[Resenha] Firebirds

Firebirds (Firebirds #1)
Título Original: Firebirds: An Anthology of Original Fantasy and Science Fiction 
Autor(a): Sharyn November 
Editora: Farol Literário         Páginas: 432
Lançamento: 2008               ISBN:9788536804545
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Uma antologia de contos para o público infanto-juvenil, escritos por alguns dos melhores autores das áreas de fantasia e ficção científica da atualidade. O resultado é um livro divertido, provocante e surpreendente, feito por e para leitores apaixonados pelo mundo fantástico.
Eu gosto de livros de contos e dos gêneros fantasia e ficção científica, sendo assim Firebirds, publicado no Brasil pela Farol Literário, tinha tudo para ser uma leitura empolgante e agradável e posso dizer que cumpriu bem seu papel neste quesito, além de proporcionar a oportunidade de conhecer a escrita de vários autores que eu não havia lido nada ainda.

Esta edição conta com dois prefácios, o original e o nosso (escrito pela Rosana Rios) e ambos são bem significativos.

O primeiro por compartilhar como surgiu Firebirds, não o livro, mas o selo editorial que leva este nome e o segundo discorre não apenas sobre o conteúdo da obra, mas também sobre os gêneros abordados e como são vistos. Sem dúvidas a questão da fantasia daria um ótimo debate. Enfim, da primeira a última página você vai encontrar um conteúdo excelente.

São dezesseis contos e optei por ler aos poucos. Livros neste estilo eu gosto de degustar. Admito que nunca havia lido nada de nenhum destes autores e já fiz minha listinha de alguns que quero ler mais livros como Garth Nix.

Os contos trazem lendas antigas e alguns até se passam há alguns anos atrás, no caso do primeiro – O Baile –, algumas referencias não fizeram muito sentido pra mim. No entanto, os demais me fizeram viajar e fiquei bem contente por todos terem começo, meio e fim. Não me senti desamparada sem um desfecho ao finalizar a leitura de cada um deles. Além disso a breve biografia dos autores e a explicação do que os motivou para escrever cada história é algo que nos ajuda a entender melhor.

Em alguns contos temos um aspecto bem curioso sobre vilões e mocinhos, uma total inversão de papéis. Os autores deixaram a imaginação voar sem limites e optaram por questionar a veracidade de histórias já conhecidas, mostrando outros ângulos e nos deixando em dúvida se determinado personagem era mesmo mau ou não. Bem naquelas de depende de que ponto de vista você considerar.

Gostei de vários, mas Manchinha foi meu preferido. Neste há uma fazenda de gatos cheios de personalidade que opinam na vida humana. É divertido, fofo, cheio de magia e ainda ressalta a beleza do amor pelos animais.

O Baú também é muito bom e triste, com uma pistoleira cheia de coragem e abnegação. E Lembre-se de Mim? é doloroso ao mostrar como muitas vezes podemos ser cruéis com pessoas que são diferentes. Um conto escrito para fazer você pensar.

Em suma, este primeiro volume de Firebirds apresenta contos empolgantes, que viajam por cenários e culturas diversificadas. Encantam facilmente. Estou ansiosa para ler os demais.











2leep.com

8 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com livros de contos assim. Porque tem alguns que te deixam com gostinho de quero mais e você fica no 7x1 porque não tem continuação.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cida

    Não costumo ler muitos livros de contos... não sei não é bem a minha praia. A proposta até é interessante e a resenha está genial (como sempre ) mas o livro em si sinceramente não me chama muito a atenção...

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Adorei! Gosto mto do gênero, fiquei super curiosa pra conhecer a obra, já que não conhecia o autor.
    Enredo mto bom, capa perfeita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cida.
    Eu não sou muito fã de contos, prefiro histórias grandes hehe. Mas de vez em quando eu gosto de ler alguns. Não conhecia esse livro ainda e gostei de saber que tem o Garth Nix, ele é maravilhoso. A sétima torre é ótima.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. os contos são demais, é bem bacana permear diferentes enredos em um mesmo livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Geralmente eu mantenho distância de contos, não sou muito apegada a eles, mas gostei da indicação. A capa é bem linda e me deixou curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Não conhecia esse livro e gosto de contos voltados para o gênero.
    Acho que seria um bom livro para mim.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Não conhecia o livro, mas já vi que também vou gostar desse conto dos gatinhos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!