[Resenha] Quando o Amor Bater à Sua Porta

Quando o Amor Bater à Sua Porta
Autor(a): Samanta Holtz 
Editora: Arqueiro                 Páginas: 304
Lançamento: 2016               ISBN: 9788580415872
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.
Quando li O Pássaro eu pensei aqui com meus botões - “Eu vou ler tudo que esta moça escrever” - , o que foi uma ótima decisão. Samanta Holtz sabe, com extrema delicadeza,  criar histórias de amor imprevisíveis, tocantes e muito envolventes.

Malu Rocha é uma escritora de romances de que não acredita no amor. Quando uma jornalista questiona sobre o que é para ela tal sentimento, Malu quase surta e reage de maneira bem grosseira.  No entanto, aquela pergunta fica martelando em sua cabeça e incomodando, pois na verdade não é que ela não acredite em amor como pensamos inicialmente, a verdade é que por amor já sofreu e desta forma o teme.

Quando está em um profundo dilema sobre o destino dos personagens de seu novo livro, um estranho bate em sua porta sem memória e pedindo ajuda. Luiz Otávio sofreu um acidente quando estava indo encontrar com ela (fato que ele sabe apenas por uma pista encontrada nos bolsos de sua roupa) e acha que a escritora pode saber quem ele é. 

Malu não faz ideia da identidade do rapaz, mas seja por conta de se compadecer da situação dele ou pela coincidência de Luiz Otávio ser o nome do personagem de seu atual romance, o fato é que ela acaba deixando o Luiz da vida real entrar em sua vida e deste dia em diante tudo vai mudar.

Nesta história Samantha Holtz nos mostra que o amor está ali espreitando e pode entrar em nossas vidas de muitas maneiras, mas para que possa fazer a diferença precisamos ter coragem para aceitá-lo. Nem sempre garantirá a felicidade plena, na verdade sofrer faz parte do processo de amar. Não afirmo que você precisa sofrer para ter amor em sua vida, nem de longe, afinal ninguém aqui é masoquista, o que quero dizer é que ao abrir o nosso coração no sujeitamos a uma diversidade de sentimentos. Amar é maravilhoso, mas nem tudo é eterno e as perdas são inevitáveis. Ainda assim vale a pena.

Malu encarou o amor em diversas formas o que a tornou uma grande escritora, mas isso não nos é revelado logo de cara, vamos ter que ir desvendando a personagem pouco a pouco conforme a mesma vai se apresentando e lutando suas batalhas diárias. Ela é forte como uma rocha, mas também frágil como uma flor. 

Há segredos muito bem guardados em sua vida e por muitas vezes eu imaginei mil e uma situações que pudessem ter deixado ela tão cética e cheia de traumas. E, embora Malu pareça um pouco megera, garanto que não é. Eu adorei esta personagem cheia de camadas que foram sendo reveladas de maneira intensa, comovente e delicada. Torci por ela todo o tempo e não sosseguei enquanto não tive as respostas para todos os segredos de sua vida.

A protagonista nega o amor e não se dá conta que ele a cerca, seja na devoção dos fãs, na dedicação de sua atrapalhada assessora Rebeca e na magnífica relação que tem com seu avô. Ela apenas precisa deixá-lo entrar.

E por falar em Rebeca e no avô, posso dizer que estes dois personagens roubaram a cena. A jovem assessora merece um livro só dela, até falei isso para a Samanta quando a vi na Bienal, pois a menina tem potencial. E o avô de Malu é um militar aposentado que me fez chorar em cada aparição. A forma como ele e a neta são próximos é linda demais.

Luiz Otávio é aquele cara que impacta onde quer que esteja. Mesmo não sabendo quem é, traz consigo algo forte e dessa forma sacode a escritora. Eu muitas vezes fiquei até nervosa com o grau de intromissão dele na vida de Malu, mas a verdade é que se não fosse isso ela não teria encarado certos desafios.

Juntos protagonizam uma história incerta, pois de maneira alguma há como saber se vão ou não ter um final juntos. Nem mesmo um final feliz é certo. Não pensem que Samanta entrega a história antes da hora, então pode ser algo para sorrir ou mesmo chorar (quem leu O Pássaros sabe bem disso).

E mesmo que tenha este clima de romance no ar, a história não explora apenas a vertente do casal, há um trabalho bem feito voltado para Malu e Luiz individualmente, o que dá mais solidez para a personalidade dos personagens.

E um outro aspecto que foi abordado e eu achei muito interessante, foi o trabalho de Malu e cada dificuldade enfrentada para ter seu livro publicado. Ela precisava criar uma história que lhe desse orgulho e ao mesmo tempo que agradasse o editor e fosse comercial. Que dilema frustrante, vocês nem imaginam como foi difícil para ela achar o final do livro que estava escrevendo de maneira que atendesse certas expectativas e ainda assim preservasse seus ideais. 

O desfecho é digno de um filme e por isso pode soar até um pouco clichê, mas comove e faz o coração bater mais forte,  floreando uma história que foi bem realista do início ao fim. 

Quando o Amor Bater à Sua Porta  foi mais que uma história de amor, foi a jornada de uma mulher em busca de seu verdadeiro eu, de seus sonhos e de sua fé esquecida em decorrência de perdas e decepções. Até mesmo Luiz está nesta jornada de busca e descoberta, mas ele é um coadjuvante perto da força e carisma de Malu Rocha. Assim, só me resta recomendar. Leiam!


  




2leep.com

16 comentários:

  1. Já li resenhas ótimas sobre esse livro!
    Tá na minha listinha de aquisições!

    Adorei sua resenha, me deixou mais curiosa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    De início, eu não tinha muito interesse nesse livro, mas, a cada resenha que leio e vejo o quanto as pessoas ficam encantadas com essa história, desperta mais o interesse. Fora que essa capa é linda!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu já estava querendo esse livro somente pela capa e pela sinopse, mas após ler sua resenha, confesso, quero ainda mais! Parabéns. Adoro romance e esse tem jeito de que vai me prender do começo ao fim.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha! Além de ter uma capa super linda, o livro parece ter uma estória maravilhosa.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Ainda não li nada da autora, mas pretendo começar por esse. Achei a premissa fantástica e se só de ler sua resenha já estou aqui imaginando mil teorias, imagine lendo o livro então. Já quero saber se é real ou não, se eles vão ficar juntos, ai que curiosidade.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. ja to arrependida de não ter solicitado! a história parece ser demais! bem romântica e também realista no ponto da vida de Malu como escritora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Solicita da próxima vez, acredito que você vá gostar.

      Excluir
  7. ja to arrependida de não ter solicitado! a história parece ser demais! bem romântica e também realista no ponto da vida de Malu como escritora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Da autora já li o Pássaro e adorei. Com certeza é uma leitura que eu que realizar.
    A premissa simplesmente me encantou *o*
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida! Eu amei sua resenha sobre esse livro, se ainda n tinha me convencido a lê-lo ou não, vc conseguiu completamente! haha
    Infelizmente ainda n li nada da Samantha Holtz, mas sempre quis.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que delícia!! Não esperava nada menos que isso.

    Adorei a resenha. Não vejo a hora de ler este livro ♥ Adoro a autora!! Uma fofa!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!!

    Nunca li nada da autora, mas estou com o livro dela aqui na estante pra ler! Estou curiosa e Malu parece ser uma ótima personagem! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Querida Cida,

    O final da sua resenha me fez (literalmente) arrepiar! Sério... maravilhooooosa sua interpretação da história, da mensagem, da Malu e sua jornada de redescoberta... uau, uau, uau!

    Amei demais ler essa resenha, minha querida :) Suas impressões sobre cada personagem, sobre a trama... e cada elogio lindo! Além disso, ri muito com seu parêntese: "quem leu O Pássaro sabe bem disso" kkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Muito obrigada por esta que é mais que uma resenha, é um presente! :)

    Beijo no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam! A Malu é uma personagem marcante e esta história me comoveu muito. Continue sempre trazendo estas joias para nós. Bjos!

      Excluir
  13. Olá!

    Não conhecia este livro ainda, mas só dd ver você falar sobre ele e a sua empolgação, já me deixou louca para ler. A estória parece ser maravilhosa e é aquele tipo de que não força um romance e deixa ele acontecer naturalmente.
    Quero MUITO ler!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Quero ler este livro, estou super curiosa para saber quem é o estranho e o que Malu tem haver com ele. sua resenha é uma gracinha, parabéns.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!