha gostado do casal e do relacionamento deles. Se você quiser conversar mais, vou adorar. Será muito importante para mim. Mais uma vez muito obrigada pelo carinho. Ajuda demais o nosso trabalho! Beijoca. Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu não conhecia esse livro mas quero muito ler! Amo livros de contos e essas autoras são incríveis!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro livro de contos!!! Vou pesquisar mais sobre esse <3

    Beijos!!

    Camila Nascimento | Books Click
    www.booksclick.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Nossa, esse livro deve ser ótimo! Adoro ler livros com vários autores juntos, dá para conhecer a escrita de cada um e ver qual te agrada para procurar ler outros livros deles...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!